Treino e Dieta de Aline Machado

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Aline Machado Galvão Freitas é uma Atleta Fitness Wellness que possui em seu currículo títulos de campeonatos como o Mr. Rio 2014, o Estreantes 2014 e a Copa Isla Fitness da Federação Internacional de Bodybuilding e Fitness (IFBB, sigla em inglês). Além disso, ela ficou entre as cinco primeiras colocadas no Arnold Classic Brasil e entre as três melhores no Campeonato Brasileiro.

Natural do Rio de Janeiro, a moça tem 1,61 cm de altura e pesa 60 kg. E é claro que para manter seu corpo sarado e continuar mandando bem nas competições, a atleta se dedica a exercícios específicos e segue uma alimentação especial. Vamos conhecer a partir de agora como funciona a dieta de Aline Machado, assim como seu treino, para manter as impressionantes medidas que a atleta ostenta.

Dieta de Aline Machado

1aboaforma

Em sua rotina normal, Aline alimenta-se de duas em duas horas e não consome itens como pães, comidas que contenham glúten e doces. A moça dá prioridade a alimentos integrais, com baixo teor de sódio e pouca gordura. Uma das táticas da atleta em seu programa alimentar é trocar os ingredientes de uma receita tradicional por itens como whey protein, farinha integral e leite de arroz.

Quando sente vontade de comer algo doce, o que a moça faz é levar bananas ao congelador. Depois que a fruta já está congelada, ela é batida no liquidificador com whey protein e aveia. Segundo Aline, a receita é bem saborosa e fica parecida com um sorvete.

Já quando está em período de preparação para competições, ela corta muitos alimentos, inclusive frutas, tapioca e queijo cottage, e segue uma dieta bastante rigorosa. Aline afirma que começa a se preparar três meses antes de um campeonato e segue um cardápio que conta com somente quatro alimentos: batata-doce, frango, ovo e carne moída de patinho.

Para quem achou que comer apenas estes alimentos já seria rigoroso o suficiente, é interessante saber que eles são consumidos sem sal. Além dos quatro itens, a dieta de Aline Machado pré-competições também faz uso de suplementos.

Enquanto se preparava para a Mr. Rio de 2014, uma competição que Aline conquistou o primeiro lugar, ela eliminou carboidratos da dieta três dias antes. Segundo a musa, o resultado foi positivo, já que subiu ao palco com um corpo mais sequinho.

Como ninguém é de ferro, a atleta confessa que vai correndo para um rodízio de massas quando encerra sua participação em uma competição.

Vale ressaltar que a dieta de Aline Machado é seguida devido a objetivos específicos de uma atleta profissional. Não é qualquer pessoa que deve ter o mesmo tipo de alimentação e antes de seguir um programa específico, seja para emagrecer, seja para criar massa muscular, é recomendado e seguro ter o auxílio de um nutricionista. É ele que dará orientações quanto à melhor dieta para cada objetivo e que garanta que a saúde não seja prejudicada.

Treino de Aline Machado

1cboaforma

Agora que já sabemos como funciona a dieta de Aline Machado, chegou a hora de conhecer seu treinamento. De acordo com a própria, quando está em período de preparação para um campeonato, ela executa treinos de muita intensidade e exaustão.

A atleta intercala treinos de força com treinos com mais repetições e menor número de carga. Além disso, realiza treinos aeróbicos todos os dias após o término da sessão de treinamentos. Os aeróbicos duram, em média, 30 a 45 minutos.

Confira abaixo alguns exemplos de treino de Aline Machado.

Treino de glúteos e posteriores

  • Agachamento livre: 4 séries de 15 repetições;
  • Mesa flexora: 4 séries de 15 a 20 repetições (com movimento lento, segurando em cima e controlando a descida);
  • Cadeira abdutora: 4 séries de 12 repetições com o tronco à frente, mais 12 repetições com o tronco encostado no banco e outras 12 repetições em três tempos, com o tronco à frente, sem que o glúteo encoste do banco;
  • Cadeira flexora: 4 séries de 15 a 20 repetições;
  • Extensão de glúteo no cabo: 4 séries de 12 repetições com peso alto, seguidas de 15 repetições, sem que haja descanso, com diminuição da carga;
  • Abdominal infra suspenso: 5 séries de 20 repetições.

Treino de quadríceps 

  • Leg press 45º: 3 séries até a falha com aumento da carga e 3 séries até a falha com diminuição da carga;
  • Agachamento hack: 4 séries de 10 a 15 repetições e mais 4 séries de 10 a 15 repetições em conjunto com agachamento livre;
  • Cadeira extensora: 3 séries obedecendo a seguinte sequência: colocar carga máxima e fazer o máximo de repetições, diminuir duas placas e, novamente, fazer o máximo de repetições, retirar duas placas a cada repetição e continuar fazendo o máximo de repetições de conseguir até acabar com as placas. 

Assim como ocorre com a dieta, o treino de Aline Machado mostrado acima é de uma atleta profissional que possui objetivos específicos em relação ao seu corpo. Quem deseja ter um corpo sarado não deve simplesmente copiar os exercícios, ma, buscar ajuda de um profissional de educação física para que tenha orientação em relação ao melhor programa para si, tendo em vista suas metas, saúde e características.

Curiosidades 

Aline sempre gostou de praticar atividades físicas. Aos 13 anos começou a fazer ginástica localizada e aos 15 matriculou-se em uma academia. Quando decidiu mudar a alimentação, foi ao nutricionista para entrar em um processo de reeducação alimentar. Em dois meses viu bons resultados e resolveu seguir uma dieta ainda mais elaborada. Em quatro meses, ela diminuiu seu percentual de gordura e ganhou um corpo mais sequinho.

1dboaformaO antes e depois de Aline

Em dezembro de 2013, Aline iniciou sua preparação para a disputa de campeonatos e em março do ano seguinte já conquistou um título de campeã geral, que é quando além de levar para casa o troféu de sua categoria, a atleta também ganha a disputa que envolve as vencedoras de todas as categorias do evento.

Além do trabalho como atleta, Aline também atua como modelo. A musa admite que já se submeteu a tratamentos estéticos como drenagem, massagem modeladora e carboxiterapia – procedimento que promete combater a celulite e estimular o corpo a queimar gordura e é feito por meio de aplicações de dióxido de carbono direto na pele, por meio de injeções.

Conselhos de Aline

1bboaforma

Uma dica de Aline Machado para obter a boa forma refere-se ao uso de suplementos. Segundo ela, cada corpo reage de uma forma a um suplemento e o que é bom para ela pode não funcionar para outras pessoas. Por isso, recomenda pesquisar e buscar ajuda de especialistas na hora de definir qual suplemento utilizar em busca de seus objetivos.

Para quem deseja começar a malhar com regularidade, suas dicas são: traçar objetivos pequenos e aumentar as metas conforme a anterior for alcançada, não ser radical e querer resultados rápidos e reservar no mínimo uma hora do dia para fazer atividades físicas.

Em caso de falta de tempo, ela indica mudanças de hábitos como pegar as escadas no lugar do elevador e andar em pé, deixando o carro de lado, para percorrer distâncias pequenas. Ela ainda aconselha espelhar-se em alguém e cuidar da alimentação – o que afirma ser responsável em 80% pelos resultados -, trocando alimentos normais pelos integrais, comendo de três em três horas, evitando gorduras e frituras e bebendo bastante água.

O que você achou das dicas de treino e dieta de Aline Machado? Já conhecia o trabalho da atleta e admira suas medidas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário