Treino da Menina Tímida: Como esse sucesso do TikTok pode diminuir a ansiedade de malhar

atualizado em

O ambiente de academia, com todos os seus equipamentos e as pessoas super em forma que transitam por lá, pode ser um tanto quanto intimidador para quem está começando no mundo dos exercícios. Inclusive, isso faz com que alguns desistam de começar a treinar.

Em particular, as mulheres podem enfrentar uma ansiedade em relação ao fato de treinar perto de outras pessoas. Uma pesquisa encomendada pela Sure Women apontou que, entre as 2 mil mulheres entrevistadas, uma em quatro evitam o exercício por medo de serem julgadas.

A pesquisa também identificou que um terço das mulheres entrevistadas se preocupavam se os outros frequentadores da academia as enxergariam como novatas.

Academia
A academia é um local que intimida algumas pessoas

No entanto, um sucesso do TikTok promete ajudar a diminuir a ansiedade de malhar. Trata-se do Shy Girl Workout ou Treino da Menina Tímida, em português.

A trend, que ganhou a hashtag #shygirlworkout, apresenta frequentadores experientes de academias, influencers fitness e personal trainers demonstrando treinos tranquilos para os iniciantes. No dia 23 de fevereiro, a hashtag da trend já acumulava mais de 315 milhões de visualizações na plataforma.

Como funciona e quais as vantagens?

Os defensores da ideia acreditam que o Treino da Menina Tímida pode ajudar a tirar parte do medo que algumas pessoas sentem quando começam a ir à academia, já que a trend se foca em exercícios fáceis de replicar e em rotinas mais curtas de treino.

O Treino da Menina Tímida conta com movimentos muito básicos e utiliza uma quantidade mínima de equipamentos, geralmente apenas um conjunto de halteres de peso leve a moderado, explicou o personal trainer Brahm Gallagher. Muitos deles são exercícios isolados, um tipo de movimento que trabalha um músculo por vez.

Para Gallagher, isso pode garantir que os novos frequentadores da academia não se sintam abalados pelos equipamentos grandes ou pelos grupos de pessoas posando e/ou monopolizando certas máquinas. Ele também acredita que a trend pode ajudar os novatos a se sentirem mais confortáveis com os movimentos.

Até porque como o Treino da Menina Tímida precisa de menos equipamentos e geralmente ocupa menos espaço na academia, o praticante não precisa circular tanto pelo local, nem compartilhar equipamentos com outras pessoas ou interagir com outros frequentadores.

Além de ajudar a criar confiança na academia, esses tipos de treino permitem que o praticante tenha noção de quais músculos está usando durante cada movimento. Conforme a psicóloga e personal trainer Anna Sergent, torna-se mais fácil não apenas aprender esses movimentos, mas também evoluir nos treinos.

Ela explicou que conforme o praticante se foca em uma parte do corpo, ele ganha uma capacidade maior para lembrar a postura, a forma e a técnica corretas. 

Uma vez que aprendeu a fazer os exercícios mais simples, adicionar outro grupo muscular ao exercício e transformá-lo em um movimento composto pode ser um desafio divertido, completou Sergent. As informações são do Healthline.

Gostou da trend e decidiu que vai começar a frequentar uma academia? Então, aproveite para conhecer algumas dicas de treino de musculação para iniciante.

Você já conhecia a trend do Treino da Menina Tímida? Acha que ela pode te ajudar? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário