Diferença Entre Gordura Saturada e Insaturada

Especialista:
atualizado em 16/12/2019

Alegar que toda gordura faz mal ao organismo é um erro frequente que muitas pessoas cometem ao abolirem totalmente alguns produtos “gordos” de sua dieta. O lado ruim da gordura é o fato dela ser rica em calorias que resultam no excesso de peso, o qual está associado a problemas de saúde.

Mas a maioria dos alimentos contem vários tipos diferentes de gordura, e alguns são melhores para sua saúde do que outros. Você não precisa eliminar completamente todas as gorduras das suas refeições. Na verdade, algumas gorduras realmente ajudam a promover a boa saúde, motivo pelo qual a Organização Mundial de Saúde recomenda a sua ingestão diária de cerca de 30% do valor calórico total.

Mas você deve ser sábio para escolher os tipos mais saudáveis de gordura e depois apreciá-los – com moderação. Há a gordura saturada e insaturada, e você deve entender as suas diferenças.

Quais os benefícios da gordura?

Existem inúmeros tipos de gordura, sendo algumas encontradas em alimentos de plantas e animais, sendo conhecidas como gordura de dieta. A gordura dietética é um macronutriente que fornece energia para o seu corpo. A gordura é essencial para a sua saúde, porque ela suporta uma série de funções do seu corpo. Algumas vitaminas, por exemplo, devem ter gordura para dissolver e nutrir seu corpo.

A preocupação por incluir alguns tipos de gordura na dieta, como o controle do colesterol, é que eles são pensados para desempenhar um papel na doença cardiovascular e diabetes do tipo 2. A gordura dietética também pode ter um papel em outras doenças, incluindo a obesidade e cancro.

As pesquisas sobre os possíveis danos e benefícios de gordura na dieta estão sempre evoluindo. E um número crescente de estudos sugere que você deve se concentrar em comer gorduras saudáveis.

Dito de forma simples, a gordura é composta de várias quantidades de ácidos graxos. É o tipo e a quantidade de ácido graxo, compostos formados por cadeias de átomos de carbono ligados a hidrogênio, presentes em gorduras e óleos encontrados em alimentos, que determinará o efeito da gordura em sua saúde.

Como distinguir a gordura ruim da boa?

Para detalhar melhor e diferenciar os ingredientes perigosos para sua dieta, é preciso conhecer mais sobre os vilões e os heróis desta história e definir exatamente qual a diferença entre gordura saturada e insaturada.

A gordura saturada

Proveniente de fontes animais de alimentos, como a carne vermelha, aves e produtos lácteos cheio de gordura, a gordura saturada aumenta os níveis de colesterol no sangue total e as lipoproteínas de baixa densidade (LDL colesterol), o que pode aumentar o risco de doença cardiovascular.

Gordura saturada também pode aumentar o risco de diabetes tipo 2. Quando está em temperatura ambiente, se estabiliza em estado solido. É encontrada principalmente em carnes vermelhas e também brancas, pele de aves, creme de leite, manteiga, iogurte e azeite de dendê, bacon e muitas outras.

Ela é considerada uma gordura ruim para o organismo humano, principalmente pelo fato de aumentar o colesterol ruim, causando alguns problemas no coração. Para uma pessoa que possui uma dieta balanceada e come de forma saudável, a ingestão sugerida pode chegar a ser no máximo de 20 gramas por dia.

A maioria das gorduras que possuem uma elevada percentagem de gordura saturada é sólida à temperatura ambiente. Devido a isso, elas são normalmente denominadas como gorduras sólidas. Alguns exemplos são a gordura da carne, gordura de porco, manteiga e margarina. Esta é a melhor forma de distingui-las das benéficas, denominadas gorduras insaturadas, geralmente encontradas em estado líquido. Mas de onde elas provêm?

A gordura insaturada

Os alimentos caracterizados desta forma têm origem vegetal, são encontradas em azeite de oliva, óleo de milho e canola, castanha do Pará, amêndoa, salmão, sementes de linhaça, abacate e outros. Essa gordura atua no organismo reduzindo os níveis de colesterol ruim, os triglicérides, tipo de gordura que entope as artérias e causa a famosa barriguinha de chope, e a pressão arterial. No entanto, se consumida em excesso poderá causar doenças coronarianas. Em uma dieta balanceada recomenda-se no máximo 44 gramas da gordura insaturada por dia. E podemos subdividir essas gorduras boas em dois grupos:

  • Gordura monoinsaturada: Importante para as membranas celulares, pois oferece resistência ao aquecimento. Encontra-se no azeite, em alguns peixes e frutos gordos;
  • Gordura polinsaturada: Reconhecida como um ácido gordo essencial pois é necessária ao crescimento do feto e das crianças, à manutenção celular e o desenvolvimento cerebral, favorecendo uma boa acuidade visual. Presente em óleos vegetais, cremes vegetais e peixes como salmão, atum, truta, cavala, sardinha e arenque.

Para resumir, as gorduras saturadas e insaturadas têm diferentes origens. Animal para as saturadas, vegetal para as insaturadas. Além disso, diferentes consequências na saúde das pessoas. As saturadas afetam negativamente o organismo, enquanto as insaturadas afetam positivamente o organismo. Vale a pena esclarecer que ambas afetam negativamente o organismo se consumidas em excesso.

Você já entendia a diferença entre gordura saturada e insaturada? Que tipo você consome com maior frequência? Acredita que precisa mudar esse hábito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

4 comentários em “Diferença Entre Gordura Saturada e Insaturada”

  1. Bom dia
    Tenho uma dúvida que gostaria que me esclarecessem.
    As massas, como macarrão e esparguete são gorduras insaturadas ou saturadas?
    Obrigado

  2. Já tem muitos estudos de ensaios clinicos randomizados comprovando que a gordura saturada é benéfica para o organismo, e que não causa doenças cardiovasculares. A gordura animal, a gordura de porco, aquela utilizada por nossos avós, nossos antepassados… já vem sendo quebrado esse mito de que a gordura insaturada feita pela industria é melhor..