Queijo ricota engorda ou emagrece?

atualizado em

Queijo ricota engorda ou emagrece? Essa é uma dúvida muito comum, principalmente de quem está tentando perder peso.

Um dos maiores desafios de quem deseja emagrecer é substituir os alimentos gordurosos e ricos em calorias, por alimentos mais leves, menos calóricos e saudáveis.

Por isso, muitas pessoas desistem de tentar emagrecer, por não conseguirem deixar de consumir esses alimentos que sabotam a dieta. Afinal, eles costumam ser bem mais saborosos.

Um dos exemplos mais comuns são os queijos. Pois, como sabemos, existe uma enorme variedade de queijos no mercado, sendo os mais comuns a mussarela, provolone, gorgonzola, parmesão, cheddar, etc. Mas nem todos eles são indicados para quem deseja emagrecer.

Queijo ricota redondo.

Todos esses são considerados alimentos de alto teor calórico pois, geralmente, possuem muito sódio e mais leite em sua composição.

  Continua Depois da Publicidade  

Em substituição a esses queijos, os nutricionistas e especialistas na área da saúde indicam os queijos brancos, por serem mais leves e menos calóricos. É o caso, por exemplo, do queijo minas, ricota e cottage.

Por isso, você vai agora saber mais sobre a ricota, que é um dos mais recomendados, mas que, ainda assim, costuma gerar dúvidas. Então, leia até o final e confira aqui se queijo ricota engorda ou emagrece, além de algumas receitas deliciosas e light para preparar com esse queijo.

Queijos: um vício do brasileiro

O queijo, em geral, é um alimento altamente nutritivo. Afinal de contas, ele fornece bastante energia para o corpo, graças à presença de proteínas, peptídeos, aminoácidos, ácidos graxos, minerais e vitaminas. Por isso, o ideal é consumir entre 2 e 3 porções diária do alimento.

No entanto, como já mencionamos acima, existe uma enorme variedade de queijos no mercado. Então, como saber o mais indicado?

  Continua Depois da Publicidade  

Enfim, os chamados “amarelos” são mais calóricos, pois eles possuem mais gordura em sua composição. Por isso, são menos indicados para quem deseja emagrecer.

Em contrapartida, os queijos brancos são ótimas opções para quem está de dieta. O que não significa que você não possa consumir queijos “amarelos” vez ou outra. Mas o seu consumo deve ser moderado.

Sendo assim, no dia a dia, dê preferência aos os queijos brancos, preferencialmente a ricota.

queijos de diversos tipos

Queijo ricota engorda ou emagrece? Veja sua composição

Enfim, para saber se queijo ricota engorda ou não, é importante conhecer os elementos presentes na composição da ricota. Dessa forma, fica mais fácil entender se ela pode ser uma aliada de quem deseja emagrecer, ou não.

Calorias e gordura na ricota

Muitas pessoas acreditam que o queijo ricota engorda por conter muitas calorias. De fato, uma porção de 100 g de ricota contém 138 calorias, e 8,11 g de gordura. Além disso, a maioria das gorduras totais (4,5 g) são provenientes de gordura saturada.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a ricota deve ser consumida com cuidado por quem sofre de doenças cardíacas. Então, prefira as versões light, que possuem bem menos gordura em sua composição, e são menos calóricas. 100 g de ricota light tem 137 calorias e 7,91 g de gordura.

Além disso, também existe a ricota sem gordura que, como o nome já diz, ela não possui gordura, e tem pouquíssimas calorias por porção.

Portanto, para quem tem dúvida se ricota engorda ou emagrece, saiba que ela pode sim contribuir para o emagrecimento, especialmente se você optar pelas versões com menos calorias, e o seu consumo seja moderado.

Inclusive, elas podem ser muito gostosas. No entanto, mesmo na versão integral, não seria totalmente correto afirmar que a ricota engorda. Afinal de contas, muito provavelmente, ela será consumida em pequenas quantidades, como 1 ou 2 fatias, o que representa 48 calorias por cada fatia.

Ademais, também é importante frisar que, para emagrecer, é importante manter uma dieta equilibrada, praticar atividade física, e ingerir bastante água. Pois apenas o consumo de determinado alimento não é o suficiente para perder peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Colesterol

Uma porção de 35 g de queijo ricota, o que é equivalente a uma fatia, contém 48,7 mg de colesterol. O que corresponde a aproximadamente 16% do limite recomendado por dia, que é de 300 mg segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). A ricota light tem 31 mg por porção.

O excesso de colesterol em sua dieta pode entupir suas artérias e aumentar o risco de problemas coronários. Por isso, a ricota também deve ser consumida de forma moderada.

Carboidratos e proteínas

Uma porção de 100 g de ricota fornece 3,79 g de carboidratos, e 12,6 g de proteína. Ambos os macronutrientes contribuem para fornecer as necessidades de energia que o corpo precisa.

A ricota sem gordura tem um pouco menos de proteínas, porém, mais carboidratos do que a ricota feita com leite integral. Enquanto que a ricota light tem, aproximadamente, a mesma quantidade de proteína (11,4 g). Porém, maior quantidade de carboidratos (5,08 g).

Vitaminas e minerais

Inclua a ricota em sua dieta e aumente a sua ingestão de cálcio, pois uma porção de 100 g fornece 25% do valor diário desse mineral necessário no organismo. A ricota light contém um pouco mais (27%).

Além disso, uma porção de queijo ricota também fornece importantes vitaminas e minerais, como fósforo, riboflavina, vitamina A, B-12 e zinco. Os valores podem variar nas versões light e sem gordura.

Sódio

Ricota contém 282 mg de sódio por 100 g. A ricota sem gordura contém cerca de 99 mg de sódio a cada 100 g. A OMS recomenda não consumir mais do que 2 g por dia de sódio, o que equivale a 5 g de sal.

Mas afinal, ricota engorda? Veja a comparação com outros queijos magros

Queijo minas frescal

queijo minas frescal

Esse queijo é diferente do queijo minas comum, que costuma ser mais calórico. Afinal, ele contém mais gordura saturada e sódio. Aliás, o queijo minas tradicional se diferencia também na consistência, pois é mais resistente, seco e de coloração amarelo claro.

Em contrapartida, o queijo minas frescal é branco, mais mole e tende a soltar soro caso fique fora da geladeira. Cada 100 g de queijo minas frescal possui.

  • Calorias: 242 calorias
  • Gorduras totais: 18,6 g
  • Gorduras saturadas: 11,4 g
  • Proteína: 15,9 g
  • Cálcio: 611 mg
  • Sódio: 31,2 mg

Queijo cottage

queijo cottage

É um dos queijos mais indicados por nutricionistas, pois possui poucas calorias e menos gordura. Afinal, é utilizado menos leite para sua fabricação. Em contrapartida, justamente por ter menos leite, também fornece menos cálcio do que os outros.

Porém, o queijo cottage tem o diferencial de melhorar o funcionamento do intestino, equilibrando a flora intestinal e, consequentemente, causando maior sensação de bem estar. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), cada 100 g de queijo cottage possui:

  • Calorias: 98 calorias
  • Gorduras totais: 4,3 g
  • Gorduras saturadas: 1,7 g
  • Proteína: 11 g
  • Gorduras monoinsaturadas: 0,8 g
  • Gorduras poli-insaturadas: 0,1 g
  • Potássio: 104 mg
  • Sódio: 364 mg
  • Cálcio: 8% da IDR (ingestão diária recomendada considerando uma dieta de 2.000 kcal)

Queijo ricota

Por fim, a ricota possui um pouco mais de calorias e gordura do que o cottage. No entanto, é mais indicada do que o queijo minas frescal. Além disso, também possui mais cálcio, que auxilia na construção dos ossos e força dos dentes.

A ricota tem um sabor bastante peculiar, que costuma agradar ao paladar dos amantes por queijo. Seu sabor combina muito com receitas doces, mas também fica ótima com salgadas lights de tapioca e crepioca fit.

Apesar de ser um pouco mais calórica que o cottage, ela possui menos sódio. Portanto, é a opção mais saudável dentre as três.

Então, o queijo ricota engorda ou emagrece? Como vimos, existem três variações da ricota: tradicional, light e sem gordura. Por isso, quem deseja emagrecer deve optar, preferencialmente, pelas versões light ou sem gordura, pois são menos calóricas.

Queijo ricota engorda? Benefícios desse alimento

A ricota é um alimento rico em cálcio, contribuindo para a fortalecimento dos ossos e dentes. Também ajuda diretamente na obtenção de massa magra, pois possui um índice alto de proteína.

Com isso, ela fornece mais energia durante os treinos, e tem a mesma quantidade de calorias de alguns suplementos.

Dessa forma, além de fazer bem para a saúde, por possuir baixos índices de gordura, a ricota ajuda no emagrecimento saudável, e é também um alimento versátil.

Você pode utilizá-la tanto para lanches rápidos, com pão ou farinha de mandioca, quanto em pratos mais elaborados e elegantes. Assim como em panquecas, tortas, bolos, saladas, patês e muitas outras receitas.

Receitas light com queijo ricota para ajudar na dieta!

Para ajudar na hora de montar um cardápio saudável e light, listamos abaixo algumas receitas super fáceis e saborosas para você preparar com ricota. Confira!

Patê com ricota

Patê de ricota.

Ingredientes:

  • 1 xícara de ricota picada;
  • 1 lata de creme de leite light,
  • Cebolinha verde picada.

Como fazer:

Você pode bater tudo no liquidificador criando uma pasta homogênea, ou misturar suavemente em um recipiente para manter os pedaços da ricota. Leve a mistura para a geladeira, e espere 15 minutos antes de servir.

Panqueca com ricota

panqueca de ricota

Ingredientes da massa:

  • 3 ovos;
  • 2 xícaras de leite desnatado;
  • 1 xícara de farinha de trigo,
  • Sal.

Ingredientes do recheio:

  • Tomate picado;
  • Manjericão,
  • Ricota picada.

Como fazer:

Misture a massa, despeje em uma assadeira antiaderente e doure os dois lados. Retire e adicione o recheio. Para completar, você pode preparar um molho de tomate fresco ou pesto, para desejar por cima da massa.

Salada de pêssego com ricota

salada de ricota com pessego

Ingredientes:

  • Meio pé de rúcula;
  • 1 alface americana;
  • 3 pêssegos maduros picados;
  • 2 colheres de sopa de ricota,
  • 1 colher de sopa de amêndoas.

Como fazer:

Lave bem a salada. Em seguida, arrume dentro de uma travessa grande. Disponha os pêssegos junto do queijo e as amêndoas para criar um contraste. Prepare um molho com a mistura do suco de 1 limão, 1 fio de azeite, sal, mel, pimenta e uma colher de mostarda.

Enfim, queijo ricota engorda?

Como vimos, o queijo ricota é um alimento muito nutritivo e saboroso. E que, além disso, também apresenta menos calorias, gorduras e sódio em sua composição. Por isso, sem dúvida deve estar presente em uma dieta saudável. Principalmente de quem deseja perder peso.

Enfim, agora que já sabemos se queijo ricota engorda ou emagrece, é só escolher a melhor forma de incluir esse alimento em sua dieta, e aproveitar todos os benefícios que ele oferece não só para o emagrecimento, como também para a sua saúde como um todo!

No vídeo abaixo, você confere várias dicas e cuidados sobre o consumo do queijo ricota. Mais abaixo você confere a tabela nutricional completa. Acompanhe!

Tabela nutricional

Segue abaixo a tabela nutricional da porção de 100 g do queijo ricota tradicional.

ComponenteValor por 100 g
Calorias138 kcal
Umidade73,6 g
Carboidrato total3,79 g
Carboidrato disponível3,79 g
Proteína12,6 g
Gorduras8,11 g
Fibra alimentarNA
Cinzas1,93 g
Colesterol48,7 mg
Gorduras saturadas4,5 g
Gorduras  monoinsaturadas2,4 g
Gorduras  poliinsaturadas0,2 g
Gorduras trans0,25 g
Cálcio253 mg
Ferro0,14 mg
Sódio282 mg
Magnésio11,8 mg
Fósforo161 mg
Potássio112 mg
Zinco0,46 mg
Vitamina A (RE)56,3 mcg
Vitamina A (RAE)54,6 mcg
Vitamina D0,12 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,07 mg
Riboflavina0,15 mg
Vitamina B120,32 mcg
Equivalente de folato11,2 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Gostou das dicas?

Fontes e referências adicionais

Para você, de acordo com o seu tipo e frequência de consumo, a ricota engorda ou emagrece? Você a utiliza em que tipo de receitas? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário