Sementes de melancia

11 Benefícios da Semente de Melancia – Para Que Serve e Propriedades

A melancia é uma das frutas mais populares que existem. Também pudera, além de saborosa, ela possui somente 30 calorias a cada porção de 100 g e é fonte de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo como carboidratos, potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio.

Ótima para ser consumida em dias de calor graças ao seu efeito refrescante, a fruta pode ser ingerida ao natural ou aparecer em receitas de sucos, sorvetes, pudins, mousses, smoothies, picolés, saladas de frutas, gelatinas, geleias e suflês.

Mas e quanto às sementes da melancia? O que você faz com elas ao saborear a fruta ou utilizá-la no preparo de uma receita? Joga fora? Depois de ler o que vem abaixo, certamente você pensará duas vezes antes de fazer isso. Vamos conhecer agora para que serve essa parte do alimento e descobrir alguns dos benefícios da semente de melancia.

Propriedades da semente de melancia

O componente da fruta é conhecido por ser dotado de propriedades:

  • Diuréticas – de combate ao inchaço causado pela retenção de líquido no organismo;
  • Antioxidantes;
  • Energéticas;
  • Propriedades que auxiliam o tratamento de dislipidemias – também conhecidas pelo nome de hiperlipidemias, caracteriza-se pela elevação dos níveis de gorduras (lipídios) no sangue, especialmente de colesterol e triglicerídeos.

11 benefícios da semente de melancia – Para que serve

Veremos a seguir como as propriedades da semente melancia trazem benefícios para saúde e boa forma

1. Fonte de magnésio

O mineral é importante para as funções metabólicas do corpo, é necessário para a manutenção das funções nervosas e musculares do organismo, além de ser importante para a saúde do coração, dos ossos e do sistema imunológico. Uma porção de apenas 4 g de sementes de melancia é composta por 21 mg de magnésio.

2. Fonte de ferro

Mais um dos benefícios da semente de melancia é que uma porção equivalente a um punhado do ingrediente possui aproximadamente 0,3 mg do mineral. Consumir o ferro nas refeições é importante para o processo de conversão de calorias em energia para o organismo.

Além disso, o nutriente é um componente importante da hemoglobina, uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos, cuja função é absorver e transportar o oxigênio no sangue. Níveis baixos de hemoglobina são indicativos de problemas como anemia, desidratação, cirrose, linfoma, insuficiência renal, leucemia, deficiência de ferro e vitaminas e hemorragia.

3. Saúde da gestação

Também conhecida como folato, o ácido fólico é importante para a saúde da gestação, tendo em vista que sua ausência está associada ao desenvolvimento de anomalias no tubo neural do feto.

O tubo neural é constituído por estruturas que dão origem ao eixo central do sistema nervoso, na cabeça e na coluna vertebral do feto. Seu desenvolvimento adequado é fundamental para que o sistema nervoso seja formado por completo. O ácido fólico também é importante para evitar cardiopatias congênitas, lábio leporino, anomalias nos pulmões e anomalias no trato urinário.

Sua deficiência aumenta o risco de parto prematuro, retardo no crescimento fetal, de que o bebê nasça com peso baixo e pode aumentar os níveis de homocisteína no sangue, que pode levar a aborto espontâneo, descolamento prematuro da placenta e pré-eclâmpsia, que é quando a gestante desenvolve hipertensão.

O controle dos níveis de homocisteína também é importante para o funcionamento adequado do cérebro.

4. Oferecer gorduras boas

O ingrediente também é composto de gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, conhecidas como as gorduras boas. De acordo com informações da Associação Americana do Coração, elas auxiliam a proteger contra doenças do coração e derrame, além de diminuir os níveis do colesterol ruim – o LDL – no sangue.

5. Fonte de proteínas e aminoácidos

Em uma xícara de sementes de melancia desidratadas é possível encontrar 30,6 g de proteínas. Para você ter uma ideia de sua importância, o nutriente é um constituinte básico das fibras musculares, cabelos, ossos, dentes e pele, além de trabalhar na formação de enzimas.

Um dos aminoácidos presentes no componente da fruta é a arginina, responsável por benefícios da semente de melancia como a regulação da pressão arterial e colaboração com o tratamento da doença coronária.

6. Fornece licopeno

As sementes da fruta também fornecem o licopeno, um carotenoide que ajuda a melhorar a fertilidade masculina, além de ser bom para o rosto. 

7. Fonte de vitaminas do complexo B

Além de oferecer o ácido fólico – vitamina B9 – as sementes de melancia ainda são dotadas de vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5 e vitamina B6. Juntas, as vitaminas do complexo B são responsáveis por benefícios da semente de melancia ao sistema nervoso, por manter o sangue saudável e para que a resposta imunológica do organismo seja eficiente.

8. Ação diurética

Como vimos, o ingrediente possui propriedades diuréticas. Ou seja, ele promove a eliminação do excesso de água presente no organismo, combatendo assim o inchaço causado pelo problema da retenção de líquido no organismo. O resultado disso é que o corpo ganha um aspecto mais magro.

9. Hidratante para a pele e para os cabelos

O óleo proveniente das sementes de melancia serve como um hidratante para a pele que não obstrui os poros, ao mesmo tempo em que promove o funcionamento natural da pele.

Nos cabelos, o óleo é absorvido facilmente pelo couro cabeludo e também não obstrui os seus poros. Os resultados prometidos são benefícios da semente de melancia em relação à hidratação, o auxílio ao crescimento dos fios e a manutenção da saúde dos cabelos e do couro cabeludo.

Consulte um dermatologista antes de aplicar o produto na sua pele, cabelo ou couro cabeludo para conhecer o procedimento e os cuidados adequados.

10. Ação antioxidante

Graças ao seu efeito antioxidante, a semente da melancia também pode contribuir com o combate aos radicais livres. Essas substâncias promovem doenças graves como o câncer e são responsáveis pelo envelhecimento precoce.

11. Produção de melanina

As sementes de melancia torradas são fontes de cobre, um mineral que trabalha na produção da melanina. A substância é um pigmento que proporciona cor aos cabelos e à pele.

Como consumir as sementes de melancia

Elas podem ser levadas ao forno antes de serem consumidas e servir como um lanchinho no dia a dia. Recomenda-se colocá-las em uma assadeira e levar ao forno em 180º C durante 15 minutos. Entretanto, ao atingir a metade do tempo, é bom dar uma mexida na forma para que as sementes fiquem igualmente crocantes.

Fontes adicionais:

Você já conhecia os benefícios da semente de melancia para a saúde e boa forma? Pretende incluí-la mais em seu cardápio agora que conhece e sabe para que serve? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (104 votos, média: 4,26 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

25 comentários

  1. A Natureza é um pacote completo, temos é que saber respeita-la para podermos tirar o máximo de beneficio que tudo o que ela põe a nossa disposição!

  2. Adorei as informações, mas a semente só pode ser ingerida torrada? Não pode ser in natura?

    • Lucia Almeida da silva

      É pq não tem explicando como ser usado

      • Antonio Ribeiro Pires

        Lucia, tenho 57 anos sou cardíaco, fiz cirurgia do coração a um ano, revascularização do miocárdio com 3 ponte safena, troca de 2 válvulas por válvulas biológicas, depois que sai do hospital passei a consumir sementes de melancia, comprar sementes prontas para consumo humano tipo torrada e hidratada, sempre encontro em mercados municipais, eu consumo desta forma: coloco 100 gr em um pano de prato limpo, enrolo elas fazendo um pacotinho feito isso uso um martelo comum e bato elas dentro do guardanapo até elas ficarem totalmente moidas virar um pó, misturo com qualquer tipo de suco, leite ou mesmo agua e tomo com tudo aquele pó que virou, assim me ensinaram que não perde nenhum nutriente da semente, hoje Graças a Deus e essas sementes levo uma vida normal apesar de ter ficado com insuficiência cardíaca alta, faço acompanhamento no Instituto do Coração em SP e os médicos se surpreendem com os resultados de meus exames, me alimento com comidas saudáveis, faço exercicios e caminhadas diariamente e trabalho 10 horas por dia.

  3. excelente artigo. Vou seguiira , as indicações à risca, dentro do possível

  4. Onde comprar as sementes já torradas?

  5. Agora que li tudo vou sim, reaproveitar bem as sementes sempre que for possível, pois é tudo muito bom, simples, barato e bem rico.

    • Bom dia, eu não dispenso as semente, quando como a fruta, já trituro com os dentes, ou quando faço suco, depois de coar, coloco as sementes trituradas num copo e vou comendo..Ou se não quero triturar nos dentes(por preguiça rsrs) guardo-as e faço chá, enfim tem muitas formas e maneira de aproveitar as semente.

  6. Quais os benefícios que trazes as sementes de melancia quando serem consumidas enloco com a fruta ao mesmo tempo?

  7. Já que vocês possuem a cemente de abóbora sem a casca, gostaria que tivesse também a cemente de melancia sem a casca, iria facilitar muito o consumo.

    Obrigado

  8. Jeferson Santos Vilas Bôas

    Eu gostaria de saber se já posso na hora de comer essa fruta comer com semente tudo junto ?

  9. Adriani Robriguem Rosa

    Tenho o hábito de comer as sementes enquanto mastigo a fruta. Existe alguma contrazão indicação?

  10. gostaria de sebe se a semente de melancia, pode curar doenças de rins e como devo fazer?

  11. Eu aprendi que o chá da semente triturada é muito bom pra infecção urinária é muito bom.

  12. Eu já sou usuário do produto(semente de melancia), sempre que converso com pessoa que faz também o uso, lamenta ela não estar sem a casca, que temos como um problema sério para consumi-la. Aproveitando a oportunidade, gostaria muito de comprar sem a casca, já que isso é possível com outras sementes tipo: de abóbora, girassol e outras.

    OBS: gostaria de ter resposta de vocês…]

    Grato. Luiz

  13. Ana Martins do Nascimento

    boas explicação eu consumo a semente de melancia a mais de 20 anos aprendi com os treinamentos da pastoral da criança da saudosa Zilda Arnes aprendemos aproveitar tmb as de abobora e girassol são ricas em nutrientes que fazem bem a saúde.

  14. Nossa eu ja mascava as sementes as vezes quando consumo melancia, agora então vou inserir em minhas receitas para aproveitar melhor os benefícios dela.

  15. GOSTARIA DE SABER SE VCS TEM SEMENTES PARA CONSUMO
    DA FORMA CERTA DE COLOCAR NO SUCO OU CHÁ, ETC,

  16. Sempre como melancia junto com suas sementes, pois assim assim evtito a indigestão ao qualquer momento de consumo, além dos valiosos benefícios que recebo.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*