Cravo-da-Índia emagrece mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 01/10/2021

O cravo-da-Índia, popularmente conhecido como cravo, é uma especiaria que cresce no botão floral da árvore de cravo, cientificamente chamada de Syzygium aromaticum. Esta especiaria é muito utilizada na culinária mundial, estando presente em diversas receitas como sopas, carnes, molhos e doces como a canjica, cural, beijinho, entre outros.

Ele contém diversos nutrientes como flavonóides, antioxidantes, vitamina C, E e K, minerais como, manganês, cálcio, magnésio e ácidos graxos do tipo ômega 3, além de outros compostos que fazem muito bem à saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Conhecido por suas propriedades medicinais, alguns dos principais benefícios do cravo-da-Índia incluem melhorias na saúde bucal, tratamento de diabetes, redução do colesterol e prevenção de alguns tipos de câncer devido principalmente às suas propriedades antibacterianas, antioxidantes e antissépticas.

Composição nutricional do cravo-da-Índia

De acordo com o Departamento Nacional de Nutrição dos EUA (United States Departmente of Agriculture National Nutrient Database), 2 gramas de cravo-da-Índia (uma colher de chá), contém:

ComponentePor porção de 2 g
Calorias6 kcal
Proteínas0,27 g
Carboidratos1,38 g
Gordura total0,38 g
Fibras0,7 g
United States Departmente of Agriculture National Nutrient Database

Cravo-da-Índia emagrece mesmo?

Cravo-da-Índia

Pesquisadores vêm investigando diversos benefícios do cravo-da-Índia para a saúde nos últimos anos e alguns desses benefícios têm relação com a perda de peso.

Acelera o metabolismo e favorece a perda de peso

O cravo-da-Índia emagrece porque ele é um termogênico que atua acelerando o metabolismo. Isso resulta em maior queima de gordura, além de aumentar a produção de saliva e de substâncias que participam da digestão dos alimentos. Conheça outros alimentos termogênicos.

Auxílio em processos digestivos

O cravo-da-Índia também auxilia a regulação dos movimentos intestinais e a liberação de mais enzimas gastrointestinais, ajudando a evitar problemas de indigestão, constipação e outros tipos de mal estar no estômago.

  Continua Depois da Publicidade  

Tudo isso se deve à presença de fibras e de substâncias como o ácido eugênico, que facilitam a digestão e ainda podem contribuir com o processo de emagrecimento.

Melhoria na função da tireóide

Problemas na tireoide geralmente resultam em obesidade e dificuldade para emagrecer. Como o cravo-da-Índia interfere em diversos processos metabólicos, acaba melhorando também a função da tireoide, podendo evitar ou ajudar no tratamento de hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Redução do colesterol e controle de diabetes

O cravo-da-Índia apresenta altas quantidades de anticolestiramina e propriedades antilipídicas que podem ajudar na regulação dos níveis de colesterol e glicose no sangue.

Efeitos colaterais

Segundo o Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia dos EUA (National Center for Biotechnology Information), existem alguns riscos relacionados com o consumo de cravo-da-Índia em excesso. Ele pode causar irritação na pele, nos olhos e nas vias respiratórias, náusea, vômito, dificuldade para respirar, problemas no fígado e rins.

Outros efeitos adversos observados em alguns casos são a insônia e agitação devido ao efeito termogênico da especiaria.

Se usado em demasia, o cravo-da-Índia ainda pode causar ferimentos, como queimaduras na pele ou na boca. Além disso, ele não é indicado para pessoas que estão usando medicamentos anticoagulantes.

  Continua Depois da Publicidade  

Dicas

Usar chá de cravo-da-Índia para emagrecer é uma ótima opção para quem deseja perder peso, já que todas as propriedades interessantes do cravo são extraídas durante o preparo do chá.

Algumas pessoas dizem que mastigar cravo-da-Índia emagrece, porém não existem dados científicos que comprovem a eficácia dessa prática. O que se sabe até agora é que mastigar o cravo-da-Índia pode reduzir problemas como mau hálito, já que as propriedades bactericidas da especiaria matam as bactérias presentes na boca que causam o mau hálito.

Receitas com chá de cravo-da-Índia

chá de cravo-da-índia

Chá de cravo-da-Índia

Para preparar um chá delicioso de cravo-da-Índia, é interessante usar o cravo não triturado. Primeiro, esquente a água até o ponto de fervura. Enquanto isso, vá triturando os pedaços de cravo-da-Índia até formar um pó.

Adicione este pó (cerca de uma colher de chá para cada xícara de água) na água fervente e deixe a mistura ferver por mais 5 minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe a mistura em infusão por mais 5 ou 10 minutos. Depois disso, coe a bebida e deixe esfriar um pouco. Se preferir, é possível tomar o chá frio e até armazená-lo na geladeira por alguns dias.

Se armazenados em local arejado, seco e escuro, os pedaços de cravo-da-Índia podem ser conservados por até um ano.

Chá de cravo-da-Índia com outras ervas

É possível combinar o cravo-da-Índia com outras especiarias, como a canela e sementes de cominho, para promover a perda de peso. A junção dessas substâncias emagrece porque melhora a digestão e acelera o metabolismo, fazendo com que seu corpo queime gordura mais rápido.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma dica é pegar 50 mg de cada ingrediente, colocar em uma panela para esquentar, sem água, até sentir um aroma picante. Em seguida, é preciso moer os ingredientes e deixar o pó fino em um recipiente fechado por uma semana.

Depois disso, prepare um chá fervendo uma xícara de água com uma colher de sopa da mistura obtida. Coe o líquido e adicione mel ou um adoçante se julgar necessário. Os melhores resultados são obtidos quando a bebida é ingerida pela manhã em jejum.

É importante ressaltar que nenhum ingrediente isolado é capaz de promover a perda de peso sem uma dieta equilibrada e saudável. Para emagrecer com saúde, é necessário ter um plano de alimentação adequado ao seu organismo e que você faça atividades físicas regularmente.

Vídeo

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que o cravo-da-Índia emagrece? Já experimentou o chá dessa especiaria? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (30 votos, média 3,93)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

7 comentários em “Cravo-da-Índia emagrece mesmo?”

  1. Eu tomo o cravo da índia, 3 cravos sem a cabeça, com erva doce e alecrim, 1 colher de chá cada um, para tonturas fiquei muito bem e a um ano venho perdendo peso, será que é isso?

    Responder
  2. adorei as dicas de saúde e os benefícios e cada propriedades e de como fazer os chás e como fazer as misturas com outras ervas medicinas para imagrecer e como combater varias doenças cronicas e doença cebral

    Responder