5 benefícios da fruta oiti – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 24/01/2022

A fruta oiti é pouco conhecida mas traz muitos benefícios para a saúde. De fato, existe uma grande variedade de frutas no Brasil, principalmente na região norte do país, que não são tão populares, mas que são extremamente saborosas e nutritivas.

A oiti é um desses frutos que vem da árvore Licania tomentosa (Benth) e que pertence a família de plantas chamada Chrysobalanaceae

  Continua Depois da Publicidade  

Nativa da mata atlântica, a fruta também é conhecida por outros nomes como oitizeiro, oiti da praia, oiti mirim e manga da praia. Sua polpa e casca são amareladas e a fruta contém bastante fibra. Além disso, o fruto apresenta amêndoas que são ricas em gorduras saudáveis do tipo ômega 3.

Para que serve e propriedades da oiti

A fruta oiti contém flavonoides, que são compostos antioxidantes que protegem as células contra danos. Além disso, a oiti tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam no tratamento e prevenção de doenças. 

Na medicina popular, a fruta era bastante usada no tratamento de doenças como a malária e a diabetes. Tradicionalmente, a oiti também é usada para aliviar a diarreia e auxiliar no tratamento de inflamações.

Benefícios da fruta oiti

Licania tormentosa
Fruta oiti / Imagem: Viveiro Ciprest

Embora seja muito usada no paisagismo, a árvore oitizeira dá frutos comestíveis que trazem os seguintes benefícios.

1. É nutritiva

A fruta oiti é fonte de fibras. Além disso, ela também contém proteínas, ferro e compostos bioativos com função antioxidante.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Melhora a digestão

As fibras presentes na fruta oiti melhoram o trânsito intestinal e ajudam a evitar desconfortos gastrointestinais como por exemplo a prisão de ventre. Aliás, a fruta tem um leve efeito laxativo que pode aliviar a constipação.

3. Pode auxiliar no emagrecimento 

O teor de fibras da oiti também aumenta a sensação de saciedade, o que pode ajudar na perda de peso. 

4. Pode ajudar na prevenção de doenças

A fruta oiti ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, o que é ótimo para prevenir ou tratar a diabetes.

Além disso, o consumo regular da fruta em conjunto com uma alimentação saudável pode diminuir o colesterol, prevenindo assim o surgimento de doenças cardiovasculares.

5. Tem propriedades medicinais

Por último, saiba que a fruta oiti tem propriedades medicinais interessantes para a saúde, incluindo ação bactericida, antiviral, antitumoral e analgésica.

Como consumir a fruta oiti

A fruta pode ser consumida in natura, mas algumas pessoas preferem cozinhar ou assar antes de comer porque o fruto tem um sabor adstringente.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando está bem madura, a fruta oiti é bem doce e lembra bastante o sabor da manga.

Por fim, você ainda pode usar a oiti para preparar vitaminas, sucos ou geleias. 

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia a fruta oiti? Já encontrou ela na feira ou no mercado da sua cidade? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

2 comentários em “5 benefícios da fruta oiti – Para que serve e propriedades”

  1. Aqui onde moro tem bastante árvores na praça. ninguém consome essa fruta por não conhece_la.. então resolvi pesquisar

    Responder