Comendo chocolate

Esperar 25 Segundos Pode Ser Arma Para Mandar Embora o Desejo por Doces

Esperar apenas 25 segundos antes de comprar uma barra de chocolate pode ser o suficiente para ver o desejo ir embora e escolher um lanche mais saudável, sugere uma nova pesquisa.

Um teste usando máquinas de venda automática nos EUA descobriu que ter que esperar por doces açucarados os tornava menos desejáveis.

Os cientistas instalaram temporizadores de contagem regressiva nas máquinas, forçando os clientes que pediam chocolate ou outros produtos não saudáveis esperassem 25 segundos antes de os itens ficarem disponíveis.

Os clientes poderiam mudar de idéia e selecionar um lanche saudável, que se tornaria instantaneamente disponível, a qualquer momento durante a contagem regressiva – e os que escolheram algo saudável de primeira não foram obrigados a esperar.

Depois de mais de 14 meses de observação e 32 mil vendas, a equipe descobriu que o atraso provocava um aumento de até 5% na venda de lanches saudáveis, sendo que o novo software acabou não prejudicando as receitas das máquinas.

Os ativistas britânicos contra a obesidade animaram-se com o estudo e disseram que não há “nenhuma desculpa” para não instalar a tecnologia em todas as máquinas de venda automática modernas.

Aproximadamente 1 em cada 9 máquinas do tipo que operam na Europa está localizada no Reino Unido, com mais de 7 bilhões de itens distribuídos a cada ano, gerando um lucro de mais de 1,5 bilhão de libras.

As intervenções anteriores para tentar reduzir os danos causados pela fácil disponibilidade de lanches açucarados nada saudáveis concentraram-se na remoção completa de tais produtos, ou das máquinas completamente. Mas muitas organizações, incluindo centros de lazer e empresas, foram relutantes em se livrar de suas máquinas de venda automática porque dependiam dos lucros que elas geravam.

“Ter que esperar por algo torna isso menos desejável”, disse o Dr. Brad Appelhans, que liderou a pesquisa na Rush University Medical Center, em Chicago.

“A pesquisa mostra que os seres humanos preferem claramente a recompensa imediata, e essa preferência influencia escolhas e comportamentos na vida diária. Queríamos ver se poderíamos usar essa preferência por uma recompensa imediata para melhorar as opções de lanches de máquina das pessoas”.

A equipe de pesquisa ainda descobriu que oferecer um desconto de 25% em lanches saudáveis ou impor um imposto de 25% em lanches menos saudáveis influenciou os padrões de compra.

Ao contrário da demora, no entanto, essas medidas arrecadavam menos dinheiro em geral.

O sistema Disc (Delays to Improve Snack Choices, atraso para melhorar as escolhas de lanches, em português) também codificou as cores e rotulou os lanches saudáveis das opções regulares e menos saudáveis, que foram classificadas como contendo 250 calorias por porção e mais de 25% de calorias de gordura.

Tam Fry, do National Obesity Forum, afirma que Disc foi uma “fantástica” inovação. “Por que ninguém já pensou nisso antes? Não é apenas um truque, pois foi testado em campo e comprovado que funciona. Para completar, parece que os fornecedores podem instalar o sistema em suas máquinas padrão com um custo viável.”

“Eles não terão desculpas para não usá-lo”.

Você acredita que esperar por 25 segundos pode realmente fazer você mudar de ideia quando for comprar um docinho? Vai experimentar este truque? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Publicidade
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Publicidade

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*