TPM Dá Sono?

Sabemos que o sono é essencial para o bem-estar físico e mental das pessoas, mas é completamente normal se sentir cansada de vez em quando. No entanto, você sente que quando está de TPM a sonolência é ainda maior? Será que a TPM dá sono mesmo?

Vamos conferir as respostas para esses questionamentos abaixo em detalhes. É importante também que você já conheça os principais sintomas da TPM para entender como identificá-los e aliviá-los nesse momento que tanto perturba muitas mulheres.

  Continua Depois da Publicidade  

Fadiga extrema antes da menstruação

Existem muitos fatores normais que afetam a sua energia e agilidade, e até mesmo a exaustão ocasional é normal, mas se a sua energia praticamente desaparece durante a TPM, pode ser que você esteja sofrendo de fadiga devido à síndrome pré-menstrual – TPM.

Nos 10 dias que antecedem a sua menstruação, o seu corpo está teoricamente preparado para gerar um bebê, e quando o seu revestimento uterino não recebe esse óvulo fertilizado, os hormônios que sustentam esse ambiente não são mais necessários e por isso seus níveis hormonais despencam. Essa mudança provoca outras mudanças, e todas elas são exaustivas.

Até que os seus níveis hormonais aumentem novamente, você estará se sentindo realmente casada.

Não se preocupe, você não é a única. Muitas mulheres sofrem de fadiga extrema antes do período menstrual e confundem esse sintoma com depressão, preguiça ou sentimento antissocial.

Ou seja, é verdade que a TPM dá sono. Ela é um distúrbio real que pode sobrecarregar todas as mulheres, e o cansaço que a acompanha desaparece por si só, mas existem algumas maneiras que podem te ajudar a aliviá-lo.

A primeira coisa que você pode fazer por si mesma é tirar um pouco de tempo para relaxar, e você não deve se sentir mal por deixar o trabalho, estudo, família ou qualquer outra coisa importante de lado para relaxar um pouquinho. Você está fazendo isso para a sua saúde e para a sua produtividade a longo prazo.

Você não precisa estar constantemente ativa, especialmente durante a sua menstruação. Tirar algum tempo para se renovar e relaxar pode ser exatamente o que o seu corpo precisa para parar os sintomas da síndrome da fadiga crônica antes ou durante o período menstrual.

Causas da fadiga

  • Depressão;
  • Estresse;
  • Exercícios físicos rigorosos ou ausência de atividade física;
  • Alguns distúrbios crônicos, como por exemplo diabetes, fibromialgia, doenças cardíacas, etc;
  • Alguns medicamentos;
  • Não dormir o suficiente (insônia, jet lag, etc);
  • Hábitos alimentares pouco saudáveis, desnutrição, alimentação excessiva, consumo excessivo de cafeína, alimentos processados, etc;
  • Níveis baixos de ferro, etc.

Sua TPM dá sono? Preste atenção em sua dieta

Na maioria das vezes, a fadiga pode ser explicada através dos seus hábitos alimentares e rotinas. Uma dieta balanceada ajuda a manter o seu nível normal e saudável de açúcar no sangue.

Para evitar essa sensação de cansaço, quando o açúcar no sangue cair, tente tomar café da manhã todos os dias.

Para manter uma dieta para a síndrome da fadiga crônica, certifique-se de que todas as refeições contenham proteínas, como carne, feijão, peixe, ovos, etc., e carboidratos complexos como grãos, massas e pães integrais, verduras, batatas, abóbora, milho, lentilhas, feijões e ervilhas. Faça lanches saudáveis entre as refeições.

  Continua Depois da Publicidade  

Os três princípios para um plano de dieta saudável para combater a fadiga crônica são: moderação, variedade e equilíbrio. Isso permite que você evite todas as causas extremas de fadiga.

Monte um diário alimentar, registre as suas escolhas e procure conexões entre o que você come e como se sente energizada ou cansada depois de se alimentar.

Síndrome de fadiga crônica e ciclo menstrual

A síndrome da fadiga crônica (SFC) é uma doença que não está diretamente relacionada ao ciclo menstrual, mas muitas vezes pode piorar em alguns momentos do seu ciclo, causando a sensação de que a TPM dá sono.

Um outro nome dado para a SFC é encefalomielite miálgica.

Atualmente, as causas exatas do SFC ainda são desconhecidas, no entanto, os seguintes fatores são considerados para incentivar seu desenvolvimento:

  • Infecção bacteriana;
  • Estresse;
  • Medicina hormonal;
  • Infecção viral;
  • Inflamação;
  • Trauma mental.

Insônia e TPM

Embora a insônia possa parecer o oposto do sono, quando você dorme mal, consequentemente passa o dia inteiro com sono e casada, e de acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, 33% das mulheres dizem que o seu sono é perturbado durante seus ciclos menstruais, e outras 16% relataram a falta de um ou mais dias de trabalho no último mês devido a problemas de sono.

No total, 67% das mulheres relataram ter tido algum tipo de problema de sono algumas noites por semana.

O ciclo menstrual é dividido em duas fases principais: folicular (primeiro dia da menstruação para ovulação) e lútea (após ovulação). Kathryn Lee, PhD, reitora associada de pesquisa da faculdade de enfermagem da Universidade da Califórnia e especialista em sono das mulheres, explica que durante a fase folicular, o estrogênio se acumula até a ovulação.

Michaek Breus, PhD especialista em sono e autor do livro Sleep Well, explica que “o estrogênio é quase como um suplemento energético”, então, na ovulação, por volta do dia 14, “o estrogênio é repentinamente aumentado, e vemos um tremendo número de distúrbios do sono para as mulheres”.

Após a ovulação, a progesterona aumenta, e a Dra. Lee chama isso de “o hormônio soporífero”, que em outras palavras significa que pode te deixar sonolenta. Então, apenas alguns dias antes do início da próxima menstruação os níveis de estrogênio e progesterona diminuem.

Conheça melhor o que níveis de progesterona alta ou baixa querem dizer.

Acredita-se que as mulheres que têm uma retirada mais abrupta de progesterona, ou talvez tenham uma quantidade maior que caia mais rápido sofram de insônia, e ao dormir mal durante a noite ou não dormir, irão passar o resto do dia cansadas e com sono, e por isso podem têm a sensação de que sua TPM dá sono.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e Referências Adicionais:

Você já percebeu que a sua TPM dá sono? Costuma fazer o quê para reverter esse quadro? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Felipe Santos e Dra. Patrícia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário