Tapioca Tem Glúten? Muito Carboidrato?

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

Tradicional no nordeste brasileiro, a tapioca conquistou espaço em todo o país, tanto que hoje em dia é fácil encontrar o alimento no prato do brasileiro, recheado com ingredientes doces e salgados como frango, queijo, presunto, requeijão, carne seca, chocolate, morango, brigadeiro ou nutella, por exemplo.

Além disso, também é possível encontrar a tapioca em receitas como o dadinho de tapioca, bolos, tortas, mousses, pizzas e etc.

Mas será que são todas as pessoas podem consumir a tapioca tranquilamente ou o alimento possui substâncias em sua composição que impedem que ele seja saboreado por alguns?

Será que a tapioca tem glúten?

Pessoas que sofrem com a doença celíaca ou foram diagnosticadas com intolerância ou sensibilidade ao glúten precisam passar longe de alimentos que possuem a substância em sua composição.

Além disso, existem aquelas pessoas que mesmo não sofrendo com uma das condições mencionadas acima, resolveram excluir o glúten das refeições do seu dia a dia.

Para todas esses, é importante conhecer quais alimentos contêm e quais não contêm o glúten para saber como montar os pratos a serem consumidos na alimentação. E então, será que a tapioca tem glúten?

Graças ao fato de não ser um grão como trigo, cevada ou centeio, mas sim obtida através da mandioca, a tapioca, em sua forma pura, é naturalmente não composta pelo glúten.

A farinha de tapioca é um ingrediente que pode ser utilizado em diversos produtos livres de glúten. Entretanto, você não pode assumir que toda marca de tapioca que você compra na loja é automaticamente livre de glúten.

Como é o caso de outros grãos naturalmente livres de glúten e de produtos substitutos de grãos, a tapioca tem um alto risco de sofrer uma contaminação cruzada com o glúten. Ela é frequentemente processada nos mesmos equipamentos que os grãos que contêm glúten.

Se a tapioca em questão for fabricada nesses aparelhos que processaram ingredientes que, ao contrário dela, possuem glúten, existe o risco de que o produto final contenha alguma quantia de glúten em sua composição.

Por isso, vale a pena checar bem os rótulos das embalagens de tapioca que encontramos em supermercados e outros estabelecimentos para conferir se não há nenhuma informação acerca do risco da presença de glúten no produto.

Também vale a pena fazer uma pesquisa na internet para checar se alguma marca já não foi flagrada comercializando tapioca com glúten, ainda que tenha anunciado que a sua tapioca é livre da substância.

E será que a tapioca tem carboidrato?

Agora que já sabemos se a tapioca tem glúten ou não, vamos averiguar a respeito do seu teor de carboidratos. Afinal, essa informação é importante para quem corta ou restringe o consumo do nutriente na alimentação numa dieta low carb, seja por questões de saúde, seja como estratégia para o emagrecimento.

E, para começar essa conversa, é importante saber que o alimento não somente carrega o nutriente, como também é conhecido como uma fonte rica em carboidratos.

A tapioca pode ser apresentada como um alimento que consiste praticamente de carboidratos e possui pouquíssima fibras, proteínas ou nutrientes.

Vamos conferir a quantidade – em gramas – que diferentes tipos, porções e receitas com a tapioca podem apresentar:

  • Goma de tapioca marca Made In Brazil: 11 g de carboidratos em uma porção correspondente a três colheres de sopa ou 30 g;
  • Goma de tapioca marca Duduxo: 18 g de carboidratos em uma porção correspondente a duas colheres de sopa ou 30 g;
  • Goma de tapioca marca Yoki: 38 g de carboidratos em uma porção correspondente a 6 ½ colheres de sopa ou 66g;
  • Dadinhos de tapioca: aproximadamente 5,7 g de carboidratos em uma unidade ou em torno de 28,5 g de carboidratos em uma porção de 100 g;
  • Farinha de tapioca marca Mariza: 26 g de carboidratos em uma porção de 30 g;
  • Pudins de tapioca: aproximadamente 19,5 g de carboidratos em uma porção de 100 g; em torno de 21,9 g de carboidratos em uma porção tamanho lanche ou de 112 g e cerca de 27,5 g de carboidratos em uma lata de 140 g;
  • Massa para tapioca marca Amifil: 12 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma colher de sopa ou 20 g;
  • Tapioca com queijo marca Kodilar: 56 g de carboidratos em uma porção de 100 g;
  • Tapioca com manteiga (genérica): aproximadamente 42,6 g de carboidratos em uma unidade e em torno de 53,3 g de carboidratos em 100 g;
  • Tapioca de frango (genérica): aproximadamente 35,4 g de carboidratos em uma unidade e em torno de 44,2 g de carboidratos em uma porção de 100 g;
  • Bolo de tapioca: aproximadamente 37,2 g de carboidratos em um pedaço de 80 g e em torno de 46,45 g de carboidratos em uma porção de 100 g.

Atenção

A matéria não submeteu os diferentes tipos, porções e receitas de tapioca a análises nutricionais para descobrirmos a sua quantidade de carboidratos em gramas, simplesmente reproduzimos as informações nutricionais disponibilizadas na internet. Ou seja, a nossa lista serve mesmo é como uma estimativa.

Tendo em vista que diferentes marcas de produtos podem apresentar diferentes quantias de carboidratos, cheque sempre a tabela nutricional da tapioca que você adquirir, assim como a dos outros ingredientes que você usar na sua receita com tapioca, para certificar-se de qual é o teor de carboidratos do seu prato.

Você imaginava que a tapioca tem glúten ou não? Você já foi diagnosticado com intolerância ao glúten e exclui essa proteína da dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário