Como Fazer Chá de Espinheira Santa – Receita, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Você já ouviu falar na espinheira santa? Trata-se de uma planta medicinal muito encontrada na região sul do Brasil. Muitas pessoas a chamam de erva cancerosa, salva-vidas, sombra de touro, espinheira divina e espinho de deus. A que se deve esses nomes? Principalmente às suas propriedades e por ser considerado um ótimo remédio para curar certas condições e doenças, como ser um aliado no combate da gastrite, úlcera, azia e outros problemas de estômago.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas não é só isso. O chá de espinheira santa pode ajudar de muitas outras formas. Confira a lista de propriedades dessa planta e como fazer chá de espinheira santa para aproveitar da melhor forma todos os benefícios.

Benefícios do chá de espinheira santa: para que serve?

A espinheira santa tem uma lista infindável de benefícios. Tem boas quantidades de substâncias cicatrizantes e os taninos, que são substâncias antisépticas que ajudam a paralisar fermentações no estômago e atuam como analgésicos contra dores.

Também contém óleo essenciais que atuam como gastroprotetores. Esse é um dos benefícios mais conhecidos e foi descoberto em uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que percebeu que o problema da úlcera reduziu bastante naqueles que ingeriram o extrato da planta, além de terem menos efeitos colaterais do que medicamentos.

Seus principais efeitos são os potenciais anti-inflamatório, analgésico, calmante, revigorante, diurético, antiséptico, antiulceroso e laxativo. Portanto, ajuda no tratamento de azia, indigestão, queimação, gastrite e alívio de dores abdominais.

É indicada para casos de gases, pois ajuda na paralização das fermentações gastrointestinais. A ação diurética ajuda a eliminar toxinas do organismo, o que se deve à presença de triterpenos. Também tem importante contribuição na regularização do intestino, ajuda a prevenir o câncer de pele e tem ação cicatrizante devido ao tônico e silícico que estão na sua composição.

Como fazer chá de espinheira santa – Receitas e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de espinheira santa. Aprenda como fazer chá de espinheira santa para o máximo em benefícios, sabor e propriedades.

1. Receita de chá de espinheira santa

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa da erva;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

Ferva a erva com a água em uma panela por alguns minutos. Desligue, abafe e deixe descansar. Sirva morno. Se precisar adoce com mel para disfarçar o sabor.

2. Receita de chá de espinheira santa com alecrim e hortelã

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres de sopa de folhas secas de espinheira santa;
  • 1 colher de chá de alecrim;
  • 1 colher de chá de hortelã.

Modo de preparo:

Ferver a água, adicionar as ervas e abafar por 20 minutos. Sirva morno antes das refeições ou antes de dormir.

3. Receita de chá de espinheira santa com lavanda

  • 1 punhado de espinheira santa;
  • 1 punhado de erva cidreira;
  • 1 punhado de hortelã;
  • 10 folhas de lavanda com as flores;
  • 1 litro de água;
  • 2 rodelas de limão.

Modo de preparo:

Ferva a água acrescente as ervas, desligue e deixe em infusão por alguns minutos. Coe e sirva quente com as rodelas de limão.

  Continua Depois da Publicidade  

Dicas

A quantidade recomendada de espinheira santa é de duas a três xícaras de chá por dia. Ela é contraindicada para mulheres grávidas, pois pode levar ao aborto, e lactantes (em fase de amamentação), pois pode diminuir a quantidade do leite materno. Deve também ser evitada por crianças.

Não confunda a espinheira santa com as plantas mata olho e falsa espinheira santa, pois essas podem ser tóxicas e causar mal à saúde.

Nas primeiras ingestões, a planta pode dar a sensação de boca seca e um pouco de náusea, mas logo que o organismo se acostuma, os efeitos tendem a desaparecer com o tempo. Também pode causar dor de cabeça, sonolência, tremor, dor nas articulações, cistite e poliúria, quando consumida em excesso.

No seu preparo podem ser usadas suas cascas, raízes e folhas. O chá de espinheira santa pode ser consumido após as refeições para ajudar na digestão.

O que você achou dessas formas de como fazer chá de espinheira santa que separamos acima? Já conhecia os benefícios desta planta medicinal? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (94 votos, média: 4,12 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

12 comentários em “Como Fazer Chá de Espinheira Santa – Receita, Benefícios e Dicas”

  1. Uso a muito tempo o chá da espinheira santa, pois tenho refluxo essa erva tem me auxiliado bastante.

  2. Olá, bom dia!
    Por favor gostaria de saber se posso fazer o chá com folhas frescas e se o efeito é o mesmo.
    Obrigada

  3. Esse chá da muita náusea?
    Tomei 5 dias passando muito mal , parei tem 2 dias ainda contínuas as náusea.
    E normal?

    • Não pode, o chá perde suas propriedades, o correto é tomar só ao longo do dia que preparou.

  4. para fazer o chá, ferve as folhas juntas com a agua no fogo, ou fervo agua, apago o fogo e jogo as folhas dentro? por que uns dizem q não pode fever as folhas outros dizem que pode , poderia me orientar. estou com gastrite e não sei mais o fazer sinto crises quase todos os dias e não quero ser dependente de remedios de farmacia pois sei q não cura so ameniza sem falar os efeitos no futuro. me ajude nessa duvida por favor. agrdeço desde ja. Gleryston silva – Fortaleza-Ceara

      • Uma pergunta, pelo que vi, a recomendação é duas vezes ao dia, porém não é dito se esses 50m mls que preparei se devo, tomara durante o dia, ou a cad vez que tomar deve ser os 500 mls

    • Pois continui fazendo o tratamento e quantidade indicado, eu comecei a 3 dias e já sinto melhoras a queimação eno estômago e na garganta estão reduzindo, E mesmo Santa essa espinheira tomo 2 x por dia

      • Roseane para fazer o chá, ferve as folhas juntas com a agua no fogo, ou fervo agua, apago o fogo e jogo as folhas dentro? por que uns dizem q não pode fever as folhas outros dizem que pode , poderia me orientar ja que vc ja faz o uso, estou com gastrite e não sei mais o fazer sinto crises quase todos os dias e não quero ser dependente de remedios de farmacia pois sei q não cura so ameniza sem falar os efeitos no futuro. me ajude nessa duvida por favor. agrdeço desde ja. Gleryston silva – Fortaleza-Ceara