6 Benefícios da Farinha de Tapioca – Como Fazer, Como Usar e Receitas

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

Com o surgimento das dietas sem glúten, a farinha de tapioca se tornou o alimento da vez para substituir o pão e a torrada no café-da-manhã. Rica em carboidratos simples, um dos maiores benefícios da farinha de tapioca é fornecer energia de maneira rápida e prática.

Apesar de possuir alto índice glicêmico, a tapioca pode fazer parte de uma dieta saudável ou para a perda de peso desde que seja consumida com moderação e acompanhada de recheios leves.

Confira alguns dos benefícios da farinha de tapioca e sugestões de consumo da farinha de uso mais antigo no Brasil (há relatos da farinha de tapioca na época do descobrimento do país).

Para Que Serve a Farinha de Tapioca

A tapioca serve para substituir o trigo em dietas sem glúten, sendo também uma fonte de carboidratos de rápida digestão e que são convertidos mais facilmente em energia para os músculos.

Propriedades da Farinha de Tapioca

Ao contrário das farinhas funcionais, a farinha de tapioca não é uma boa fonte de nutrientes como a proteína, as vitaminas e minerais. A farinha de mandioca também é pobre em fibras, o que a torna um alimento pouco rico nutricionalmente.

Os principais nutrientes da farinha de tapioca são os carboidratos refinados, que ao serem absorvidos pelo organismo serão transformados em glicose, tornando-se uma fonte de combustível para as células.

Por esse motivo, a farinha de tapioca é altamente energética – são cerca de 74 calorias por porção de 20 gramas do alimento (o equivalente a uma unidade de tapioca pronta), e deve ser consumida com moderação – sobretudo por quem está fazendo dieta para emagrecer.

Benefícios da Farinha de Tapioca

O fato de ser pobre nutricionalmente não impede que existam benefícios da farinha de tapioca para a saúde e boa forma. Conheça alguns deles:

– É fonte de energia rápida

A tapioca é um grande alimento para quem pratica atividade física, pois fornece bastante energia com pouca quantidade de gordura. E, melhor ainda, a energia da farinha de tapioca é absorvida de maneira rápida pelo organismo, o que garante que seus músculos tenham combustível disponível para realizar a contração muscular de maneira adequada.

– Não causa inflamações

Quem está tentando perder peso deve ficar de olho nas inflamações, pois elas aumentam a retenção de líquido e fazem o ponteiro da balança subir. Um dos benefícios da farinha de tapioca é não conter gliadina, uma proteína presente no glúten que pode causar mais inflamações no corpo e também aumentar a reserva de gordura na região abdominal.

– Auxilia no ganho de peso saudável

Em um mundo voltado quase que exclusivamente à perda de peso, muitas vezes até esquecemos que nem todo mundo quer ou precisa emagrecer. E como fazer para engordar de maneira saudável e sem ganhar muita gordura?

As dicas são muitas (como acrescentar mais proteína magra, grãos e cereais integrais à dieta), e uma delas é exatamente através do consumo regular de farinha de tapioca, que é uma ótima fonte de carboidratos que não contém colesterol e gordura saturada.

É claro que o excesso de carboidrato também pode virar gordura no organismo, mas se consumida com recheios saudáveis ela irá fornecer energia para seus exercícios e não irá causar grande acúmulo de gordura abdominal – o que pode ocorrer por exemplo com o consumo exagerado de farinha de trigo branca.

– Não contém glúten

Esse é um dos maiores benefícios da farinha de tapioca, que é produzida a partir da mandioca – raiz naturalmente sem glúten. Essa característica torna a tapioca um excelente alimento para quem precisa de energia mas está evitando o glúten na dieta (como as pessoas celíacas, por exemplo, que têm intolerância ao glúten).

– É menos calórica que o pão

Uma porção de 20 gramas de farinha de tapioca contém menos calorias que duas fatias de pão. Só não vale exagerar no recheio ou utilizar complementos calóricos (como o leite condensado), pois aí você acaba perdendo esse e outros benefícios da farinha de tapioca.

– Não possui açúcar nem gorduras

A farinha de tapioca (sobretudo a caseira) não contém gordura, e também não contém açúcar, como ocorre com o pão feito com a farinha de trigo. Vale lembrar, no entanto, que assim que passar pelo processo digestivo, a farinha de tapioca será convertida em açúcar, que se não for utilizado pelas células acabará sendo estocado como gordura.

Para evitar que isso ocorra, acrescente uma fonte de fibras ao preparo da tapioca – como um colher de farinha funcional ou sementes de linhaça e chia, por exemplo. E lembre-se também de manter um controle das calorias que consome diariamente, evitando o consumo de mais que duas unidade de tapioca por dia.

Como Fazer

comidinhas-026

Para fazer a farinha de tapioca em casa você necessitará somente de polvilho doce, azedo e um pouco de tempo – já que o processo é um pouco demorado. Mas nada que não valha a pena, já que vimos acima os benefícios da farinha de tapioca para a saúde, sem contar que a caseira sai mais em conta que a versão comercial – além de você também saber exatamente o que vai na receita.

Ingredientes:

  • 500 gramas de polvilho doce;
  • 500 gramas de polvilho azedo;
  • 1 colher rasa de sal (opcional);
  • Água (não há uma quantidade exata, dependerá do ponto da farinha).

Preparo:

  1. Em um recipiente bem grande misture bem os polvilhos e o sal;
  2. Vá acrescentando água aos poucos, ao mesmo tempo em que segue misturando a massa com as mãos;
  3. À medida que forem se formando “bolas” de farinha vá desmanchando-as com as mãos, incorporando o restante da farinha que ainda esteja seca;
  4. O seu objetivo é obter uma massa úmida – nem muito seca, nem encharcada. A primeira deixa a tapioca seca, e a segunda fica sem consistência;
  5. Quando a massa já estiver no ponto certo, passe-a por uma peneira grande, até obter uma farinha;
  6. Você pode mantê-la em geladeira por 3 ou 4 dias, ou então congelar no freezer, onde poderá ficar por meses.

– Observação: uma dica para saber o ponto certo da farinha de tapioca é peneirar um pouco da massa e levar ao fogo; caso a tapioca fique muito seca, acrescente mais água. Caso fique muito úmida, deverá acrescentar um pouco mais de polvilho (mantendo a proporção dos dois).

Como Usar

Além do preparo da tapioca, você também pode utilizar a farinha para engrossar caldos, sopas e mingaus. A farinha de tapioca também pode ser utilizada no preparo de pudins, bolos e tortas.

A maneira mais prática e saudável de receber os benefícios da farinha de tapioca é utilizá-la como substituta do pão francês. Para acrescentar um pouco de fibra à receita adicione um pouco de farinha de chia, farinha de linhaça ou quinoa em flocos. Outra sugestão é incluir um pouco de whey à farinha de tapioca, para obter um alimento com maior índice proteico.

Receitas com Farinha de Tapioca

2tapioca

Cada receita com farinha de tapioca que sugerimos abaixo pode ser modificada para incluir os ingredientes de sua preferência – é só usar a criatividade!

1. Receita de tapioca light com ricota

Leve, essa receita com farinha de tapioca contém 198 calorias, sendo uma ótima opção para um café da manhã rico em proteínas e carboidratos.

Ingredientes

  • 1 colher cheia de farinha de tapioca;
  • 1 fatia média de ricota levemente amassada;
  • 5 tomates- cereja em rodelas;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 pitada de orégano;
  • 1 colher de chá de sementes de chia.

Preparo:

  • Junte a ricota, os tomates, o sal e o orégano e reserve;
  • Misture a farinha de tapioca com a chia e prepare-a em uma frigideira antiaderente quente e sem óleo;
  • Recheie a tapioca e sirva em seguida.

2. Tapioca light com frango e rúcula

Mais uma sugestão de receita com farinha de tapioca leve e saudável: são somente 229 calorias, suficientes para matar a fome e garantir energia para todas suas atividades.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa cheia de farinha de tapioca;
  • 2 colheres de frango grelhado picado em cubos;
  • 3 azeitonas picadas;
  • 3 tomates-cereja em rodelas;
  • 3 folhas de rúcula picadas;
  • 1 colher de sobremesa de cebolinha picada;
  • 1 colher de chá de farinha de linhaça dourada.

Preparo:

  • Em um recipiente junte o frango, as azeitonas, os tomates e a rúcula e misture bem. Reserve;
  • Junte a farinha de tapioca com a farinha de linhaça dourada e coloque a mistura em uma frigideira antiaderente quente;
  • Vire a tapioca quando começar a dourar e desligue quando estiver sequinha dos dois lados;
  • Recheie a tapioca e polvilhe com a cebolinha.

2. Tapioca light doce

Para quem não fica sem um doce, a receita de tapioca abaixo pode ser uma opção mais saudável – e sem açúcar – aos doces mais calóricos.

Ingredientes:

  • 1 colher de farinha de tapioca;
  • 1 ameixa sem caroço picada;
  • 3 morangos picados;
  • 1 damasco seco picado;
  • 3 cerejas picadas.

Preparo:

  1. Leve a farinha de tapioca ao fogo e vire assim que a parte inferior estiver dourada;
  2. Desligue o fogo quando a tapioca estiver crocante e recheie com as frutas picadas;
  3. Caso deseje uma tapioca mais doce, acrescente 1 colher de chá de mel sobre as frutas.

3. Tapioca Proteica com Whey

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa cheia de farinha de tapioca;
  • 1 colher de Whey protein;
  • 1 pitada de canela;
  • 1 colher de pasta de amendoim.

Preparo:

  1. Misture a farinha de tapioca com o whey e a canela e prepare na frigideira antiaderente;
  2. Recheie com a pasta de amendoim.

4. Tapioca light com Mussarela de Búfala

Ingredientes:

  • 1 colher de farinha de tapioca;
  • 5 tomates-cereja cortados em fatias;
  • 1 fatia de mussarela de búfala light (ou ½ bola picada) picada;
  • 1 colher de chá de semente ou farinha de chia;
  • 1 fatia de peito de peru light picada;
  • Orégano a gosto.

Preparo:

  1. Prepare a tapioca e coloque-a sobre um prato;
  2. Misture os demais ingredientes e coloque sobre a tapioca;
  3. Dobre a tapioca e volte-a novamente à frigideira até que o queijo esteja derretido.

Você já conhecia esses benefícios da farinha de tapioca para a saúde e boa forma? Tem o costume de utilizá-la no dia a dia, em substituição ao pão? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário