Publicidade

 

Noz da Índia

Noz da Índia Emagrece Mesmo?

Com tantos produtos para emagrecer sendo comentados a todo instante, ficamos confusos sobre o que realmente funciona. A dúvida de hoje é: Será que a noz da Índia emagrece mesmo?

Publicidade

Perder peso está sempre entre os nossos principais objetivos de vida. Todo início de ano há a promessa de que aquele é o ano para entrar em forma, assim como toda a semana há a menção da próxima segunda-feira para começar uma dieta. E sempre que buscamos formas para alcançar esse objetivo, vemos que há infinitas opções em dietas, medicamentos, exercícios e outros recursos que prometem a eficácia na redução de peso.

Mas acabamos esquecendo de uma coisa que é essencial e que devemos ter sempre em mente: emagrecer e emagrecer com saúde são coisas diferentes e que a busca pela boa forma depende de um trabalho que leva algum tempo e que a paciência e a persistência devem estar sempre conosco.

Nesse “boom” de coisas que aparecem como emagrecedoras há muitas, mas muitas, promessas de produtos naturais que ajudam a promover a perda de peso – como a noz da Índia, que é o nosso assunto.

Antes de começarmos a falar a noz da Índia, é importante registrarmos que mesmo que determinados produtos se mostrem realmente eficazes no auxílio à redução de peso, não existem milagres – o milagre quem faz é você, ao tirar vantagem do que de bom esses produtos oferecem, sabendo que são apenas coadjuvantes no processo de emagrecimento. Emagrecer dependerá de você ter uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos, bem como o acompanhamento de um médico endocrinologista ou nutricionista.

Outro ponto importante é a veracidade de tudo ao que temos acesso. Não é porque determinado produto vai lhe fazer emagrecer 5 quilos em 2 dias que você vai sair comprando. É preciso pesquisar, ir atrás, perguntar e procurar por referências.

O que é a noz da Índia

Trata-se de uma semente, seu nome científico é Aleurites moluccana, à qual propriedades de auxiliar na queima de gordura são atribuídas. Como outros benefícios, atribui-se o combate à celulite, ajuda a baixar o colesterol, ajuda a prevenir prisão de ventre, diminui a ansiedade e a vontade de comer doces, diminui a fome, entre outros.

Publicidade

Uma questão que trazemos à tona é sobre os efeitos emagrecedores quase milagrosos da noz da Índia, que se espalham pela web – e queremos saber se a noz da Índia emagrece de verdade.

A noz da Índia emagrece mesmo?

A internet afirma que noz da Índia emagrece, é muito eficiente na perda de peso e ajuda a eliminar até 12 quilos em um mês. Porém, há uma chamada “noz falsa”, que é a de nome científico Thevetia peruviana, conhecida como chapéu- de-napoleão e que é altamente tóxica.

O problema é que há informações desencontradas, dependendo de onde você ler sobre a noz da Índia. Pesquisando sobre o assunto, descobre-se que:

  1. Há sites que afirmam que a legítima noz da Índia é a Aleurites moluccana, e que sim, ela ajuda emagrecer.
  2. Outro site afirma que a Aleurites é a falsa, que a verdadeira é a Thevetia peruviana, e que essa sim, ajuda a emagrecer.
  3. Outros afirmam que a Aleurites tem uso medicinal, mas não como emagrecedor.
  4. Outros nem mencionam o fato delas – ou de uma delas – ser tóxica.

E agora?

Continuando a pesquisa chegamos ao site da Secretaria da Saúde de Goiás, que alerta sobre um produto tóxico que está sendo vendido como emagrecedor – e que produto é esse? A Thevetia peruviana. Segundo o site,

“a planta é altamente tóxica, da raiz à semente…se associada a outro medicamento, como um diurético por exemplo, pode causar uma parada cardíaca e levar até à morte.”, dito pela médica homeopata Dra. Debora Mendes, do Hospital de Medicina Alternativa. (fonte: http://www.saude.go.gov.br/index.php?idMateria=97041)

Publicidade

E sobre a “legítima noz da índia”, a Aleurites moluccana, o que encontramos foi que em Sidney, na Australia, está sendo comercializado um produto da América do Sul, com o nome botânico de Aleurites moluccana, conhecido lá como “Latin Seed” e “Slim Seed” (semente latina e semente emagrecedora, em tradução livre), que alega ter a habilidade de reduzir o peso corporal – e que isso está sob investigação da NSW Food Authority. Outros dois órgãos de saúde da Austrália alegaram que a propaganda na internet garante a redução de peso e que as palavras e afirmações usadas na publicidade dão a entender e podem ser interpretadas como se fosse um conselho médico. A última notícia é de que continuam investigando e tentando descobrir se as propriedades da noz da índia são verdadeiras. (fonte: http://www.foodauthority.nsw.gov.au/news/media-releases/mr-13-Mar-11-false-medical-claims-diet-seed/#.U-zC9qOTwx_)

O site Herbal Safety traz alguns dados sobra a noz da Índia e afirma que não há estudos científicos sobre os efeitos da semente em humanos. (fonte: http://www.herbalsafety.utep.edu/facts.asp?ID=51)

Isso mostra o quão suscetíveis nos vemos quando estamos em busca de produtos que nos ajudem a emagrecer. O site trouxe dados e o que podemos dizer quanto à isso é que, em caso de dúvida, não faça uso da semente. Isso só reforça o que já sabemos, que para emagrecer devemos seguir o caminho saudável e com acompanhamento de profissionais. É mais demorado, mas estamos cuidando da nossa saúde. Temos tanto tempo para outras coisas, por que não teríamos para emagrecer com saúde?

Registrando que todas as informações foram colhidas da web, que estão acessíveis à qualquer pessoa, basta que pesquise por “noz da Índia” e que sobre as outras declarações as fontes são informadas, para que o leitor possa consultar a veracidade da informação.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Vimos que é difícil afirmar que a noz da Índia emagrece mesmo, mas você já a usou para emagrecer? Como foram os resultdos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.716 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

1.599 comentários

  1. veni dolejal goulart

    estou usando o produto e não vi diferença alguma em 40 dias, acho fui engana, com propaganda falsa.Estou pensando o que fazer pois ainda tenho 20 comprimidos.

    • Nos primeiros dois meses eu não vi nenhum resultado, mas no terceiro mudei de numeração de calça, e hoje depois de 9 meses, se foram 11kg graças a Deus. Gostei do produto porque embora a perca de peso seja bem lentamente, é real, sem nenhhuma dieta e atividade fisica, e você não fica com aquela aparencia horrivel de quando a pessoa perde peso rapido e todo mundo pensa que a pessoa ta doente

    • Veni, entao passa pra mim pq em 2 meses perdi 2,45 e ja usei varias vezes…em uma das vezes, perdi 7kg em 2 meses pois aliei a dieta e exercicios fisicos. NAO É MAGICA! VC TEM Q FAZER SUA PARTE…mudar habitos alimentares, se mexer!! Eu adoro …todas as vezes q usei, emagreci e melhor, mudei meus habitos alimentares: nasa de açucar, refrigerantes (nem gosto), mais frutas, verduras,arroz integral, etc…e comer de 3 em 3 horas e principalmente, respeitar a qtde de pedacinhos ao partir o grao. 😉

    • Tem resultado sim, e depois de 1 mes e divagar, mas dei uma parada, e agora q que estou sentindo os sintomas que foi falado acima

  2. usei a noz da india por uns dois meses, parei porque não emagreci nada. Após uns 30 dias voltei a usar, aí sim fiquei maravilhada, no meu caso o emagrecimento foi muito lento e pouco, em 6 meses perdi 8 quilos, parei porque não queria emagrecer mais. A semente desintoxica o organismo, regula intestino, eu gostei muito.

    • Vandaviviane Barbosa da Silva

      Maria como que vc tomou a noz da india quero tomar tambem mais estou com receio?

      • Oi?
        Vi seu comentário, e gostaria de responder.
        A primeira semente deve parti-la em oito pedaços. E tomar 1 pedacinho por oito dias. Após isso, passa-se a partir as sementes em quatro partes.
        Poderá sentir, dores pelo corpo e nódulos nos seios, em torno de mais ou menos uns 15 dias de uso, mas isso é normal devido a perda de potássio e o aconselhável e não desistir do uso da Noz, e sim, tomar muita água e comer bananas para se aliviar essas dores que logo passam…O fato é que, as gorduras se desprendem por debaixo das peles, não sobrando flacidez.
        A primeira encomenda de nozes que fiz durou uns 60 dias e se foram 6 kg.
        Já não deixo faltar as sementes, pq saciam um pouco a fome também, além de serem depurativa do sangue e regularizar as funções intestinais.
        Eu amo tomar noz da índia.

  3. Tomei a semente da noz da Índia durante 11 meses e, eliminei 11 quilos. Mas começaram a falar na TV que fazia mal à saúde , então fiquei com receio de continuar tomando, por isso parei de tomar, resultado, engordei tudo novamente, e sem contar que durante os meses que tomei só tive diarréia.

    • tomei por 2 meses, também so tive diarreia, mas parei por três dias, e nao estou aguentando parece que meu corpo viciou e so trabalha com a noz. até para defecar ficou dificio, nao quer sair

  4. Eu tomei a noz da índia e passei mal, o pâncreas parou de funcionar, perdi 25 kg muito rápido, quase morri. Não aconselho ninguem a tomar essa semente, a melhor forma de emagrecer é reeducação alimentar.

  5. Olá, pessoal, Ja escrevi algumas vezes aqui mas com a falta de tempo acabei sumindo. Usei a noz por quase 1 ano, eliminei 6kg mas como a noz faz com que percamos mais medidas quem me olha acha que emagreci uns 15kg. Sai da calça 42 para a 36. faço exames de 6 em 6 meses pois tenho lúpus. estou 100% saudável:rins, fígado, pâncreas, coração..tudo 100% . Se a noz fizesse mal com certeza teria me feito. Usei a 3 anos atrás e tudo está ótimo com meu corpo..se desse algo a longo prazo, yeria dado já ou seria detectado nos exames.
    Claro que essa é a minha experiência. não estou falando que as histórias negativas sobre a noz sejam mentiras. Existem vários fatores no uso da noz e tem que ver se foram seguidas.
    Há pessoas que não podem usar e usam..claro que vão passar mal pode até morrer. Quem é alérgico a crustáceos, sabe disso, e come..vai passar mal e pode morrer.
    Outro fator, usar a noz é tratamento, tem que seguir…não é so tomar e pronto!!
    Sem falar que noz falsa, chapéu de napoleão…
    Trabalho com a noz e oriento muitas clientes sobre tudo isso, Graças a Deus nunca teve ninguém que foi parar no hospital. Já tive pessoas que pararam por não quererem esperar a fase de adaptação que pode dar alguns efeitos colaterais mas jamais algo nesse nível.
    Tenho um grupo do zap, se quiserem participar adicionem meu zap (11) 98219-0620.
    Ninguém precisa comprar nada comigo, ok?
    É um grupo de ajuda

  6. Tomei noz da Índia por 3 dias quase morri, fui parar no hospital !!! Pressão caiu batimentos cardíacos acelerados e muita diarreia!! Nunca mais

  7. Tomei, a princípio não achei que estivesse emagrecendo, mas depois de usar dois kits senti que perdi peso. Estou sem as sementes agora, mas essa semana vou encomendar novamente.

  8. Eu tomo noz da Índia quando comecei eu sentia enjoou, tontura e aceleração no coração. Ai descobri que era as casca da noz tem que tirar. Emagreci pouco mais perdi muita medidas e meu seio diminuiu. Amooo

  9. Gente faz 1 ano q tomo, gostei muito ñ tive problemas c as nozes, já perdi muito dinheiro c remédios, dietas, etc. Mas c as nozes eu consegui perder 18 kilos, mas eu faço assim tomo 3 meses e paro 1 pro corpo ñ viciar c o remédio, ñ tive tanta diarréia, como muitos disseram nos comentários, acho q ñ tomaram como é indicado, pq acha q se tomar o dobro, triplo vão perder mais daí vem a consequência né, e a culpa é do remédio e ñ do exageros deles, deu pra sair normalmente, eu aprovo.

  10. Estou com muito pesar de parar mas parece que vicia. durante a ingestão nao sente nada mas agora…..
    estou com todos os sintomas.

  11. OLÁ AMIGOS MEU NOME É PEDRO TIMÓTEO, ANTES DE TOMA A NOZES PESQUISEI MUITO E HÁ PRINCIPIO NÃO ACREDITAVA NOS BENEFÍCIOS DA MESMA. MINHA CUNHADA CONHECEU UMA VENDEDORA Q AFIRMAVA TER TOMADA A NOZES DA ÍNDIA, MOSTROU VARIAS FOTOS ONDE NÃO ACREDITAVA SER A MESMA PESSOA EMFIM MINHA CUNHADA COMPROU O RESULTADO REALMENTE ACONTECEU ELA PERDEU UNS 5 KILOS EM 3 SEMANA SEM DEIXAR DE COME VALE RESSALTAR. TODOS DE NOSSA FAMILIA TOMAM. LOGICO COMO TUDO NÃO E SOMENTE FLORES TEM SUAS PARTES RUINS COMO GARGANTA RESSECADA, DIARREIA, UNS COM SONO E CANSAÇO ISSO NOS PRIMEIRO DIAS. EU INDICO A NOZES DA ÍNDIA, MUITO BOM

  12. Ameil…Usei e indico.Mas atenção a verdadeira Noz da Índia.

  13. PEDRO NESTOR DE SOUZA

    EU USEI A NOZ DA INDIA PAREI PORQUE NAO CONSEGI COMPRAR MAIS EMAGRECE DE VERDADE.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×