Quanto tempo demora para engravidar após parar o anticoncepcional?

Especialista da área:
atualizado em 20/03/2022

Se você deseja engravidar e faz uso de algum tipo de anticoncepcional, sabe que deve parar de usá-lo, para que volte a ter ciclos menstruais e a ovular. Mas, quanto tempo demora para engravidar depois de interromper o uso do anticoncepcional? 

A resposta para essa pergunta depende do tempo que seu corpo levará para eliminar todo o resíduo do anticoncepcional e regularizar a produção hormonal natural e maturação dos ovócitos, mais conhecidos como óvulos. Um fator que influencia bastante nesse tempo é o método contraceptivo que você estava usando. 

  Continua Depois da Publicidade  

Para reduzir a ansiedade comum desse período, nada melhor do que conhecer as particularidades de cada método e o tempo médio para engravidar após parar de usar cada um deles. Mas, lembre-se, o tempo apresentado é apenas uma média, podendo variar de mulher para mulher. 

Entenda como funciona o anticoncepcional e o que acontece no seu corpo depois que você para de usá-lo. Veja qual é o tempo médio para engravidar após a interrupção de cada método contraceptivo e o que fazer se você não conseguir engravidar. 

Como funciona o anticoncepcional?

Pílulas
As pílulas anticoncepcionais são, certamente, o tipo mais conhecido de anticoncepcional

Os anticoncepcionais hormonais são os métodos contraceptivos mais usados no Brasil e incluem:

A função do anticoncepcional é interromper o ciclo menstrual, ou seja, quando a mulher utiliza um anticoncepcional hormonal, seus ovários param de executar suas funções, que são produzir os hormônios sexuais femininos, o estrogênio e a progesterona, e produzir e armazenar os ovócitos, que são liberados a cada mês na menstruação. 

O ciclo menstrual consiste nas transformações cíclicas que ocorrem no útero, preparando-o para o recebimento de um embrião. Esse ciclo é regulado pelos hormônios produzidos pelo ovário e dura, em média, 28 dias. Os anticoncepcionais hormonais fazem com que a mulher pare de “ciclar”, ou seja, de ficar fértil, ovular e menstruar. 

  Continua Depois da Publicidade  

O que acontece após parar de usar o anticoncepcional?

Ao parar de usar o anticoncepcional, que são hormônios sintéticos, os ciclos menstruais retornam à normalidade. Os ovários voltam a produzir os hormônios sexuais femininos e a amadurecer os ovócitos. 

Ao parar de tomar as pílulas anticoncepcionais ou as injeções, a produção hormonal pode ficar um pouco “bagunçada”, resultando em ciclos hormonais irregulares. Mas, isso não é uma regra, os ciclos também podem voltar de forma bastante regular. 

Um ciclo de 28 dias é apenas uma média, uma referência. Ciclos regulares podem variar entre 24 e 35 dias, e diferenças de até 10 dias de um ciclo para o outro também são aceitáveis. 

Algumas mudanças comuns podem acontecer no seu corpo, após parar o uso do anticoncepcional: 

  • Pele mais oleosa, pelos mais grossos e cheiro mais forte: por causa do aumento da testosterona que antes era bloqueada pelo anticoncepcional, você pode notar o aparecimento de acne entre 3 e 6 meses após a interrupção da pílula.
  • Retorno da libido: a testosterona também tem influência na libido, que tende a ficar menor com o uso do anticoncepcional. Por isso, após a interrupção, é normal que ela retorne. 
  • TPM e cólicas: é difícil prever qual será o efeito, algumas mulheres relatam a redução da TPM e das cólicas menstruais, enquanto outras podem sofrer com a intensidade dos sintomas. Veja alguns chás que podem ajudar a aliviar as cólicas menstruais

Quanto tempo demora para engravidar após parar o anticoncepcional?

O tempo que leva para engravidar após a interrupção do anticoncepcional depende de dois fatores: do seu corpo e do método contraceptivo que você estava usando. 

Quando você interrompe o uso do anticoncepcional, o seu corpo para de receber as doses diárias, mensais ou trimestrais de hormônios sintéticos. A partir daí, a ovulação pode ocorrer a qualquer momento.

  Continua Depois da Publicidade  

O período necessário para isso ocorrer depende da eliminação dos resíduos do anticoncepcional, cujo tempo varia de mulher para mulher e de acordo com cada método contraceptivo. 

Pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional é metabolizada em 24 horas, por isso a mulher deve tomar uma pílula todos os dias e, de preferência, no mesmo horário, para que os hormônios sintéticos continuem impedindo a ovulação. 

Então, você pode estar se perguntando: se eu parar de tomar a pílula, posso engravidar no primeiro mês? A resposta é: sim. Assim que você interrompe o uso da pílula, seus ovários voltam a produzir hormônios e a amadurecer os ovócitos. O mesmo pode acontecer se você é usuária do adesivo cutâneo e anel vaginal.

Isso não significa, porém, que é uma regra engravidar após o primeiro mês da interrupção da pílula. O tempo médio para engravidar após parar a pílula anticoncepcional combinada de estrogênio e progesterona gira em torno de 8 meses

Essa é apenas uma média, tudo depende do quão rápido o seu corpo eliminará os resíduos do anticoncepcional e, também, de sua dosagem. Em termos fisiológicos, em torno de 2 a 3 meses, o corpo já está adaptado à produção natural dos hormônios, estando pronto para uma gravidez, que tende a ocorrer no sexto mês após essa regularização, se o casal mantiver relações sexuais no período fértil. Veja como calcular o seu período fértil

Contraceptivo injetável

O contraceptivo injetável possui uma substância chamada de “dépôt“, que significa um depósito da dose inteira de 1 mês ou de 3 meses de hormônio no músculo. Por isso, algumas injeções são mensais e outras, trimestrais. 

  Continua Depois da Publicidade  

Esse depósito de hormônio fica alojado no músculo e vai sendo liberado lentamente ao longo de 30 ou 90 dias. Esse tempo pode ser um pouco maior, por isso as mulheres tendem a demorar mais para menstruar após pararem com as injeções. 

Por isso, se você utiliza um contraceptivo injetável, pode demorar mais para voltar a ovular e, então, engravidar. 

Em média, é preciso de 5 a 9 meses para engravidar se você parar a injeção mensal. E de 8 a 12 meses, após a última injeção trimestral. 

Implante subcutâneo

O implante contraceptivo é inserido sob a pele, para que libere os hormônios de forma gradativa, assim como ocorre com o depósito no músculo com as injeções. Porém, o depósito do implante é menor do que o das injeções e, por isso, o tempo para engravidar após a sua retirada tende a ser menor. 

Em média, as mulheres levam de 3 a 8 meses para engravidar, com grande taxa de sucesso no sexto mês

DIU hormonal

O DIU hormonal é um dispositivo inserido dentro do útero e libera o hormônio progestina. Esse método contraceptivo impede o encontro do espermatozóide com o óvulo. A diferença entre DIU hormonal e o DIU de cobre é que o primeiro libera o hormônio progestina. Assim, além de impedir a fecundação como o DIU de cobre, o DIU hormonal pode reduzir o fluxo menstrual

Após a remoção do DIU hormonal, as mulheres demoram em torno de 4 meses para engravidar. Esse tempo tende a ser mais curto, quando a mulher era usuária de DIU não hormonal. 

O que fazer se não conseguir engravidar

Mulher triste com o teste de gravidez
Dependendo de alguns fatores, você pode procurar um médico para investigar

Os ginecologistas estimam que um casal jovem e saudável tenha 80% de chances de engravidar no primeiro ano de tentativa, se mantiverem relações sexuais em todos os períodos férteis da mulher. 

Se após 12 meses de tentativa não acontecer a gestação, procure um médico ginecologista e urologista para realizar exames de fertilidade no casal. Identificadas as causas, o profissional poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Fontes e referências adicionais

Você tem o desejo de engravidar agora e não pretende mais tomar o anticoncepcional? Qual marca costuma usar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário