Diferença entre gordura saturada e insaturada

Especialista:
atualizado em 31/12/2020

Quando falamos em gordura, sempre vem à cabeça dois tipos dela: a saturada e a insaturada. Mas você sabe a diferença entre elas?

  Continua Depois da Publicidade  

O fato é que nem toda gordura faz mal ao organismo. Algumas delas, como as insaturadas, são muito importantes para a saúde.

Aliás, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que no máximo 30% do total de calorias ingeridas diariamente sejam provenientes do consumo de gorduras.

Sendo assim, é importante que você conheça os tipos de gordura e saiba quais incluir e quais restringir da sua dieta.

Existem alguns tipos de gordura, que podem ser de origem vegetal, animal ou industrializadas. Mas elas são divididas principalmente entre saturadas, insaturadas e trans.

As saturadas e a trans são mais prejudiciais à saúde, podendo aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Já as gorduras insaturadas fazem bem ao organismo e até ajudam a diminuir os níveis de colesterol.

As pesquisas sobre os possíveis danos e benefícios das gorduras na dieta estão sempre evoluindo. Além disso, um número crescente de estudos sugere que você deve se concentrar em comer gorduras saudáveis.

O que é gordura?

A gordura é composta ácidos graxos. Estes, por sua vez, são elementos formados por cadeias de átomos de carbono ligados a hidrogênio, presentes nas gorduras e óleos dos alimentos. É o tipo e a quantidade de ácidos graxos que determinará o efeito da gordura em sua saúde.

Ela é um macronutriente que fornece energia para o seu corpo e é essencial para a sua saúde, já que várias funções do organismo dependem dela para acontecer. Por exemplo, algumas vitaminas precisam da gordura para se dissolver e o organismo poder absorvê-las.

Apesar de alguns tipos de gordura serem bons para a saúde, exagerar na sua quantidade, principalmente no caso das saturadas, é perigoso, pois pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, obesidade, dentre outras condições de saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Como distinguir a gordura ruim da boa?

Saiba exatamente qual a diferença entre gordura saturada e insaturada.

A gordura saturada

Alimentos que são fonte de gorduras saturadas
Alimentos que são fonte de gorduras saturadas

A gordura saturada é de origem animal e está presente nas carnes, ovos, leite e queijos. Quando essa gordura está em temperatura ambiente ela fica em estado sólido.

A gordura saturada aumenta os níveis de colesterol, o que eleva o risco de doença cardiovascular. Além disso, ela também pode aumentar o risco de diabetes tipo 2.

Apesar da gordura saturada ser considerada ruim para o organismo, os alimentos que a contém apresentam benefícios para saúde. Logo, não é necessário eliminá-los da sua dieta, mas sim consumi-los com moderação.

A gordura insaturada

Alimentos que são fonte de gorduras insaturadas
Alimentos que são fonte de gorduras insaturadas

A gordura insaturada pode ser tanto de origem vegetal como de origem animal, que nesse caso são os peixes.

Essa gordura é boa para o organismo, já que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL), os triglicérides (tipo de gordura que entope as artérias e se acumula no abdômen) e a pressão arterial. No entanto, se consumida em excesso também pode causar doenças cardiovasculares.

Podemos subdividir essa gordura boa em dois grupos:

  • Gordura monoinsaturada: tem ação antioxidante, protege as células e ajuda a diminuir o nível do colesterol ruim. Seu consumo deve representar no máximo 20% das calorias diárias.
  • Gordura poli-insaturada: é um ácido graxo essencial, importante para o crescimento do feto, desenvolvimento das crianças, ajuda na manutenção celular e no desenvolvimento cerebral. Seu consumo deve estar entre 6 e 10% das calorias diárias.

O omega-3 é uma gordura monoinsaturada, e ela está presente nas sementes de linhaça e peixes de água fria (principalmente o salmão), dentre outros alimentos. Sabia mais sobre a gordura monoinsaturada e os alimentos que a contêm.

  Continua Depois da Publicidade  

O omega-9 (ou ácido oleico) é uma gordura poli-insaturada, e ela está presente no azeite de oliva, abacate, óleo de milho e de canola. Saiba mais sobre a gordura poli-insaturada e os alimentos que a contêm.

Consumir gorduras saturadas ou insaturadas traz diferentes consequências para a saúde. As saturadas afetam negativamente o organismo, enquanto as insaturadas são boas para a saúde. Vale a pena esclarecer que ambas podem fazer mal se consumidas em excesso.

Gordura trans

Alimentos industrializados podem conter gordura trans
Alimentos processados podem conter gordura trans

Além dessas gorduras, há a gordura trans, também conhecida como hidrogenada, obtida através da hidrogenação das gorduras vegetais por meio de um processo industrial. É comum encontrar alguns rótulos dizendo que aquele alimento é livre de gordura trans.

A gordura trans faz mal à saúde, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e de acidente vascular cerebral (AVC). Segundo a OMS, o consumo de gorduras trans deve ser inferior a 1% do consumo total de calorias.

Você já sabia a diferença entre gordura saturada e insaturada? Que tipo você consome com maior frequência? Acredita que precisa mudar esse hábito? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

4 comentários em “Diferença entre gordura saturada e insaturada”

  1. Bom dia
    Tenho uma dúvida que gostaria que me esclarecessem.
    As massas, como macarrão e esparguete são gorduras insaturadas ou saturadas?
    Obrigado

  2. Já tem muitos estudos de ensaios clinicos randomizados comprovando que a gordura saturada é benéfica para o organismo, e que não causa doenças cardiovasculares. A gordura animal, a gordura de porco, aquela utilizada por nossos avós, nossos antepassados… já vem sendo quebrado esse mito de que a gordura insaturada feita pela industria é melhor..