Truque Genial de 5 Segundos para Mandar Embora o Desejo por Doce

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Sharon Moalem, MD e PhD, encontrou uma estratégia genial para te ajudar a deixar a barra de chocolate dentro da despensa quando bater aquela vontade de devorá-la.

O truque é chamado Salty Sweet Visualization Exercise (algo como Exercício de Imaginação do Doce Salgado), e aqui está como Moalem o descreve em seu livro:

Se você simplesmente não consegue parar de comer mais um docinho, imagine-se colocando uma colher de sopa de sal grosso sobre ele e pense em como seria mordida após mordida, pedaço após pedaço com toda a sua língua super salgada. Faça esta imaginação sempre que o desejo de consumir um doce vier, e você terá sérios problemas apenas pensando em comer um docinho.

Moalem fala da experiência. “A primeira vez que eu tentei fazer isso, eu estava num jantar na casa de um amigo, e eles fizeram donuts caseiros cobertos com Nutella para a sobremesa”, lembra ela.

“Eu fiz esta imaginação com o saleiro, me imaginei abrindo-o, despejando-o inteiro na rosquinha e dando uma mordida, e imediatamente isso me provocou um pouco de enjoo. Eu acho que eu não conseguiria ter comido um depois disso nem se eu fosse forçada.”

A razão pela qual este truque funciona é porque, embora a maioria de nós goste de alimentos salgados, os seres humanos têm uma aversão natural a algo excessivamente salgado (pense em algo tão salgado que seu rosto até se contorce depois de comer).

Isso pode ocorrer porque alimentos extremamente salgados ou amargos sinalizavam o perigo para nossos antepassados, porque aqueles alimentos tinham maior probabilidade de serem venenosos, diz Moalem, que é neurogeneticista e bióloga evolucionária. Basta pensar sobre como um biscoito coberto de sal gosto é o suficiente para fazer você recusá-lo.

E isso não se limita a doces, o truque deve funcionar com qualquer tipo de alimento que você está tentando evitar, como algum tipo de queijo.

Para desejos realmente difíceis de quebrar, você pode até mesmo levar este truque para um próximo nível e realmente despejar sal sobre o alimento em questão e dar uma mordida. Moalem afirma que fez isso para curar o seu vício em sorvete.

Uma vez que você toma uma mordida desse alimento agora salgado e repugnante, seu cérebro sempre recordará de quanto você não gostou daquilo. Assim, nas próximas visões de doces, sorvetes, biscoitos ou quaisquer alimentos que vierem à sua mente, você será muito menos propenso a ceder ao desejo.

Você acredita que esse truque pode funcionar realmente com você? Geralmente você tem muitos desejos por doce e sofre com isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário