Chá de losna

Como Fazer Chá de Losna – Receita, Benefícios e Dicas

Você já ouviu falar na losna? Trata-se de uma erva tida como medicinal e usada para várias finalidades. Também pode ser chamada e conhecida como absinto, erva do fel, erva de santa margarida, sinto e até erva dos vermes.

Sabe-se que a losna já vem sendo utilizada há muitos anos por moradores da Grécia Antiga por suas propriedades medicinais, mas hoje em dia é mais utilizada para fabricação do absinto, uma bebida alcoólica bastante conhecida nos bares de alguns países.

A erva tem um sabor amargo e pode auxiliar no tratamento de alguns problemas de saúde. Pode ser preparada como chá para se usufruir de seus benefícios e propriedades. Confira abaixo como fazer chá de losna, os principais benefícios da e receitas para aproveitar ao máximo suas propriedades para a saúde. 

Benefícios do chá de losna: Para que serve?

O chá de losna pode ser usado para auxiliar no tratamento de anemias, melhorar a circulação do sangue e distribuição de nutrientes, amenizar problemas de azia, aliviar cólicas intestinais, melhorar funcionamento do estômago, tratar bexiga, pulmões e rins, amenizar menstruações e cólicas doloridas, bem como regularizar o ciclo e ajudar a melhorar o hálito, tratar prisão de ventre, nevralgias, insuficiência hepática, etc.

Tem ação vermífuga, tônica e estimulante. Também pode ajudar no tratamento de anorexia, pois age como um estimulante do apetite.

Como fazer o chá de losna – Receitas e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas da bebida. Aprenda como fazer chá de losna para o máximo em benefícios, sabor e propriedades.

1. Receita de chá de losna

Ingredientes:

  • 20 gramas de folhas de losna;
  • 1 litro de água quente.

Modo de preparo:

Aqueça a água e coloque as folhas, tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e beba uma xícara antes da refeição principal. Consuma no máximo 2 xícaras por dia.

2. Receita do chá de losna com gengibre

Ingredientes:

  • 1/2 litro de água;
  • 1 colher de sopa de folhas de losna;
  • lascas de gengibre.

Modo de preparo:

Ferva a água, adicione folhas de losna e gengibre. E deixe em infusão por 10 minutos, mantendo tampado. Coe e sirva. O sabor da losna é amargo e o gengibre ajuda a disfarçar. Consuma 2 vezes ao dia. 

Dicas

O chá de losna pode ser consumido duas vezes ao dia. É contraindicado para gestantes, mulheres lactantes (em fase de amamentação) e pessoas com gastrite. Quando consumido em excesso, pode causar efeitos colaterais como tremores, tonturas, delírios e convulsões. Deve-se evitar seu consumo com álcool, pois pode levar a dependência, alucinações e problemas neurológicos.

A losna deve ser armazenada seca e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou ser plantada em casa. Podem ser usadas folhas ou flores para preparo do chá.

O que você achou dessas formas de como fazer chá de losna que separamos acima? Pretende experimentar este chá para aproveitar seu benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Eu já estou experimentando o chá da losna, mas tive a curiosidade de saber como se faz o chá, porque eu não sabia a quantidade de água e nem das folhas que podia ser usada. Inclusive estou usando o chá na intenção de eliminar parasitas como a Schistosomose que foi acusado no meu exame de sangue e no de fezes acusou o cisto da endomilax nana.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*