12 Dicas Para Um Abdômen Perfeito

Especialista:
atualizado em 01/10/2014

Ter um abdômen definido costuma ser o sonho e plano de vida de muitas pessoas. Porém, sabe-se que esse sonho não se torna realidade da noite para o dia e, muito menos, sem esforço. Para obter aquele abdômen perfeito, seja homem ou mulher é preciso ficar atento à alimentação, ingerindo alimentos saudáveis e também realizar atividades físicas, não apenas localizadas na região abdominal, mas em outras partes do corpo.

Muitas pessoas acreditam que para definir o abdômen basta realizar atividades localizadas na barriga como as abdominais para conseguir o resultado esperado. Porém, esse é um grande erro. Especialistas afirmam que para se obter uma barriga “tanquinho” o foco principal deve ser na alimentação, retirando do cardápio produtos engordativos, que retêm líquido e com calorias em excesso que após ingeridas se convertem em gordura abdominal. Confira as dicas abaixo para conseguir, de uma vez por todas, um abdômen perfeito!

1. Alimentos a serem evitados

Carboidratos simples costumam ser digeridos rapidamente pelo organismo e assim geram altos picos de insulina. Essa tendência faz com que a queima de gordura não seja realizada e haja, em contraposição, um acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal.

Os alimentos ricos em carboidratos que mais causam esses efeitos são os de farinha branca (glúten) como pão, batatas brancas, massas e outros como refrigerantes, açúcar refinado, bebidas alcoólicas, etc. Evite consumir esses alimentos para reduzir o inchaço corporal e o acúmulo de gordura.

2. Alimentos a serem consumidos

Priorize alimentos mais saudáveis produzidos com base em trigo integral, centeio, grãos, aveia, frutas, legumes, verduras, batata doce, quinoa e pequenas porções de arroz integral. Se não puder resistir aos alimentos ricos em carboidratos simples, que costumam ter componentes viciantes, use os alimentos a seu favor e opte por consumi-los após o treino, para a recuperação muscular e de energia.

3. Flexione o abdômen

Para ter um abdômen perfeito deve-se investir em alguns exercícios básicos que podem ser praticados em qualquer lugar, até mesmo sentado em frente ao sofá. Trata-se de exercícios voltados para tornar a barriga mais dura. Basta flexioná-la por um período de 6 a 10 segundos e relaxá-lo pelo mesmo período. Faça essa flexão de 12 a 15 vezes/repetições. Para ter um abdômen perfeito você terá que trabalhar esses músculos.

4. Respiração é importante

Respirar é sempre importante, não importa a situação, mas durante a prática de alguma atividade física essa ação se torna ainda mais fundamental. Durante a execução de atividades abdominais específicas, é importante inspirar e expirar pausadamente, sentindo todos os músculos se movimentarem no desenvolvimento das ações. Expire sempre no ponto máximo de cada exercício, geralmente na posição superior de cada atividade. Isso irá maximizar a contração e a fibra muscular, contribuindo para a obtenção do abdômen perfeito.

5. Esqueça as pausas

Durante as flexões abdominais e séries de repetições é comum as pausas para descanso. Porém, para potencializar o efeito dos exercícios, indica-se as repetições sem pausas até chegar ao limite da exaustão, pois isso fará com que o músculo trabalhe mais, gerando um resultado mais satisfatório e rápido. Não coloque um número específico em mente. Faça cada série de abdominais até a exaustão.

6. Definição e desenvolvimento dos músculos

O abdômen é um músculo como outro qualquer, por isso, assim como é feito no bíceps, com o levantamento de pesos variados para sua definição, também deve ser feito com o abdômen. Coloque pesos diferentes aumentando gradualmente as flexões abdominais. Esse método fará com que os músculos do abdômen fiquem separados e destacados, com aquele sonhado aspecto de tanquinho do abdômen perfeito. Além disso, pode ser muito mais agradável fazer 20 repetições com pesos do que 10 abdominais sem pesos.

7. Abdominal ao final

Ignore os treinadores e preparadores físicos que recomendam que o abdominal seja realizada no início do treino. O correto é que seja feito ao final, o desempenho do seu treino é muito maior quando o abdominal é feito ao final do mesmo. Ou seja, você consegue realizar os exercícios para outro grupos musculares, como agachamento por exemplo, muito melhor quando não está com o abdômen já cansado. Sua capacidade de gerar força no treino é muito maior quando o abdômen está descansado, já que ele é usado em quase todos os exercícios.

8. Variar a velocidade

Durante as flexões abdominais, é importante não apenas mudar a posição dos exercícios realizando movimentos oblíquos, tradicional, com apoio e perna elevada, mas também aumentar a velocidade da realização. Deve-se migrar da velocidade lenta e controlada para a rápida e explosiva para melhorar a potência, força e tamanho das fibras musculares.

9. Queime gordura

De nada adianta realizar abdominais com gordura acumulada na barriga. Por isso, além de iniciar os exercícios é importante perder peso, especificamente, gordura e ganhar massa magra. Correr, nadar, andar de bicicleta são as melhores atividades para perder gordura e deixar o abdômen pronto para os exercícios abdominais.

10. Sentar ereto

Nem tudo é exercício e alimentação, algumas práticas básicas inseridas no dia a dia pode contribuir para um abdômen perfeito, e dentre elas está uma postura elegante. É imprescindível sentar-se de forma ereta, com a coluna reta para evitar que os músculos abdominais fiquem flácidos.

11. Alongamento

Após os abdominais não se pode, de forma alguma, pular o alongamento. Essa recomendação é indicada para qualquer treino, mas após as flexões abdominais a prática costuma ser ainda mais importante para desenvolver músculos longos, saudáveis e definidos. Coloque os braços sobre as cabeças e estique para cima ou se estire de costas alongando braços e consequentemente os músculos da barriga.

12. Faça certo

De nada adianta se matar executando abdominais que você leu aqui ou assistiu no Youtube se não estiver aplicando-as de maneira correta, por isso é tão importante a presença de um professor de educação física para alertar sobre possíveis erros. Caso já tenha habilidade nas posições, pode-se arriscar sozinho, caso contrário, procure sempre manter o corpo em posição correta durante as atividades.

Quais são as maiores dificuldades que você passa para conseguir um abdômen perfeito? Você já pratica exercícios para isso? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário