11 minutos de exercícios por dia podem aumentar expectativa de vida, diz estudo

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atualizado em 08/02/2021

Certamente, você já ouviu falar sobre os perigos do sedentarismo. Ter um estilo de vida inativo aumenta os riscos de ter obesidade, doença cardíaca, colesterol alto, acidente vascular cerebral (AVC), pressão alta, diabetes e síndrome metabólica.

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Além disso, o sedentarismo também eleva as chances de sofrer com certos tipos de câncer (de mama, cólon ou útero), osteoporose, quedas e aumento dos sentimentos de depressão e ansiedade. Sem contar que ser sedentário pode elevar os riscos de morte prematura.

Por outro lado, um estudo recente mostrou que pelo menos 11 minutos de exercícios por dia já podem ajudar a aumentar a expectativa de vida.

Para chegar a esse número, cientistas da Escola Norueguesa de Medicina Esportiva usaram monitores de atividade para rastrear o tempo de exercício e o período sedentário dos participantes da pesquisa.

Então, ao analisar os dados, eles concluíram que os participantes que se exercitaram 35 minutos por dia apresentaram a maior diferença estatística em sua expectativa de vida.

Entretanto, os pesquisadores também observaram que até mesmo 11 minutos de atividade física moderada, o que equivale a uma caminhada vigorosa, já tiveram um impacto expressivo neste sentido. Para quem vive na correria, 11 minutos de exercício por dia é uma meta mais realista.

O que fazer em 11 minutos de exercícios?

Caminhada

Os 35 minutos de exercícios por dia seriam melhor para a saúde. Entretanto, para quem não está fazendo nada de atividade física, os 11 minutos diários já podem ser um bom ponto de partida.

Mas, antes de iniciar qualquer programa de exercício, você precisa consultar o médico para saber se ele é seguro para você.

Além disso, caso sinta dor ou passe mal durante a atividade física, pare imediatamente e busque a ajuda médica se necessário. Com essas precauções em mente, vamos às sugestões:

Por exemplo, você pode fazer uma caminhada vigorosa de 11 minutos, como citado acima, ou correr por esse período na esteira da academia.

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Em casa

Outra opção, inclusive mais segura em tempos de COVID-19, é treinar em casa. Dá para fazer uma série de quatro rodadas de três minutos cada, com exercícios para o corpo todo.

Por exemplo, você pode optar por uma sequência de 10 a 25 flexões, 25 a 40 agachamentos com peso corporal e um minuto de corrida estacionária (sem sair do lugar).

Mas é claro que essas são apenas opções e existem outras alternativas de exercícios para o corpo todo que você pode escolher.

Opte por aqueles que você sabe que dá conta de fazer sem se machucar. Aliás, para saber quais são eficientes e seguros para o seu caso em particular, não deixe de consultar um educador físico.

Além disso, se você é adepto da yoga, pode praticar poses da yoga por 11 minutos. Há ainda a alternativa bem divertida de dançar com músicas agitadas ao fundo durante esses minutos para atingir a cota mínima de exercícios por dia.

Depois que já estiver mais habituado aos exercícios, poderá valer a pena aumentar o período, a intensidade e até o tipo do seu treinamento. Tudo para que o corpo não se acostume e deixe de apresentar resultados.

No entanto, antes de fazer isso, o ideal é que consulte um educador físico.

Além de se exercitar, é fundamental ter uma dieta saudável. Portanto, confira a seguir as dicas de reeducação alimentar no vídeo da nossa nutricionista:

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Fontes e Referências Adicionais

Você costuma praticar exercícios? Ou é da turma do sedentarismo? Conte nos comentários!

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