Passando produto no rosto

Vinagre de Maçã no Rosto é Bom Mesmo? Para Que Serve?

O vinagre é uma substância extremamente versátil. Além do uso tradicional na cozinha como tempero e como produto de limpeza, o vinagre, especialmente o de maçã, pode trazer benefícios para o cabelo e até para a pele. Mas será que o mesmo produto que é usado como agente de limpeza pode ser aplicado em toda a pele, inclusive no rosto, que é uma parte tão sensível do nosso corpo?

Vamos mostrar abaixo se é bom mesmo o uso de vinagre de maçã no rosto, para que serve, quais são seus benefícios, dar dicas de como usar e indicar quais são os cuidados a serem tomados com esse produto quando aplicado diretamente na pele.

Vinagre de maçã no rosto

O vinagre de maçã é produzido através de maçãs que passam por um processo de fermentação duplo. Durante a fermentação, enzimas e outros nutrientes da maçã são preservados e geram benefícios incríveis no vinagre resultante, tornando possível o uso do vinagre de maçã para pele.

Para que serve

O vinagre de maçã serve para nutrir, limpar e lutar contra micro-organismos, além de manter a pele suave e limpa.

Benefícios

O vinagre de maçã apresenta diversos benefícios para a saúde em geral, como a presença de potássio e cálcio, que ajudam a manter os dentes fortes e saudáveis, a presença de pectina, que auxilia no controle da pressão arterial e na redução do colesterol “ruim”, além de ser bom para a manutenção da saúde do cabelo.

Quanto aos benefícios para a pele, o vinagre de maçã se destaca pelos motivos abaixo.

1. Propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas

Diferente de outros tipos de vinagre, que passam por processos de destilação que retiram praticamente todas as substâncias e nutrientes de sua composição, o vinagre de maçã mantém as suas propriedades, incluindo a presença de ácido málico, que confere propriedades contra vírus, bactérias e fungos. Além do ácido málico, o ácido acético é capaz de matar diversos tipos de bactérias.

2. Tratamento de acne

As propriedades citadas no item anterior podem ser bastante úteis durante o uso de vinagre de maçã rosto de pessoas que sofrem com cravos e espinhas, por exemplo.

Aplicar vinagre de maçã no rosto pode ajudar no tratamento de acne através da ação contra as bactérias que causam o problema. Além disso, o vinagre de maçã ajuda a retirar a oleosidade da pele, desobstruindo os poros.

3. Controle do pH e redução da oleosidade

O vinagre de maçã, por ser levemente ácido, ajuda a normalizar o pH da pele, mantendo a mesma saudável. Dessa forma, lavar o rosto com uma solução de vinagre, além de limpar os poros, pode ajudar a equilibrar o pH da pele. Um pH adequado resulta em uma pele tonificada com sebo na medida certa, nem ressecada e nem oleosa demais.

4. Saúde e jovialidade da pele

O vinagre também ajuda a diminuir a secreção excessiva de óleo na pele, limpando bem a região e agindo como um produto rejuvenescedor. A presença de betacaroteno no vinagre é capaz de combater os radicais livres que podem estar envolvidos com processos de envelhecimento, reduzindo rugas e outras manchas relacionadas à idade.

5. Vitaminas

A presença de diversas vitaminas como as vitaminas A, C, E e as vitaminas do complexo B como a B1, B2 e B6 nutre a pele. Algumas delas, como a vitamina C, atuam estimulando a síntese de colágeno, dando elasticidade e um aspecto jovem à pele, deixando-a com aparência saudável e bonita.

6. Clareamento da pele e redução de manchas relacionadas à idade

O vinagre é capaz de clarear a pele e ajuda na eliminação de alguns tipos de manchas, principalmente aquelas relacionadas com o passar dos anos. Isso ocorre porque o vinagre apresenta grande quantidade de alfa hidroxiácidos que ajudam na remoção de camadas de pele morta, resultando em uma pele nova e mais saudável que a anterior.

Além de manchas, o vinagre de maçã pode ser usado no combate as rugas, ajudando a suavizar as linhas do rosto.

7. Tratamento de alergias

Você pode usar vinagre de maçã no rosto também para tratar picadas de insetos e alguns tipos de alergias de pele. Nesse caso, o vinagre age de forma similar ao tratamento de acne, reduzindo processos inflamatórios e desintoxicando a pele da substância alérgena.

8. Limpeza profunda

O uso regular de vinagre de maçã no rosto ajuda a remover toxinas da pele e manter a face extremamente limpa, o que resulta em uma pele brilhante e suave.

9. Suavização de queimaduras solares

Se você ficou exposto ao sol sem proteção adequada e queimou a pele, é possível utilizar uma solução de vinagre para ajudar a reestabelecer o pH natural da epiderme e suavizar a queimadura, deixando a pele suave e refrescante.

Como usar

Na maioria dos casos, é recomendado diluir o vinagre para evitar agressões à pele, principalmente no rosto, que é uma região tão sensível. Dessa forma, é recomendado sempre diluir o vinagre em água e testar em uma região menos sensível da sua pele, como nos braços ou nas mãos, e observar como a pele reage antes de aplicar sobre o rosto.

– Manchas ou rugas

Na redução de manchas no rosto, é possível lavar o rosto com uma solução de vinagre em água. Para potencializar os efeitos, é recomendado aplicar um algodão umedecido em vinagre e aplicar diretamente sobre a mancha. Deixe a substância agir por cerca de 20 a 30 minutos e lave o rosto com água fria e seque. Fazendo isso duas vezes por dia diretamente na mancha por seis semanas você observará ótimos resultados.

– Acne

Para tratar acne, a maioria das pessoas usa cerca de 10% de vinagre em água. A aplicação geralmente é feita com um algodão embebido na solução, que pode ser passado no rosto previamente limpo e seco.

– Alergias

Na aplicação em picadas de insetos ou alergia, o vinagre de maçã pode ser aplicado com um algodão umedecido que deve ser pressionado sobre a pele por pelo menos 30 segundos na região afetada.

– Esfoliante

Para usar o vinagre de maçã no rosto como um esfoliante, é possível potencializar os efeitos usando uma receita bem simples que inclui uma colher de chá de vinagre de maçã, uma colher de chá de mel, uma colher de chá de chá verde, 5 colheres de chá de açúcar e meia xícara de água.

Prepare o chá, coe e reserve até esfriar. Enquanto isso, dilua o vinagre na água, adicione o mel e o açúcar e misture bem. Quando o chá verde estiver frio, misture tudo e aplique sobre a pele usando algodão ou os dedos esfoliando a pele suavemente. Deixe a mistura secar sobre a pele e depois enxague bem com água.

Neste caso, o chá verde ajuda pois contém antioxidantes poderosos que ajudam a reduzir processos inflamatórios em curso. O mel ajuda a acalmar e hidratar a pele durante a esfoliação. Já os grânulos de açúcar e o vinagre de maçã esfoliam a pele e removem toda a sujeira, além de desobstruir os poros e permitir que a pele esfoliada seja renovada.

– Queimaduras solares

Para queimaduras do sol, misture meia xícara de vinagre com quatro xícaras de água e aplique a solução sobre a pele queimada. Além de agir como uma substância calmante, o vinagre de maçã evitará a formação de bolhas.

Dicas

Você sabia que é possível produzir o seu próprio vinagre de maçã em casa? Por se tratar de uma processo de fermentação natural, tudo o que você precisa são maçãs, água, açúcar, um recipiente de vidro, um filtro simples de papel ou um coador de café e um local quente e escuro.

Para produzir o seu vinagre de maçã, comece colocando as cascas e/ou a “carne” do fruto em um recipiente grande de vidro como uma jarra. Dissolva uma colher de sopa de açúcar em uma xícara de água e adicione aos pedaços de maçã até que cubra toda a maçã. Não encha todo o recipiente. Cubra o recipiente escolhido com um filtro de café ou coador e prenda com um elástico para não soltar. Depois disso, basta deixa o frasco em um local quente e escuro por cerca de 2 semanas, mexendo a mistura umas 3 vezes por semana.

Depois de aproximadamente 2 semanas, coe a mistura obtida e deixe apenas o líquido descansando por mais 2 ou 4 semanas para pegar o gosto. Depois disso, seu vinagre estará pronto para uso e basta armazená-lo em um recipiente com tampa.

Cuidados

Não aplique o vinagre de maçã no rosto muito concentrado ou com força sobre a pele. Ainda que fraco, o vinagre é um ácido e pode agredir e até queimar a pele se usado de maneira abrasiva. É necessário diluí-lo, usando pelo menos metade da medida de vinagre e a outra metade de água ou usar até mais água do que isso se a sua pele for sensível.

A menos que sua pele seja extremamente oleosa, não é recomendado usar vinagre todos os dias na pele.

Não existem estudos científicos detalhados sobre os benefícios do vinagre de maçã para pele. Porém, a pesquisa indica que se trata de uma substância segura e, se usada com cuidado e diluída, não causa danos à pele.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar do uso do vinagre de maçã no rosto e seus benefícios para a pele? Já experimentou e teve bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. eduardo flavio da silva tapajós

    fiquei sabendo agora com essa reportagem

  2. Faz menos de uma semana que comecei usar o vinagre de maçã diluído na água no, sempre antes de ir dormir e no dia seguinte retiro. Tinha uma mancha de acne no rosto e notei uma diferença enorme nela, está clareando rapidamente. Sem falar que as espinhas já não aparecem mais com tanta frequência.
    Realmente essa técnica é ótima para a pele, não me restam dúvidas.
    Obs: sempre lavo o rosto no dia seguinte e uso protetor solar, pois se não usar pode causar manchas na pele.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*