Uso de vape pode diminuir quantidade de espermatozoides, revela estudo

publicado em

Pesquisadores da Turquia advertem sobre os efeitos negativos do uso de cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes, na saúde reprodutiva masculina.

Uma pesquisa recente, publicada na Revista Internacional de Andrologia em julho deste ano, ressalta as preocupações em relação à redução da quantidade de espermatozoides, diminuição da libido e possível encolhimento dos testículos decorrentes do uso desses dispositivos.

Detalhes do estudo

O estudo conduzido pela Universidade Cumhuriyet em Sivas, Turquia, analisou os efeitos do vape em ratos, dividindo-os em três grupos: um grupo exposto à fumaça de cigarro tradicional, outro à fumaça de vape e um terceiro grupo de controle que não foi exposto a nenhum dos gases. 

Homem usando vape em seu quarto
Vape pode diminuir espermatozoides e libido

Os dois primeiros grupos foram expostos à fumaça duas vezes por dia dentro de uma redoma, ou seja, em um ambiente controlado.

Impacto na fertilidade e saúde reprodutiva

A análise do esperma dos ratos expostos ao vapor do cigarro eletrônico revelou uma redução significativa na contagem de espermatozoides (95,1 milhões por mililitro), em comparação com o grupo de controle (98,5 milhões por mililitro). 

  Continua Depois da Publicidade  

O grupo exposto à fumaça do cigarro tradicional teve resultados ainda mais baixos, com cerca de 89 milhões por mililitro. Esses achados sugerem que uma contagem mais elevada de espermatozoides está associada a uma maior probabilidade de engravidar, e também foram observadas alterações na motilidade dos gametas masculinos.

À medida que a quantidade de espermatozoides diminui, uma das consequências é a redução dos testículos. Embora tenham observado alterações nas medidas de peso e tamanho, os cientistas optaram por não incluir essas comparações no relatório de estudo.

Riscos associados aos vapes

Os pesquisadores ressaltam que as substâncias presentes nos vapes, como metais pesados e compostos químicos, podem causar estresse oxidativo, um desequilíbrio que pode resultar em envelhecimento precoce e outras doenças. 

Mesmo que o líquido dos cigarros eletrônicos seja considerado inicialmente inofensivo, os resultados indicam que ele pode aumentar o estresse oxidativo e afetar a morfologia dos testículos.

  Continua Depois da Publicidade  
Homem de boné e camiseta preta usando vape
Líquido de cigarro eletrônico parece seguro, mas causa problemas nos testículos devido ao estresse oxidativo

Comparação com cigarros convencionais

Embora os riscos associados aos vapes sejam significativos, o estudo destaca que os cigarros convencionais representam um risco ainda maior para a saúde reprodutiva masculina.

Conscientização e dados no Brasil

No Brasil, a pesquisa serve como um alerta para os usuários de cigarros eletrônicos. Dados do Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel 2023), conduzido pela Vital Strategies e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), indicam que 20,5% das pessoas que experimentaram ou utilizam cigarros eletrônicos o fizeram por curiosidade, enquanto 11,6% mencionaram a influência da moda.

O estudo ressalta os potenciais riscos à saúde reprodutiva masculina associados ao uso de cigarros eletrônicos. A diminuição da quantidade de espermatozoides, a possível redução da libido e os problemas de saúde reprodutiva apontados indicam a necessidade de uma abordagem cautelosa em relação ao uso desses dispositivos.

O que você achou dos dados deste estudo? Você sabia que o uso do vape pode acarretar malefícios à saúde? Costuma utilizar cigarro eletrônico? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Valdir Campos

Valdir de Campos Júnior é estudante de jornalismo, e combina sua paixão pela escrita com um forte interesse pelo universo da saúde e boa forma. Valdir é motivado pela curiosidade e pelo desejo de adquirir conhecimento, visando inspirar e informar as pessoas sobre um estilo de vida saudável.

Deixe um comentário