Confira se Velija dá sono, o que é e para que serve esse medicamento, além de possíveis efeitos colaterais e contraindicações do mesmo.
Sentir sono faz parte do dia a dia e serve como um aviso do nosso corpo para informar ele está precisando descansar.
Entretanto, existem situações em que o sono aumenta além da conta, como pode ocorrer com o uso de determinados medicamentos. Mas será que o Velija é um dos remédios que pode dar sono?
Para quem está prestes a começar a utilizar o medicamento, é importante saber se Velija dá sono, pois permite se preparar para lidar com a reação.
Isso porque que ficar muito sonolento pode atrapalhar a execução de tarefas rotineiras como trabalhar, estudar, praticar atividades físicas e preparar refeições saudáveis com o devido cuidado.
Para conhecer um pouco mais o remédio, veja também se Velija engorda ou emagrece.
O que é e para que serve Velija?
Velija (cloridrato de duloxetina) é um remédio de uso oral e adulto acima dos 18 anos de idade, que encontramos em cápsulas de 30 mg e 60 mg. Velija é um medicamento antidepressivo, ou seja, que pode ser indicado para o tratamento do transtorno depressivo maior, a depressão.
Vale a pena ainda conferir outras opções de remédio para depressão mais usados.
Ele também pode ser prescrito para o tratamento de:
- dor neuropática diabética periférica;
- fibromialgia em pacientes com transtorno depressivo maior;
- estados de dor crônica associados à dor lombar crônica;
- estados de dor crônica associados à dor devido à osteoartrite de joelho em pacientes com mais de 40 anos;
- transtorno de ansiedade generalizada.
A sua comercialização é permitida somente com a apresentação da receita médica. As informações são da bula de Velija, disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
E então, será que Velija dá sono?
Pode-se dizer Velija dá sono porque a sonolência é apresentada pela bula do medicamento como uma das reações adversas que ele pode causar.
No caso do tratamento do transtorno depressivo maior e dos estados de dor crônica associados à dor lombar crônica e à dor devido à osteoartrite de joelho, a sonolência é uma reação comum, ou seja, que atinge 1% a 10% dos pacientes que usam o remédio.
Já para o tratamento da dor neuropática periférica diabética, do transtorno de ansiedade generalizada e da fibromialgia, a sonolência é listada como uma reação muito comum, ou seja, que afeta mais de 10% dos pacientes que utilizam o medicamento.
Caso experimente muita sonolência durante o seu tratamento com Velija, especialmente ao ponto de interferir na rotina normal da sua vida, informe o seu médico a respeito do problema para saber o que fazer para amenizá-lo sem prejudicar a sua saúde.
Não interrompa o uso do remédio sem antes consultar o médico que o prescreveu porque isso pode ser perigoso. Conheça outras possíveis causas da sonolência excessiva.
Contraindicações, efeitos colaterais e outros cuidados
Não deixe de ler a bula de Velija na íntegra para conhecer melhor as indicações do medicamento e como pode ser utilizao, assim como estar a par de suas contraindicações, efeitos colaterais, posologia e demais cuidados.
Não use o remédio sem a orientação médica para não arriscar a sua saúde.