Vacina para infecção urinária (Uro-Vaxom®): como usar e efeitos colaterais

publicado em

A Uro-Vaxom® é uma vacina para infecção urinária, composta de restos de estruturas da membrana celular (envoltório) de bactérias de 18 cepas diferentes da espécie Escherichia coli, responsável por 80 a 90% dos casos de cistite, que é a infecção urinária na bexiga. Esta vacina é indicada apenas para quem sofre de cistite de repetição, que é aquela que ocorre 3 ou mais vezes em 1 ano.  

A infecção urinária é uma das infecções bacterianas mais comuns, e afeta, principalmente, as mulheres. Esta infecção pode afetar qualquer parte do trato urinário, composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra, mas a forma mais comum da infecção é a cistite. 

Por acometer milhões de pessoas todos anos, a infecção urinária é uma das principais causas do uso de antibióticos. Devido aos efeitos adversos decorrentes do uso desses remédios, como a resistência bacteriana e o desequilíbrio da microbiota intestinal, é interessante utilizar outras estratégias terapêuticas para lidar com o problema. 

As vacinas são úteis no contexto da infecção urinária de três formas principais: elas podem reduzir a taxa de recorrência da infecção, os custos envolvidos com os tratamentos e, claro, o impacto dos antibióticos no organismo. 

Veja mais detalhes sobre as vacinas para prevenir e tratar a infecção urinária, em especial, a Uro-Vaxom®. Veja como usar esta vacina, quais são seus possíveis efeitos colaterais e para quem ela é contraindicada. 

Vacinas para infecção urinária

Infecção
A vacina para infecção urinária é um tratamento alternativo aos antibióticos

Não há somente a vacina Uro-Vaxom® no mercado, também há a SolcoUrovac®, StroVac® e Uromune®, mas, somente a Uro-Vaxom® é vendida no Brasil. 

Também há outras vacinas em fase de teste, mas todas apresentam o mesmo problema, inclusive a Uro-Vaxom®, que é a falta de eficácia em longo prazo. De acordo com as observações feitas até agora, todas perdem o seu efeito dentro do período de 6 a 12 meses. 

É exatamente por isso que a Uro-Vaxom® só é indicada para tratar casos de infecção urinária recorrente, pois, se a pessoa tiver quadros de infecção esporádicos, a vacina provavelmente não será eficaz para preveni-la. Já em quadros de repetição, em que se sabe que a pessoa terá mais de 3 casos no ano, ela é, sim, útil para prevenir a recorrência. 

Uro-Vaxom®

Na composição da Uro-Vaxom® existem restos celulares de bactérias pertencentes a 18 cepas diferentes da espécie que mais causa cistite, que é a Escherichia coli

Ela funciona da mesma forma que a vacina da gripe, na qual são injetadas partes do vírus da Influenza, estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos contra ele. Assim, a Uro-Vaxom® estimula a produção de anticorpos contra as principais bactérias causadoras de infecção urinária, prevenindo as recorrências.

Os dados obtidos do acompanhamento de pessoas que fizeram uso dessa vacina durante 3 meses mostraram que ela é capaz de reduzir a incidência da infecção urinária em torno de 30 a 40%. 

O período em que a vacina apresenta maior eficácia é nos 3 meses após o tratamento, e vai sendo perdida com o decorrer do tempo. 

A Uro-Vaxom® não é usada apenas como um tratamento preventivo, na verdade, ela também pode ser aplicada ao tratamento de sintomas agudos, combinada com antibióticos. Aproveite e veja quais são os sintomas de infecção urinária

Como usar a Uro-Vaxom®

Uro Vaxom
Imagem: via Terra Lab

A Uro-Vaxom® não é uma vacina administrada por injeção, mas por via oral. O tratamento é feito com a administração de 1 cápsula de 6 mg por dia, tomada de manhã, em jejum, durante 3 meses, que vamos chamar de meses 1, 2 e 3. 

Nos meses 4, 5 e 6 se observa a maior eficácia da vacina, protegendo a pessoa contra a infecção urinária. 

Nos meses 7, 8 e 9 podem ser tomadas doses de reforço, com 1 cápsula por dia, nos 10 primeiros dias de cada um desses meses. Assim, tem-se um aumento da eficácia da vacina. 

Para tratamento de quadros agudos, a vacina deve ser tomada juntamente com o antibiótico prescrito pelo médico ou médica. A dose normalmente recomendada é de 1 cápsula ao dia, tomada pela manhã, em jejum, durante 10 dias. Confira quais são os remédios mais usados no tratamento da infecção urinária

Caso você se esqueça de tomar uma dose, tome-a assim que lembrar, se estiver de estômago vazio. Mas, se já estiver perto do horário da outra dose, apenas pule a dose esquecida, não tome 2 doses em um único dia. 

Possíveis efeitos colaterais da Uro-Vaxom®

Os efeitos colaterais mais comuns decorrentes do uso da Uro-Vaxom® são:

  • Diarreia
  • Náuseas
  • Dor abdominal
  • Coceira na pele
  • Manchas avermelhadas na pele
  • Febre

Contraindicações da Uro-Vaxom®

A Uro-Vaxom® está contraindicada para pessoas que têm alergia aos componentes da vacina, são eles:

  • Restos celulares (lisado bacteriano) de Escherichia coli
  • Propilgalato anidro
  • Glutamato de sódio monobásico
  • Manitol
  • Amido pré gelatinizado
  • Estearato de magnésio
  • Óxido de ferro vermelho
  • Óxido de ferro amarelo
  • Dióxido de titânio
  • Gelatina

A vacina também é contraindicada para gestantes e lactantes, pois ainda não há estudos com dados de segurança envolvendo esses grupos. 

Crianças com idade inferior a 4 anos também não podem tomar a vacina. 

Fontes e referências adicionais

Você sofre com infecção urinária de repetição? Sabia que existia uma vacina para prevenir as recorrências? O que você achou dessa estratégia terapêutica? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário