Queijo Coalho Engorda?

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Os queijos, além de deliciosos, são alimentos bastante saudáveis. Temos, no Brasil, queijos regionais artesanais muito saborosos e apreciados.

Em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, temos os principais produtores de queijo coalho, que deixou o Nordeste e migrou para os estados do sul e sudeste, ganhando apreciação e se tornando hábito em várias ocasiões. Mas será que o queijo coalho engorda?

Como surgiu o queijo coalho?

Algumas coisas são obras do acaso, o queijo coalho é uma delas. Não foi desenvolvido mediante pesquisas e estudos, apenas aconteceu, por uma feliz reação química, não programada, porém bem sucedida.

Os sertanejos, há muitas décadas atrás, ao viajarem, costumavam armazenar o leite em uma espécie de mochila, conhecidas como matulão, que eram confeccionadas a partir do estômago de animais. Com o passar do tempo, o que era leite se transformava numa pasta.

Ao provarem, notaram um sabor agradável. O fato ocorria devido a enzimas digestivas ainda presentes nos matulões usados para o armazenamento, que ao entrar em contato com o leite, o coagulava, transformando-o numa iguaria, apreciada por todos.

Atualmente, o processo faz uso de um coalho industrializado, que chega aos mesmos resultados. Após a fase de coagulação, a massa láctea será prensada, depois disso, colocada em formas, aí então haverá a necessidade de prensá-la novamente, só então será salgada e embalada, podendo ou não passar por maturação.

Queijo coalho engorda? 

Embora muito saudável, o queijo coalho apresenta um alto teor de gordura. As formas tradicionais vendidas no palito, em média, pesam 50 gramas. Podemos considerar que, ao consumir apenas um palito de queijo coalho, 37% das necessidades diárias recomendadas de gordura saturada estarão sendo ingeridas, portanto, se consumido sem moderação, queijo coalho engorda. Três palitos batem facilmente a meta diária de gordura!

O agravante é que a maioria das pessoas utiliza o queijo coalho como ingrediente de receitas calóricas, ou acompanhando outras igualmente gordurosas.

Portanto, é preciso estar ciente de que a grande maioria das calorias do queijo coalho são provenientes de sua gordura. Queijo coalho engorda se não for consumido com moderação!

A boa notícia é que já existe a versão light do produto, que em 100 gramas fornecerá 236 calorias. Ainda é um valor alto, mas, ao menos, há uma pequena redução calórica em relação ao produto convencional.

Características principais

  • Resistente ao calor;
  • Massa branca, com umidade variando entre média e alta;
  • Pouco salgado;
  • Grau de acidez leve;
  • Sua casca é muito fina, às vezes, se funde com a massa do queijo;
  • Poderá ser assado ou tostado.

Benefícios do queijo coalho para a saúde

  • Ajuda a prevenir o câncer, segundo estudos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
  • Regula a flora intestinal;
  • O cálcio ajuda a prevenir a osteoporose;
  • Facilita a absorção de zinco pelo organismo;
  • Ajuda a evitar ataques cardíacos, tromboses e derrames;
  • Evitar a arteriosclerose;
  • Possui propriedades antioxidantes;
  • É um alimento funcional.

O que é um alimento funcional?

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), define alimento funcional como sendo “todo alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido, como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde.”

Embora o queijo coalho apresente todos esses benefícios, seu consumo deverá ser moderado, uma vez que em grandes quantidades, o consumo de queijo coalho engorda.

Propriedades do queijo coalho

Assim como a maioria dos queijos, o queijo coalho também apresenta propriedades essenciais ao organismo.

  • Proteínas: Sua principal proteína é a caseína, de alta qualidade, capaz de fornecer ao corpo todos os aminoácidos essenciais à saúde;
  • Carboidratos: A lactose é o principal carboidrato do leite. Devido aos processos de maturação, os níveis de lactose costumam cair consideravelmente, o que poderá permitir que seja tolerado, em alguns casos, por pessoas com intolerância à lactose, porém, isso não é uma regra que se aplica a todos;
  • Gorduras: A gordura estará presente em todos os tipos de queijo, o que varia é porcentagem. Enquanto queijos comuns chegam a 35% de gordura, o mais magro deles, que é o cottage, tem apenas 4.3%. A gordura não somente ajuda a dar sabor ao queijo, como também é responsável pelos ácidos graxos, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico;
  • Vitaminas: O queijo é rico em vitaminas lipossolúveis, hidrossolúveis, vitamina B12 e etc. A porcentagem dessas vitaminas varia de um tipo para outro, devido aos processos de fabricação, fermentação e maturação;
  • Minerais: Os minerais variam entre os tipos por razões similares às vitaminas. Porém, os principais minerais presentes no queijo são:
  1. Cálcio  que fortalece os ossos, dentes e unhas;
  2. Fósforo – também importante para os ossos e dentes, como também para que nossos tecidos se desenvolvam normalmente;
  3. Magnésio – em pequenas quantidades;
  4. Zinco – também quantidades mínimas;
  5. Sódio – é adicionado durante o preparo, mas, por ser prejudicial quando em excesso, seria interessante buscar queijos com baixo teor de sal.

Valor nutricional do queijo coalho em 100 gramas

  • Calorias – 301
  • Carboidratos – 1.86 g
  • Gorduras – 26.37 g
  • Colesterol – 82.53 mg
  • Proteínas – 24.86 g
  • Gorduras totais – 21.62 g
  • Gorduras saturadas – 16,03 g
  • Gorduras monoinsaturadas – 6.93 g
  • Gorduras poli-insaturadas – 0.22 g
  • Ômega 3 – 0.04 g
  • Ômega 6 – 0.18 g
  • Trans-isômeros – 0.85 g

Contraindicações 

  • Intolerantes à lactose devem evitar o consumo de queijo coalho e outros;
  • Pessoas sabidamente alérgicas ao leite não deverão comer queijos e produtos de origem láctea;
  • Hipercolesterolemia,

Fazendo queijo coalho em casa

Para quem quiser se aventurar na manufatura do queijo, de forma artesanal, estamos adicionando um link para facilitar as coisas. Boa sorte!

Alguns cuidados a serem tomados

Por ser um queijo praticamente artesanal, que não exige tecnologia para o seu preparo, a fabricação do queijo coalho está sendo difundida rapidamente, de forma nem sempre adequada. Geralmente esses queijos são fabricados com leite cru, não pasteurizado.

Alguns desses fabricantes “de fundo de quintal” não primam pela qualidade da matéria prima, higiene, técnicas de processamento, etc. Essa falta de critério poderá lançar no mercado consumidor um queijo de qualidade e procedência duvidosa.

No estado de Pernambuco, para cada produtor de queijo coalho cadastrado, há quatro trabalhando informalmente, de forma clandestina. Portanto, informe-se sobre marcas e produtores idôneos antes de adquirir o produto.

Curiosidade

O Sebrae e alguns órgãos do governo, assim como produtores pernambucanos e nordestinos, estão buscando o reconhecimento do queijo coalho como um produto legitimamente nacional.

Vamos torcer para que esse objetivo seja alcançado, para que o queijo coalho se popularize cada vez mais, não somente no Brasil, mas mundo afora.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem o costume de consumir queijo coalho? Como o prepara em suas refeições? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média: 4,53 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

7 comentários em “Queijo Coalho Engorda?”

  1. Consumo quase que diariamente, com ovos, cuscuz, como recheios, puro com café. Acredito boa fonte de proteína no pós treino, está correto?

  2. Gostaria de saber se mesmo consumindo o queijo coalho gelado, uma fatia apenas, média, digamos assim, se ele ainda continua calórico como o de espetinho!
    E queria saber também se consumindo o queijo coalho gelado ou natural se ele seria menos calórico do que esquentado!

  3. Olá, bom dia, gostei das informações sobre o queijo coalho e faço uso deste produto quase todos os dias, pois não aprecio os outros tipos de queijos e mussarelas. Porém, gostaria de saber se esse produto pode trazer algum prejuízo para que é diabético, como é o meu caso. Grande abraço!