Muçarela de Búfala engorda? Calorias e análise

Especialista da área:
atualizado em 06/04/2021

Originária da Itália, a muçarela de búfala é um queijo produzido a partir do leite de búfala e utilizado na preparação de diversas receitas, como saladas, sopas, omeletes, pizzas e massas.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, apesar de esse queijo ainda não ser muito consumido no Brasil, principalmente em virtude de seu preço, os seus benefícios para a saúde e a boa forma vem chamando a atenção de médicos e nutricionistas.

Por isso, vamos agora conhecer um pouco mais sobre a muçarela de búfala e suas propriedades nutricionais, além de descobrir se ela engorda ou não.

Propriedades nutricionais da muçarela de búfala

muçarela de búfala

A muçarela de búfala possui uma textura cremosa, coloração branca e brilhante, consistência macia e miolo úmido. Além disso, o alimento é mais nutritivo do que os queijos produzidos a partir do leite de vaca.

Isso porque de acordo com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a muçarela de búfala contém 59% a mais de cálcio e 48% a mais de proteínas do que a muçarela produzida a partir do leite da vaca.

Mas esse não é o único benefício desse queijo: o leite obtido a partir da búfala possui 40% menos colesterol e uma quantidade de gordura que também é mais baixa.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de muçarela de búfala.

ComponenteValor por 100 g
Calorias311 kcal
Carboidratos3,35 g
Proteína21,4 g
Gorduras23,5 g
Colesterol74,3 mg

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

A muçarela de búfala engorda?

Falar se um alimento engorda ou não é algo difícil, porque normalmente os alimentos por si só não têm a capacidade de gerar o ganho de peso, quando consumidos em quantidades moderadas.

E, quando falamos em muçarela de búfala, é seguro afirmar que ele não engorda, uma vez que é um queijo com uma quantidade menor de calorias do que aqueles feitos a partir do leite de vaca.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, ele é um alimento rico em cálcio, e de acordo com um estudo publicado no periódico Obesity Research, o aumento do consumo de alimentos ricos neste mineral pode aumentar a eficácia das dietas de emagrecimento.

Então, ao contrário do que muitos pensam, a muçarela de búfala não engorda, mas sim ajuda a emagrecer.

A importância dos acompanhamentos 

muçarela de búfala

De nada adianta escolher um queijo menos calórico como a muçarela de búfala, e não tomar os devidos cuidados com os alimentos que a acompanham.

Por exemplo, se você come duas fatias do queijo com um pão francês e uma porção de maionese tradicional, acaba consumindo um lanche com cerca de 320 kcal.

Já quem faz um lanche com apenas uma porção e meia de queijo minas e duas fatias de pão integral, consome somente cerca de 220 kcal.

Dessa maneira, para tirar o proveito do menor teor de calorias que a muçarela de búfala oferece e utilizá-la como uma aliada à dieta, é preciso que ela seja incluída em uma alimentação balanceada, caso contrário, ela não fará muitas diferenças em relação ao emagrecimento ou manutenção da boa forma.

Dicas para perder peso

Apesar da muçarela de búfala ajudar no processo de emagrecimento, ela sozinha não fará muita coisa. Mas, quando esse queijo é incluído em uma dieta balanceada, associada à prática de exercícios físicos, ela contribuir bastante para a perda de peso.

Assim, para usufruir dos benefícios da muçarela de búfala, tente incluir porções dos seguintes alimentos no seu cardápio:

  • Nozes e castanhas, mas tomando o cuidado de não exagerar, uma vez que são alimentos bastante calóricos;
  • Grãos e outros alimentos integrais;
  • Outras fontes de proteínas, como leguminosas, carnes e laticínios magros, como o cottage e a ricota;
  • Frutas variadas, de preferência in natura.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de muçarela de búfala.

  Continua Depois da Publicidade  

ComponenteValor por 100 g
Calorias311 kcal
Carboidratos3,35 g
Proteína21,4 g
Gorduras23,5 g
Colesterol74,3 mg
Gorduras saturadas13,3 g
Gorduras monoinsaturadas5,55 g
Gorduras poli-insaturadas0,46 g
Gorduras trans0,8 g
Cálcio246 mg
Ferro0,28 mg
Sódio537 mg
Magnésio21,8 mg
Fósforo434 mg
Potássio57,2 mg
Zinco3,25 mg
Cobre0,08 mg
Selênio13,8 mcg
Vitamina A (RE)112 mcg
Vitamina A (RAE)104 mcg
Vitamina D0,37 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,18 mg
Riboflavina0,18 mg
Vitamina B122,3 mcg
Equivalente de folato7,07 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
Fontes e referências adicionais

Você tem o costume de consumir muçarela de búfala? Quais são seus tipos de queijo preferidos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (37 votos, média 3,95)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Muçarela de Búfala engorda? Calorias e análise”

  1. Consumo diariamente mussarela de búfala..tenho patologia osteporose importante tento repor através deste alimento e outros q contem rico em cálcio; agora descibri ateaves de um exame abdominal q aorta ateromatosa com calibre preservado.Dra Patricia gostaria de saber se está corretoo consumo deste queijo pois demais alimenraçao q consumo estremamente integral. Obrigada

    Responder