Publicidade

 

Queijos

Calorias do Queijo – Minas, Branco, Coalho, Mussarela e Mais

Produzido a partir do leite de vaca, cabra, búfala, ovelha e outros mamíferos, o queijo já é conhecido do homem há mais de 5 mil anos, desde a época em que as primeiras ovelhas começaram a ser domesticadas. E se no início da fabricação do laticínio existiam somente alguns poucos tipos de queijo, chegamos ao século XXI com quase 2 mil tipos de queijos sendo produzidos ao redor do mundo, sendo grande parte deles na França, o maior consumidor da iguaria no mundo.

Publicidade

E se os franceses estão no topo com um consumo per capita de quase 30 quilos do alimento por habitante por ano, nós brasileiros ainda estamos bem atrás: consumimos “somente” 5 quilos de queijo por ano. Apesar disso, o lançamento nos últimos anos de queijos mais leves e menos calóricos tende a aumentar o consumo do alimento por aqui, já que muitas pessoas deixaram de comer o laticínio por acreditar que queijo engorda e atrapalha a dieta.

Mas será verdade mesmo? Ou será que você pode comer queijo sem preocupação? Continue lendo para saber quais são as calorias do queijo de acordo com seus principais tipos à venda no Brasil e aproveite para conhecer um pouco mais sobre o delicioso laticínio e maneiras de incorporá-lo na sua alimentação sem prejudicar a dieta.

Propriedades do Queijo

Antes de sabermos quais sãos as calorias do queijo, vamos conhecer rapidinho as principais propriedades nutricionais do laticínio – tendo em mente, é claro, que esses valores variam muito função do tipo de queijo e também do fabricante.

Enquanto alguns queijos – como o cottage – possuem 4% de gordura e 11% de proteína em sua composição, outros chegam a conter 37% de gordura e 7% de proteína – como é o caso dos queijos mais cremosos, como o cream cheese e o catupiry.

Em geral, a grande maioria dos queijos é uma boa fonte de cálcio, fósforo, proteína (e gordura). Os queijos também contêm triptofano, um amino ácido que está ligado à melhora do humor e à redução do estresse.

Calorias do Queijo Mussarela

22-TIPOS-DE-QUEIJO-mozarella

Graças ao seu sabor caracteristicamente lácteo e fresco, e também pela textura adquirida após o derretimento (quem não adora aquela pizza com queijo puxando?), a mussarela (ou mozzarella, ou ainda muçarela) se tornou o queijo mais consumido no Brasil e um dos mais conhecidos em todo o mundo.

Se originalmente a receita italiana pedia o uso de leite de búfala, atualmente no Brasil o queijo é feito em grande parte com o leite de vaca, mais abundante e também mais interessante financeiramente.

Publicidade

Uma fatia de 20 gramas de mussarela contém 65 calorias. A mesma porção de mussarela light fornece aproximadamente 53 calorias – e, dependendo da marca, até 25% a menos de gordura.

Calorias da Ricota

ricota

Com um sabor suave e com baixo teor de gordura, a ricota é um dos queijos a se tornar sinônimo de alimentação regrada e dieta, pois possui fácil digestão e pode matar aquela vontade de comer queijo sem que você precise exagerar nas calorias. Uma porção de ½ xícara de ricota (60 gramas) contém 104 calorias. Já uma colher de sopa (20g) do queijo mais cremoso fornece 35 calorias.

Calorias do Queijo Prato

download (3)

O queijo prato é um dos queijos mais populares do Brasil, sendo utilizado principalmente para consumo fresco e no preparo de sanduíches. Calórico, o queijo prato fornece quase 60 kcal por fatia – ou o equivalente a 395 calorias por porção de 100 gramas.

Calorias do Queijo Minas

1268941114_81394196_1-Fotos-de-DISTRIBUIDOR-DE-QUEIJO-MINAS1

O tradicional queijo mineiro pode ser encontrado em duas variedades: queijo minas frescal e meia cura. Como o nome já sugere, a principal diferença entre eles é o tempo de produção e maturação. Enquanto o minas frescal pode ser comercializado após 4-10 dias de preparo, o meia cura necessita de pelo menos o dobro de tempo para ficar pronto para a comercialização.

Como o processo de maturação elimina água e assim concentra as gorduras do queijo, o meia cura torna-se bem mais calórico que o queijo frescal. Enquanto o minas frescal contém 203 calorias por porção de 100 gramas, a mesma quantidade de minas meia cura fornece 399 calorias.

E se você está precisando reduzir as calorias, saiba que as calorias do queijo minas frescal light são ainda menores: o da marca Danúbio, por exemplo, contém somente 138 calorias por porção de 100 gramas (ou 42 calorias por fatia de 30 gramas).

Calorias da Mussarela de búfala

download (2)

Mais leve e saudável que a mussarela tradicional, a versão produzida à base de leite de búfala é bastante versátil e pode ser consumida ao natural ou fazer parte de inúmeras receitas. Quando comparado com a mussarela comum, o queijo produzido com leite de búfala contém 48% mais proteína e cerca de 52% mais cálcio, além de ser também menos calórico.

Enquanto a mussarela tradicional contém 100 calorias por porção de 30g, a mussarela de búfala fornece 90 calorias na mesma porção (que seria equivalente a uma “bola” do queijo).

Calorias do Queijo Coalho

images (1)

Tradicional na região nordeste do Brasil, o queijo coalho tornou-se um favorito daqueles que estão está na praia ou mesmo de quem está em casa fazendo um delicioso churrasco com os amigos. E apesar de não ser um dos queijos mais calóricos, o problema com o queijo coalho é que é praticamente impossível comer um só.

Um espeto com um pedaço de queijo coalho de 60 gramas assado fornece 168 calorias, cerca de 15% a mais do que o queijo coalho light, que contém 142 calorias.

Publicidade

Calorias do Queijo Branco

queijo_min_dbce-868239

Conhecido pelo sabor suave e quase sem odor, o queijo branco virou sinônimo de alimentação light e seu consumo parece ser quase obrigatório por quem está fazendo dieta. Mas apesar da fama, o queijo branco não é exatamente o queijo mais magro do mercado: aliás, quando comparado ao queijo prato e ao provolone, o queijo branco pode até ser mais calórico que ambos dependendo da marca.

Isso não significa, é claro, que ele seja o pior dos queijos, afinal de contas, a quantidade de calorias deve ser somente um dos fatores analisados ao escolher um alimento. Concentração de vitaminas, minerais, proteínas e gordura são alguns outros muito mais importantes que devem guiá-lo na escolha do melhor queijo para sua alimentação.

Com 357 calorias por porção de 100 gramas, o queijo branco contém menos gordura saturada e menos colesterol que grande parte dos queijos amarelos.

Calorias do Queijo Parmesão

img_como_fazer_queijo_parmesao_3405_300

Mais um dos inúmeros queijos de origem italiana, o parmesão é conhecido como um queijo de massa cozida, que fica em uma salmoura durante 11 dias e posteriormente passa por uma maturação que pode durar de seis meses a um ano.

Indicado para consumo in natura ou para gratinar massas, o parmesão é parte indissociável do macarrão com molho e também não pode faltar na pizza quatro queijos.

Uma fatia de 30 g do queijo duro contém 123 calorias, 9,8 gramas de proteínas e outras 9,3 gramas de gordura. Devido ao grande teor de sódio utilizado na fabricação do queijo, recomenda-se consumir o parmesão com moderação, já que uma única fatia fornece 10% do total da ingestão diária de sódio recomendada.

Calorias do Catupiry 

pipo-12-camarc3a3o-com-catupiry

Apesar do catupiry ser um tipo de requeijão, o nome ficou associado a um queijo cremoso e de sabor característico, bastante utilizado em pizzas, salgados e receitas típicas. Nascido há quase 100 anos no estado de Minas Gerais, o catupiry atual passou por inúmeros produtores e sofreu modificações na receita. Se antes o ingrediente principal era queijo, hoje é possível encontrar diversas marcas no mercado com produtos ricos em amido de milho e demais ingredientes que servem para agregar volume ao produto ao mesmo tempo que permitem reduzir o custo (e alterar a qualidade).

Uma colher de sopa do catupiry tradicional (que durante muito tempo foi comercializado em caixinhas de madeira) contém 68 calorias.

Calorias do Queijo Provolone

download (1)

Compacto e duro, o provolone tem cor amarelada e sabor marcante e agradável. Em geral defumado, o provolone pode ser utilizado como cobertura na pizza ou como petisco.

Publicidade

Um pedaço pequeno (15 gramas) do queijo contém 51 calorias, ou o equivalente a 340 calorias em uma porção de 100 gramas. A pizza quatro queijos também não fica muito atrás: com mais de 400 calorias por pedaço, é uma das pizzas mais calóricas do cardápio.

Calorias do Queijo Cheddar

images

De origem inglesa, o cheddar tornou-se bastante popular nos Estados Unidos, de onde se espalhou para o restante do mundo. Enquanto o queijo inglês original seja natural e possua coloração clara, a versão norte-americana é processada e apresenta uma cor amarela intensa (quase laranja).

Muito utilizado fundido, na forma de creme (tal qual o catupiry) o cheddar tem sabor acentuado e se caracteriza pelo alto valor energético: uma fatia de 30 gramas do queijo contém 120 calorias. Ou seja, praticamente 400 calorias em uma porção de 100 gramas.

Calorias do Polenguinho

Duas características ajudaram a tornar o Polenguinho um dos queijos mais famosos do Brasil: a cremosidade e a praticidade. De sabor agradável e não necessitando de refrigeração, o polenguinho agrada todas as idades e pode ser consumido tanto em lanches como puro.

Mas isso não significa que seu consumo deva ser totalmente indiscriminado, já que uma única unidade de polenguinho tradicional (20g) contém 62 calorias. Já as calorias do polenguinho light são 17% menores: 52 kcal por embalagem individual.

Calorias do Queijo gorgonzola

queijo gorgonzola

Originado na região de Gorgonzola, na Itália, o queijo homônimo é um dos mais conhecidos do mundo, tanto pelo sabor como pelo aroma marcantes. O gorgonzola é considerado um queijo azul, o que significa que durante seu processo de maturação fungos são injetados diretamente no queijo, o que lhe confere sua coloração verde característica.

Com 330 calorias por porção de 100 gramas (ou 100 calorias por fatia de 30g), o queijo gorgonzola contém ainda 26 gramas de gordura e 19 gramas de proteína.

Calorias do Queijo de cabra

chevre-e1281604234908

Conhecido também como Chèvre e rico em vitamina A, o queijo de cabra é mais difundido em países europeus, já que aqui no Brasil seu consumo ainda pode ser considerado bastante restrito.

Uma xícara do queijo de cabra (120 g) fornece 321 calorias- ou 81 calorias por fatia de 30g.

Calorias do queijo Cottage

Queijo-Cottage-04

Assim como a ricota, o queijo cottage é bastante leve e quase não possui gorduras: são somente 54 calorias por porção de ½ xícara, e menos de 2 gramas de gordura na mesma porção.

E outra boa notícia para quem está fazendo dieta: o queijo cottage é rico em proteínas (quase 8 gramas em ½ xícara), nutriente essencial para manter a saciedade por mais tempo e também para auxiliar na manutenção e ganho de massa muscular.

Calorias do Cream Cheese

download

De sabor suave, o creem cheese se caracteriza tanto pela maciez quanto pelo teor de gorduras. Cerca de 34% do queijo é formado por lipídios, o que é equivalente a 7 gramas de gordura em uma única colher de sopa do queijo.

A mesma porção de cream cheese (1 colher de sopa cheia, ou 20 gramas) fornece 69 calorias e 1,2 g de proteínas.

Calorias do Requeijão

Onipresente nas mesas de quase todo o Brasil durante o café da manhã, o requeijão pode ser um grande vilão das dietas, uma vez que é muito fácil exagerar na quantidade sem realmente se dar conta. Uma única colher de 30 gramas do queijo cremoso fornece 74 calorias e 3 gramas de gordura.

A dica para quem está cuidando da silhueta é optar pelo requeijão light: são 41 calorias por colher, ou 137 calorias a cada 100 g.

Calorias do Queijo Brie

brie

O queijos brie se caracteriza tanto pela consistência pastosa como por possuir uma crosta branca aveludada, resultado da ação de um fungo. De sabor intenso, o brie é considerado um queijo “difícil”, pois requer paciência e determinadas combinações para ser melhor apreciado.

Uma fatia do queijo brie contém 104 calorias – ou 347 calorias por porção de 100 gramas.

Calorias de alguns outros tipos de queijo

Veja as calorias de outros queijos consumidos no Brasil (fatia de 30g):

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

  • Camembert: 84 kcal
  • Emmenthal suíço: 119 kcal
  • Estepe: 100 kcal
  • Gouda: 107 kcal
  • Gruyère: 115 kcal
  • Pecorino: 128 kcal
  • Roqueford: 120 kcal
  • Suíço: 122 kcal
  • Mascarpone: 125 kcal
  • Edam: 108 kcal
  • Reino: 115 kcal
  • Feta: 80 kcal
  • Chancliche com zattar: 71 kcal

Dicas

  • Ainda que alguns dos queijos amarelos forneçam a mesma quantidade de calorias do queijo branco, a troca não vale a pena: quanto mais amarelo for o queijo, maior o teor de sódio e gordura, dois dos principais vilões que podem atrapalhar ainda mais a sua dieta.
  • O queijo cottage, a ricota e o minas frescal light são ótimas opções tanto para o café-da-manhã como para o seu lanche pós treino, pois fornecem uma boa quantidade de proteínas mas quase não contêm gorduras.
  • Se você está fazendo dieta e sabe que tem dificuldade para resistir aos queijos mais saborosos e pesados, evite tê-los em casa. Estoque a geladeira com queijos brancos magros e deixe os queijos mais gordurosos somente para ocasiões especiais.

ranking-dos-queijos-2

  • Agora, se você não tem problemas com a balança mas sofre de intolerância à lactose (e mesmo assim não consegue ficar longe dos queijos) saiba que, quanto mais amarelo for um queijo, menor o teor do açúcar do leite. Ou seja, o queijo cottage tem muito mais lactose que o queijo parmesão, por exemplo. Mas isso não significa, é claro, que você deva comprar uma peça inteira e sair comendo de colher: nós já vimos que esses queijos são ricos em gordura saturada, que quando em excesso pode trazer riscos ao sistema cardiovascular.
  • Muita gente enjoa da ricota e do cottage porque insistem em sempre consumir os queijos sem tempero: como são dois queijos de sabor suave, é fundamental que você os tempere com ervas variadas e até mesmo um fio de azeite para melhorar o sabor e se sentir mais saciado com o alimento.
  • Para saber qual é o melhor queijo para sua dieta, olhe no rótulo: além de conter poucas calorias, ele também deve ser pobre em sódio e gorduras.
  • E por último, a dica mais importante de todas: o queijo pode fazer parte da sua dieta para emagrecer, mas deve ser consumido com moderação. Sempre dê preferência a alimentos naturais e menos processados, que naturalmente contêm menos sódio e gordura.

Quais são os tipos de queijo que você come com mais frequência no dia a dia, e quais são os seus preferidos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,14 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Amei esta reportagem sobre a caloria de estos queijos mais consumidos no Brasil, apesar de serem menos conhecidos gostaria de saber a caloria de eatos dois queijos

    1º) queijo quark
    2º) Tvorog (apesar do Google fazer a tradução como ricota, eu tive a oportunidade de provar e apesar da aparecia ser semelhante à ricota posso garantir que o sabor é bastante diferente e pelo que fui informada o processo de ser feito é diferente da nossa ricota, ya que nossa ricota é feita com o soro do leite.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×