Muito ômega 3 faz mal? Tem efeitos colaterais?

Especialista da área:
atualizado em 12/04/2021

O ômega 3 é uma substância essencial para o bom funcionamento do organismo. Várias pesquisas já comprovaram que essa gordura poliinsaturada pode auxiliar vários processos do corpo. Mas será que ômega 3 em excesso pode fazer mal?

  Continua Depois da Publicidade  

O ômega 3 pode ajudar no tratamento de uma série de condições, como depressão, diabetes, artrite, infertilidade, inflamações, mal de Alzheimer e problemas de pele, como psoríase e eczema. Além disso, uma pesquisa feita na universidade de Harvard apontou que adultos com um bom nível de ômega 3 no sangue tem menos chances de morrer devido a doenças cardíacas.

Além disso, o ômega 3 ainda tem ação anti-inflamatória, ajuda a aumentar o colesterol bom e protege o cérebro.

Apesar de ser uma substância muito importante para o organismo, é comum encontrar pessoas com deficiência de ômega 3, principalmente entre aqueles que consomem muitos alimentos processados ou seguem uma dieta vegetariana ou vegana.

Confira neste artigo se ômega 3 em excesso faz mal e como usar essa substância no seu dia a dia.

Será que muito ômega 3 faz mal? 

Ômega 3 em excesso pode Fazer Mal

O consumo indicado dessa substância para os homens é de 1,6 g por dia e para as mulheres é de 1,1 g diariamente. Mas será que consumir ômega 3 em excesso pode fazer mal?

De acordo com um estudo publicado em 2018 no Journal of the National Cancer Institute, homens que consomem altas doses de ômega 3 tem mais chances de ter câncer de próstata. Mas não se deve deixar de tomar o óleo de peixe por conta disso. Porém, não se deve exagerar na dose diária dessa substância.

A maioria dos médicos acredita que mais de 2 g diárias de ômega 3 seja uma dose excessiva. No entanto, a Associação Americana do Coração entende que consumir até 3 g dessa substância por dia é seguro, desde que essa dose tenha sido receitada por um médico.

A questão do equilíbrio entre ômega 3 e ômega 6

Segundo pesquisadores, o sistema imunológico não trabalha muito bem quando há excesso de ômega 3 no organismo. Além disso, quem está com taxas muito elevadas dessa substância, normalmente, também está deficiente em ômega 6, o que faz com que o corpo não desempenhe as suas funções da maneira apropriada.

Enquanto o ômega 3 combate a inflamação, o ômega 6 de certa forma a promove, o que, por mais estranho que pareça, é importante para modular o sistema natural de defesa do corpo, além de ativar os glóbulos brancos do sangue, que ajudam a combater infecções, atacando bactérias, vírus e germes que invadem o organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Dessa forma, entende-se que consumir ômega 3 em excesso pode fazer mal, pois enfraquece o sistema imunológico e pode até favorecer o aparecimento de doenças.

Risco de sangramento

O excesso de ômega 3 também pode aumentar o risco de sangramento. Sendo assim, quem sofre com distúrbios hemorrágicos, tem hematomas com facilidade ou toma medicamentos para diluir o sangue, deve ter cuidado ao utilizar esse tipo de suplemento.

No entanto, vale registrar que esse risco também atinge pessoas que não têm histórico de distúrbios hemorrágicos.

Quem tem diabetes pode tomar ômega 3?

Quem tem diabetes pode tomar ômega 3?

Quem tem diabetes só deve usar suplementos de óleo de peixe se este tiver sido receitado por um médico, já que quem sofre com essa condição pode ter os níveis de açúcar no sangue aumentados ao ingerir o ômega 3 em jejum.

O ômega 3 faz mal para o fígado?

O ômega 3 pode ajudar a diminuir a gordura no fígado. Segundo um estudo publicado no Journal of the Federation of American Societies for Experimental Biology, o ômega 3 possui duas substâncias – chamadas de resolvinas e protectinas – que podem diminuir a inflamação no fígado gorduroso.

No entanto, se você sofre com essa condição, não comece a suplementar ômega 3 por conta própria. Procure um médico para saber qual é a dose indicada para o seu caso.

Efeitos colaterais

Apesar de ser essencial para a saúde, o óleo de peixe pode provocar efeitos colaterais como:

  • Arrotos;
  • Mau hálito;
  • Azia;
  • Náusea;
  • Diarreia;
  • Erupções cutâneas;
  • Hemorragia nasal.

No entanto, tomar um suplemento de óleo de peixe de boa qualidade diminui a probabilidade de que essas reações ocorram.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, uma super dose diária de óleo de peixe, cerca de 4 g, pode causar reações como:

  • Palpitação;
  • Perturbação ou dor estomacal;
  • Desconforto no peito;
  • Inchaço.

Caso você venha a sofrer com algum dos efeitos colaterais do suplemento, procure ajuda médica o mais rápido possível.

Eficiência questionada

Apesar de o ômega 3 ser muito indicado para auxiliar no tratamento de uma série de doenças, um artigo publicado no New England Journal of Medicine afirmou que esse tipo de suplemento pode na prática não reduzir o índice do aparecimento de doenças cardiovasculares em pessoas que tinham fatores de risco para as mesmas.

Dessa forma, fica evidente a necessidade de consultar o médico antes de decidir tomar o suplemento de ômega 3, para ter certeza de que ele é realmente indicado para você.

Cuidado com os suplementos

alimentos ricos em ômega 3

Sendo assim, antes de suplementar o ômega 3, recomenda-se incluir os peixes de águas profundas, como o salmão, e frutos do mar na dieta, já que eles são fontes dessa substância. Além disso, esses alimentos também são ricos em outros tipos de gorduras, vitaminas e minerais que também são essenciais para a saúde.

É sempre indicado consultar um médico antes de começar a tomar qualquer tipo de suplemento, inclusive o ômega 3. Essa recomendação é ainda maior para as mulheres que estão grávidas ou amamentando, idosos, crianças, adolescentes, quem sofre com alguma doença ou faz uso de outros suplementos e medicamentos.

Quem tem alergia à peixe ou a frutos do mar não deve tomar um suplemento de ômega 3 sem consultar um médico antes.

Considerações finais  

É importante escolher bem o seu suplemento de ômega 3, já que produtos baratos e de procedência duvidosa podem não conter a quantidade indicada da substância, além de poder estar contaminados com mercúrio e outros componentes tóxicos.

Para saber qual é a quantidade de ômega 3 que um suplemento possui, some as quantidades de EPA e DHA (ácidos graxos que compõe o ômega 3) listadas na embalagem. Geralmente, em uma porção de 2 cápsulas (de 1g de óleo de peixe cada) há 600 mg de ômega 3.

Muitos profissionais que são bastante favoráveis ao consumo de ômega 3 recomendam ingerir de 3 a 6 cápsulas por dia. Isso dá menos do que 2 gramas ao dia, quantia que fica dentro dos limites mencionados anteriormente como seguros.

Mas é importante lembrar que a dosagem precisa ser individual e, por isso, é necessário consultar um médico antes de começar a suplementar o ômega 3.

Vídeo

Confira o vídeo abaixo para saber mais sobre ômega 3.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que, em determinadas situações, o excesso ômega 3 faz mal? Já sentiu algum destes efeitos colaterais listados acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (62 votos, média 3,97)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

21 comentários em “Muito ômega 3 faz mal? Tem efeitos colaterais?”

  1. Por primeira vez tomei Ômega 3 e rapidamente comecei a sentir náuseas, vômitos e muita diarreia. Será normal….não tomo mais

  2. Se vc estiver tratando um.cancer pode tomar Ômega 3 de 1200 mg , sendo uma cápsula p manha e uma no almoço?

  3. Minha filha de 9anos esta começando a tomar neura ômega mais não tá conseguindo engolir será que posso colocar numa colher o óleo e dar a ela.? Não vai alterar o efeito?

    • A minha filha de 5 anos toma Ommax 3 que é feito para ser mastigado. Você pode perguntar para o pediatra se caberia no seu caso também.

  4. Estou tomando omega3, faz três , assim que tomo sinto azia e fico arrotando gosto de creme dental , será que é por causa da marca que é barata, queria saber se continuo tomando?

    • Omega 3 muito barato= com certeza não é de boa qualidade. Procure um omega 3 LIVRE de metais pesados, não gosto de fazer propaganda de marca, mas vou dar um conselho = procure omega 3 com o SELO IFOS ou MEG-3 que são empresas sérias que analisam se o mega 3 esta oxidado ( se o teu omega tem cheiro = com certeza esta oxidado e ai faz mal e da gosto ruim na boca) e se é livre d emetais pesados, diozins, fitalatos, parabenos ( substancia derivada de petróleo, pois muitos peixes estão contaminados por petroleo e meais pesados principalmente o mercúrio) Abraço e se pesquisar bem vai encontrar um bom omega, lembrnado que o ifos e a meg-3 não vendem omega 3, e sim conferem a sua qualidade pra permitir ou não o selo de garantia d apureza do omega 3.

  5. ,Estou tomando faz um mês OMEGA 3, tenho diagnóstico de Narcolepsia em tratamento com medicação , e notei a presença de episódio de sono durante o dia e muita moleza..Será que tem alguma coisa haver? Obriga

  6. eu comecei a tomar omega 3 elite 1000 quero saber se nao tem metais pesado ou mercurio se posso tomar

    • Sou contra fazer propaganda de uma marca, mas eu quero te ajudar então meu conselho = procure um omega -3 com SELO IFOS ou MEG-3 pois esse selo só é colocado em marcas de omega -3 que forma analisadas se tem ou não metais pesados, dioxinas fitalatos, bisfhenol A , parabenos = substancias derivadas do petroleo que muitos peixes estão contaminados ….Abraço e espero ter ajudado.

    • Oi tudo bem eu comprei dois frascos de um suplemento de ômega 3 comecei a tomar e eu não estou me sentindo bem não. Uma boa noite obg.

  7. Estou tomando ômega 3 a mais ou menos uma semana,tomo uma de manha e uma a noite.Não sinto nada graças a Deus,só percebi q estou tendo mais energia,sentia dores de cabeça constantes e depois do uso de ômega 3 não sinto mais.muito obrigado pelas dicas

    • Olá Leda Silva, poderia me falar só q tipo de ômega-3 Consumes e as q horas da manhã e q hora da da noite consumes, agradeceria, obrg.

  8. Ja tomei 48 capsulas de L-CAPS prescrito pela minha oftalmologista.
    Tenho senido um cansaço progressivo e inexplicavel. Coincidentemente isto comecou na mesma epoca que comecei com as capsulas. Hoje estive no Pronto SOCORRO e amedica que me atendeu pediu-me varios exames, sem os quais nao poderia dar um diagnostico.
    Nao mencionei que estava tomando esse suplemento porque nao imaginei que Omega 3 e 6 pudessem ter efeitos colaterais. Pesquisando no Google vi que isso pode ocorrer. Vou aguardar o resultado, com muita preocupacao.

  9. Olá, minha mãe estava tomando há um mês. Passou e sentir náuseas, tonturas e malguns estar. Pensou em parar de tomar o sulplementor e não teve mais os sintomas.

  10. Tenho 66 anos, sou hipertenso e diabético,já tomo omega 3 mais ou menos um ano, com a indicação do Dr. Lair e outros profissionais que publicam vídeos na internet. Mais nos deixa triste, quando vimos matérias dizendo que o omega, faz mal a próstata, faz mal pra o diabético. Outros dizem que faz bem, na realidade não sabemos mais em quem acreditar. Isso deve ser coisa mesmo do nosso Brasil. Mas eu ainda confio no Dr. Lair ribeiro, que dar omega 3 ate pra seus netos.

    • TUDO me excesso faz mal e esquecerem de falar sobre a QUALIDADE do omega 3, procuro omega 3 com selo do IFOS ou MEG-3 que vemd e empresas sérias que cuidam em relação a metais pesados, dioxinas, fitalatos, parabenos…. O Dr Lair Ribeiro ( que eu tbm acompanho e o admiro) ja falou = omega 3 barato = desconfie.. CUIDE SEMPRE A PROCEDENCIA, QUALIDADE de qualquer suplemento. Abraço e tudo de bom

  11. Tomei a capsula de omega 3 , depiis de 40 min senti uma moleza como se estivesse tonado calmante e em seguida soltou meu intestino , achei estranho , por isso entrei pra pesquisar , quanto ao intestino vi que pode acontecer , mas a moleza não vi nada a respeito .

  12. Parabéns pela materia, mostrou os beneficios e maleficios da Hipo e Hiper dosagens de Omega 3.
    Eu uso uma forma barata e saudavel de prover os omegas (3, 6 e 9), a semente de linhaca.
    Sempre coloco uma colher de sopa de farinha de linhaca no almoco.