Vinho engorda ou emagrece?

Especialista:
atualizado em 16/02/2021

Tomar uma taça de vinho no jantar ou um pouco antes de dormir proporciona uma sensação de relaxamento fornecendo poucas calorias, e portanto o vinho normalmente não engorda. Por isso, muitas pessoas bebem vinho após um dia estressante ou simplesmente para apreciar seu sabor.

  Continua Depois da Publicidade  

O fato é que, além do prazer ao beber vinho, ele também faz bem para a saúde, pois é cheio de antioxidantes e auxilia na digestão dos alimentos. No entanto, se consumido em excesso, pode levar ao aumento do peso.

Mas sendo direto, o vinho engorda mesmo, por si só?

taça de vinho tinto

Estudos científicos a respeito do vinho e suas calorias ainda não chegaram a uma conclusão sobre seus efeitos no peso. No entanto, em excesso, é muito provável que ele colabore para o aumento do peso. Para não influenciar nos quilos a mais, a quantidade de consumo sugerida é de até duas taças no jantar.

Além da quantidade, outro fator que deve ser considerado é o tipo de vinho. A uva utilizada e o processo de produção podem influenciar na quantidade de calorias da bebida, e com isso fazer com que o vinho engorde ou não. Isso porque os dois fatores responsáveis pelas calorias dessa bebida são o açúcar e o álcool.

Assim, quanto maior seu teor alcóolico, mais calorias. E o mesmo vale para o açúcar – quanto mais doce, mais calórico.

Os tipos de vinhos que possuem mais calorias são os encorpados, como o porto, tokay ou muscat. Todos esses são mais alcoólicos e doces, e, portanto, mais propensos a ter mais calorias. Portanto esses vinhos são capazes de engordar mais.

Estima-se que eles podem ter até duas vezes mais calorias do que um vinho branco seco. No entanto, a boa notícia é que geralmente não conseguimos ingerir altas quantidades de vinhos encorpados de uma só vez.

Já os vinhos que contém menores quantidades de calorias são os menos alcoólicos e menos doces, como o vinho branco seco. Para checar essa informação, você pode olhar o rótulo da garrafa, onde está anotado o teor de álcool. Quanto menor o número, menos calorias.

No entanto, as calorias não são tão importantes para quem aprecia um bom vinho. Isso porque um teor alcóolico mais elevado significa que as uvas estavam apropriadamente maduras, e, portanto, um vinho de melhor qualidade.

As calorias no vinho fazem engordar?

Fazer o cálculo da quantidade de calorias em uma taça de vinho é relativamente simples. Para isso, você precisa saber qual a quantidade de vinho que vai beber e qual o teor alcoólico do vinho, que é medida em porcentagem encontrada no rótulo.

  Continua Depois da Publicidade  

Com esses números em mãos, divida a quantidade que está bebendo por 30, multiplique o resultado pelo teor alcóolico e por 1,6.

Por exemplo, se você está bebendo 150 ml de vinho tinto com uma graduação alcoólica de 10%, sua equação será: (150 : 30) x 10 x 1,6. Essa quantidade de 150 ml de vinho contém 80 calorias.

É importante lembrar que esse cálculo das calorias é estritamente para o álcool no vinho. Se a bebida contiver sabores adicionados, ela terá mais calorias.

Em média, a maioria dos vinhos tintos oferece de 80 a 120 calorias por 150 ml. Portanto o consumo com moderação do vinho não faz engordar.

O vinho emagrece?

O simples ato de tomar vinho não resultará em uma perda de peso significativa. Isso porque, no processo de digestão do álcool não há uma queima considerável de calorias, diferente do que ocorre nos alimentos termogênicos.

Vinho ou cerveja? Qual engorda menos?

brinde com canecas de cerveja
A cerveja engorda mais que o vinho

Considerando uma média de 100 calorias em uma taça de vinho, um copo de cerveja, daqueles servidos em bares (300ml) tem aproximadamente 150 calorias. 

Além disso, a lógica é que a quantidade de cerveja consumida seja maior do que a de vinho. Portanto, normalmente a cerveja engorda muito mais que o vinho. 

Troca de calorias

O vinho não é uma das bebidas mais calóricas. Portanto, pode ser uma boa opção se você está tentando perder peso.  

  Continua Depois da Publicidade  

Mas fique atento! Se notar que ao beber vinho seu apetite aumenta e te leva a comer mais, principalmente petiscos, como queijo, ou chocolate, pode ser mais difícil se manter focado na dieta. Portanto neste caso, o vinho pode engordar indiretamente.

Benefícios do vinho

Embora o vinho tinto possa não atuar diretamente na perda de peso, ele tem outros benefícios para nosso organismo. Por exemplo, uma ou duas taças de vinho tinto por dia podem ajudar a aumentar o colesterol bom no seu corpo.

Além disso, o vinho tinto contém substâncias chamadas de flavonoides e resveratrol. Estes são antioxidantes que previnem a formação de placas nas artérias, contribuindo para a saúde do sistema cardiovascular.

Para usufruir dos benefícios do vinho tinto, beba apenas a quantidade recomendada por dia. O ideal é que homens consumam até duas taças por dia, e mulheres apenas uma.

Assista no vídeo abaixo nossa nutricionista falando se o vinho engorda ou emagrece, os cuidados e dicas importantes.

Gostou das dicas?

Fontes e referências adicionais

Qual é a quantidade e a frequência com a qual você toma vinho? Você acredita que, no seu caso, o vinho engorda ou emagrece? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (62 votos, média: 3,77 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

16 comentários em “Vinho engorda ou emagrece?”

  1. Eu tomo cerveja sexta sabado e domingo e quero parar agora quero tomar vinho tinto pergola sera que uma duas garrafas nesses três dias vai me ajudar a ganhar mas peso? Pq eu estou acima do peso.

  2. tomo 2 garrafas por dia, não vejo mudança em meu corpo (engordar) porem treino bem…. melhor beber do que comer.

    • Mandou bem Diego, mas duas garrafas acho muito. Talvez não, dependendo de seu peso… tenho 40 anos, 85 quilos e tomo 750ml (uma garrafa) por dia, de vinho tinto (sempre tinto) e seco. Tenho uma alimentação balanceada, só como legumes, verduras, carne vermelha duas vezes por semana, doce uma vez e vinho todo dia… meu dia de trabalho é bem intenso e a noite estou cursando uma terceira faculdade, e vou bebericando na aula mesmo, numa garrafinha apropriada. Isto, a mais ou menos 5 anos. Estou com o corpo muito melhor de saúde e estética do que quando tinha 35 e muita disposição. Entendo que para cada pessoa é de um jeito, mas para mim, é excelente.

  3. XIIIIII kkkkkkk ..Eu antes nao bebia tanto vinho era magra ..ai pra tirar o stress do meu trab e pra dormir mais pesado comecei a beber vinhos TODOS OS DIAS …ja tomei ate 3 litros por dia kkkkk nao sei quem me trouxe pra casa …E REALMENTE TUDO Q SE ABUSA TEM AS CONSEQUENCIAS EU ENGORDEI UNS 15 KL….ai um dia resolvi fazer um teste ….parei de beber todos os dias so final de semana ….realmente em menos de 1 mes perdi 6 kl …mas detalhe continuo com a mesma alimentaçao mas diminui o vinho …so q tem uma coisa eu bebo faz muitos anos ..nao engordei de uma hr pra outra foi aos poucos …olha eu tenho 40 anos mas nao aparento minha idade pois eu nem sei o q e rugas no meu rosto …aparento ter uns 34 anos e o vinho tbm faz vc ir no banheiro melhor q muitos remedios laxante q tem por ai ok….

  4. Fiz barbárica e como muito pouco. Mas estou tomando muito vinho ele desse redondo de golinho em golinho eu tomo mais de um litro porem quando não tomo fico anciosa e bilisco todo tempo e sinto vontade de comer doces tomando o vinho não tenho essa vontade será que estou virando alcolatra

  5. Gosto muito de vinho branco ou tinto, ambos seco. Mas tomo apenas duas taças ao dia. Será que prejudicará meu regime?

    • O vinho é a melhor opção de álcool que existe, na realidade, mas o ideal seria que evitasse. Mas também não faz mal tomar apenas uma tacinha por dia, pois contém poucas calorias e até oferece alguns benefícios à saúde. Só não exagere!