15 doces que não engordam

Especialista da área:
atualizado em 31/07/2021

Definitivamente para muita gente, especialmente as mulheres, uma das coisas mais difíceis em uma dieta, é deixar o hábito de comer doces, pois eles engordam muito e por isso geralmente são cortados radicalmente dos cardápios.

  Continua Depois da Publicidade  

O problema é que essa restrição frequentemente levam as pessoas a consumi-los compulsivamente quando não conseguem mais resistir à tentação. Se você não possui problemas de saúde, como altos níveis de glicose, triglicerídeos ou colesterol, há pelo menos 15 opções de doces que não engordam se consumidos com moderação, e portanto, podem fazer parte da sua dieta.

Entretanto, os doces nunca estão liberados por completo para ninguém, mesmo que a pessoa esteja dentro do peso correto e bem de saúde. Normalmente esses doces são opções mais saudáveis e contém menos açúcar.

Porém, alguns desses doces são opções que podem ser consumidas em momentos de muito desejo, e por serem ricas em açúcar, proporcionam saciedade em pequenas quantidades.

Todas elas tem versões light ou diet, que são menos calóricas, mas devem ser consumidas igualmente com moderação. Um erro muito comum das pessoas é compensar o menor número de calorias, com uma quantidade maior consumida, e portanto, muitas vezes, o consumo calórico total é até superior, quando se trata de opções light e diet desses doces.

15 doces que não engordam se consumidos com moderação

Separamos abaixo algumas opções para comer sem culpa e lambendo os dedos.  

chocolate amargo

1. Chocolate amargo e meio-amargo

Quem diria que comer chocolate poderia ser permitido na dieta! O chocolate meio amargo tem bastante cacau, um alimento que contém antioxidantes. Este tipo de chocolate também tem um baixo teor de gordura e de açúcar e tira a vontade de comer doce.

Escolha chocolates que tenham no mínimo 50% de cacau (consulte a embalagem). Dependendo do tipo de chocolate, é possível comer 4 quadradinhos e consumir apenas 126 calorias. Ele é muito saudável e o chocolate amargo proporciona muitos outros benefícios para a saúde e boa forma.

2. Picolé de frutas

Os picolés de frutas são opções muito melhores que os tradicionais sorvetes industrializados. Mesmo os picolés de fruta tradicionais (sem ser light), contendo açúcar e não contendo leite, podem ter apenas 60 calorias.

3. Gelatina

Gelatinas estão sempre presentes nas dietas, e provavelmente dentro das opções de doces que não engordam é a mais conhecida. Uma gelatina comum tem por volta de 70 calorias, mas se você escolher versões diet, light e zero, as calorias podem chegar a até 9 kcal por taça. Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas se a gelatina engorda ou emagrece.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Maçã ou banana assada com canela

maça e banana com canela

Assar uma maçã ou banana com canela é um doce delicioso e contém apenas o açúcar natural da fruta. A canela, por sua vez, também é docinha e é um termogênico natural, ou seja, a presença da canela na dieta ajuda a acelerar o metabolismo.

Uma banana prata tem aproximadamente 55 calorias e uma maçã média tem 80 kcal. Pode-se também adicionar uma colher de chá de Nutella, que contém em torno de 60 calorias, e não vai comprometer sua dieta.

5. Olho de sogra, cajuzinho e brigadeiro

Se você tem alguma festa para ir, os docinhos podem ser consumidos com moderação, para acabar com aquela vontade de consumir açúcar. Eles tem apenas 60-75 calorias e são muito populares nas festas de casamento e aniversários.

Todas são basicamente versões diferentes de brigadeiros, que levam leite condensado, manteiga e açúcar, sendo as ameixas adicionadas no olho de sogra, e castanhas de caju acrescentadas ao cajuzinho. O brigadeiro tradicional geralmente tem cacau em pó ou algum achocolatado adicionado.

6. Suspiro

suspiro

O suspiro é um doce delicioso. Um suspiro pequeno (10 gramas) possui em torno de 25 calorias. Portanto, comer dois ou três deles vai matar aquele desejo de comer um docinho e não vai comprometer a sua dieta.

7. Pé de moleque

Outra opção de doce que não engorda é o pé de moleque. Uma unidade média tem apenas 90 calorias! Nas festas de São João, o pé de moleque talvez seja a melhor alternativa. Além disso, por ser feito com amendoim, ele proporciona outros benefícios à saúde.

8. Frutas em calda

Frutas em calda também podem fazer parte da sua dieta, mas é preciso saber escolher. Três ameixas em calda têm em torno de 45 calorias, uma colher de sopa de cereja em calda tem 75 kcal e metade de um pêssego em calda têm 55 calorias. Há outras opções com mais de 100 calorias, mas há também as opções de frutas em calda light.

9. Algodão doce

algodão doce

O algodão doce está longe de ser algo saudável (assim como vários outros doces que não engordam presentes nessa lista), mas se você não tem problemas com sua glicose, o algodão doce pode ser uma opção. Uma unidade possui 110 calorias. Este doce pode até ser rico em açúcar, mas pelo menos não contém nenhuma gordura.

  Continua Depois da Publicidade  

10. Balas de coco caseiras

Balas de coco caseiras são ótimas opções quando vem a vontade de comer algo doce ou simplesmente bate a ansiedade de mastigar. Uma unidade contém por volta de 20 calorias.

11. Torta de limão Miss Daisy

Se você estava desesperançado achando que nenhuma torta ou bolo entraria nessa lista, anime-se: uma fatia de torta mousse de limão Miss Daisy da Sadia tem apenas 126 calorias, e pode ser encontrada em qualquer supermercado.

12. Pão de mel com cobertura de chocolate sem recheio

O pão de mel com cobertura de chocolate possui 90 calorias. No entanto, uma unidade pode parecer pouco para algumas pessoas, mas considerando que este pãozinho é muito doce, a maioria das pessoas se satisfaz com apenas um pão de mel.

pão de mel com cobertura de chocolate

13. Cocadas

Cocadas também podem ser consumidas, sempre com moderação. Uma porção de 20 gramas (independentemente se é branca, queimada, dura ou mole) fica entre 55 a 65 calorias.

14. Chocolate Bis

O tradicional chocolate Bis da Lacta também faz a alegria dos chocólatras, especialmente daqueles que não gostam do chocolate amargo. Cada unidade, seja do branco ou do tradicional, tem apenas 35 calorias.

15. Bananada

A bananada é um docinho feito a partir da banana, que contém apenas 75 calorias por unidade. É uma ótima opção para matar aquele desejo por um docinho. Deixe uma sempre por perto, mas consuma sem exageros.

De qual desses doces você mais gosta? Sente falta de um docinho na sua dieta? O que faz para saciar essa vontade? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (46 votos, média 3,85)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

10 comentários em “15 doces que não engordam”

  1. Olha muito bom esse site tem me ajudado muito na minha dieta muito obrigado e eu acho que se as pessoas não querem fazer sacrifício fiquem gordas mais parem de reclamar

    Responder
  2. E quem consegue comer com moderação todas estas delicias. Eu pensei que encontraria neste lista doce de leite que tem 67 calorias em uma colher de sopa de 20 g.

    Responder
    • me asssutei quando li ” dá para comer 4 quadradinhos e consumir apenas 126 calorias” . NUNCA QUE EU VOU CONSEGUIR COMER APENAS 4 QUADRADINHOS, vou é querer a barra inteira, ta amarrada né.

      Responder
      • Verdade!
        Os doces são viciantes e se não conseguirmos exercer o domínio próprio, é melhor nem comer para reativar o botão da compulsão?

        Responder