14 poderosos alimentos contra o câncer

Especialista da área:
atualizado em 21/04/2021

Veja uma lista com alguns poderosos alimentos contra o câncer que você pode inserir na dieta para ajudar a prevenir essa doença.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com a American Institute for Cancer Research, nenhum alimento ou componente alimentar por si só pode proteger uma pessoa contra o câncer.

No entanto, eles afirmam que uma dieta repleta de frutas, vegetais, grãos integrais, feijões e outros alimentos vegetais pode ajudar a reduzir o risco de muitos tipos de câncer.

Foi estimado pelo AICR e pelo World Cancer Research Fund que de 30% a 40% de todos os cânceres podem ser evitados por dietas apropriadas, atividade físicas e manutenção do peso adequado.

Melhores alimentos contra o câncer

De acordo com a pesquisa de Michael S Donaldson, a obesidade, os alimentos com poucos nutrientes como produtos de farinha refinada e açúcares, o consumo de carne vermelha, a baixa ingestão de fibras e o desequilíbrio de ômega 3 e ômega 6 contribuem para o risco de câncer quando em excesso.

No entanto, outros alimentos podem ser benéficos na luta contra o câncer. Veja então os principais:

1. Semente de linhaça

A semente de linhaça é uma excelente fonte de fibra, ácidos graxos ômega 3 e lignanas. De fato, a semente de linhaça é uma fonte muito mais potente de fitoestrógenos do que os alimentos à base de soja.

Várias pesquisas foram feitas relacionando a semente de linhaça e o câncer, e ela demonstrou ser um alimento muito benéfico, inclusive para os homens que lutam contra o câncer de próstata.

De acordo com os pesquisadores, é bastante provável que as lignanas presentes na semente de linhaça sejam um componente importante em relação aos efeitos deste alimento contra o câncer.

2. Alho

A alicina é um componente ativo do alho que demonstrou matar células cancerígenas em vários estudos.

  Continua Depois da Publicidade  

Um estudo descobriu que as pessoas que comiam muito alho, cebola, cebolinha e alho-poró tinham um risco menor de câncer de estômago do que as que raramente consumiam esses alimentos.

Além disso, outra pesquisa mostrou que uma maior ingestão de alho estava associada com um risco menor de câncer de próstata.

Com base nessas descobertas, incluir de 2 a 5 gramas (ou um dente) de alho fresco diariamente em sua dieta poderá te ajudar a aproveitar de todos os benefícios do alho para a saúde.

3. Castanhas

Pesquisas descobriram que comer castanhas pode estar ligado a um risco menor de certos tipos de câncer. Por exemplo, um estudo descobriu que a ingestão de nozes regularmente estava associada a uma diminuição do risco de câncer colorretal, pancreático e endometrial.

Da mesma forma, um outro estudo mostrou que uma dieta feita com castanhas diminuiu a taxa de crescimento de células de câncer de mama em 80% e reduziu o número de tumores em 60%.

Esses resultados sugerem que adicionar uma porção de castanhas em sua dieta diária pode reduzir o risco de desenvolver câncer, mas são necessários mais estudos em humanos.

4. Peixes gordos

Salmão
O salmão é um dos principais peixes ricos em ômega-3

Algumas pesquisas sugerem que incluir algumas porções de peixe em sua dieta pode reduzir o risco de câncer.

Um grande estudo mostrou que uma maior ingestão de peixe está associada a um risco menor de câncer no trato digestivo. Outro estudo descobriu que comer mais peixes diminuiu o risco de desenvolver câncer colorretal, enquanto que as carnes processadas e vermelhas aumentaram.

  Continua Depois da Publicidade  

Em especial os peixes gordos, como cavala, salmão e anchova, por exemplo, contêm importantes nutrientes como ácidos graxos ômega-3 e vitamina D, que têm sido associados a um menor risco de câncer.

5. Azeite de oliva

O azeite de oliva é um alimento que oferece muitos benefícios para a saúde. Vários estudos descobriram que uma maior ingestão de azeite pode ajudar a prevenir o câncer.

Por isso, trocar outros tipos de óleo por azeite de oliva é uma maneira simples de aproveitar seus benefícios para a saúde. Você pode usá-lo, por exemplo, em saladas e legumes cozidos ou incluí-lo em suas marinadas para peixe, carne ou frango.

6. Vegetais crucíferos

Vegetais crucíferos como o brócolis, couve-flor, repolho e couve-de-Bruxelas contêm sulforofato, que tem propriedades anticâncer.

Brotos de brócolis, especialmente, têm uma concentração muito alta de sulforofano, já que este composto se origina na semente e não é produzido na planta à medida que ela cresce. Por isso, vale a pena incluir alguns desses brotos em sua dieta.

7. Canela

A canela é bastante popular devido aos seus benefícios à saúde, incluindo sua capacidade de reduzir o açúcar no sangue e aliviar a inflamação. Além disso, alguns estudos descobriram que esse alimento pode ajudar a bloquear a disseminação de células cancerígenas.

Por isso, a canela está entre esses poderosos alimentos contra o câncer. Incluir de meia a uma colher de chá, cerca de 2 a 4 gramas de canela, em sua dieta diária pode trazer vários benefícios, mas mais estudos são necessários para entender como ela afeta o desenvolvimento do câncer.

8. Frutas cítricas

Frutas cítricas
A laranja é uma das frutas cítricas mais populares

Uma dieta rica em frutas cítricas como laranjas, limões e limas, por exemplo pode estar associada a um menor risco de câncer, de acordo com alguns estudos.

Um grande estudo descobriu que os participantes que ingeriam uma quantidade maior de frutas cítricas tinham um risco menor de desenvolver cânceres do aparelho digestivo e do trato respiratório.

Uma revisão realizada de 14 estudos mostrou que uma alta ingestão, ou pelo menos três porções por semana dessas frutas, reduziu o risco de câncer de estômago em 28%.

Esses estudos sugerem que incluir algumas porções de frutas cítricas em sua dieta semanalmente pode reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer.

9. Cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria muito conhecida por seus benefícios a saúde. Seu ingrediente ativo, a curcumina, é uma substância com efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e até anticancerígenos.

Para obter os melhores resultados, procure consumir pelo menos cerca de meia a 3 colheres de chá (cerca de 1 a 3 gramas) todos os dias.

Você pode usá-la como tempero para dar mais sabor aos seus alimentos ou junto com a pimenta-do-reino, para ajudar a aumentar a sua absorção.

10. Cenouras

Vários estudos descobriram que comer cenouras ajuda a reduzir o risco de certos tipos de câncer. Por exemplo, pode reduzir o risco de câncer de estômago em até 26%. Um outro estudo descobriu uma probabilidade 18% menor de desenvolver câncer de próstata.

Por isso, coloque as cenouras em sua dieta seja nas principais refeições, como um lanche ou em sucos para reduzir potencialmente o risco de câncer.

11. Vegetais de folhas verdes

Os vegetais de folhas verdes são muito importantes em qualquer dieta saudável, já que são excepcionalmente ricos em minerais, vitaminas, enzimas e antioxidantes e possuem muitas poucas calorias, gorduras, sódio entre outras toxinas.

Todos os tipos de verduras, como por exemplo couve, alface, espinafre, rúcula e agrião, são ricos em antioxidantes conhecidos por ajudar no combate ao câncer, incluindo vitamina C e betacaroteno. Por isso, eles são poderosos alimentos contra o câncer.

Além disso, são fontes naturais de glucosinolatos e contêm propriedades antivirais e antibacterianas que inativam carcinógenos, ajudam a reprogramas as células cancerígenas a morrer e previnem a formação de tumores e metástases.

12. Tomates

Tomate

O licopeno é o responsável pela cor vermelha vibrante do tomate, bem como as suas propriedades anticancerígenas.

Vários estudos descobriram que o aumento da ingestão de licopeno e tomate pode levar a uma redução do risco de câncer de próstata.

Por isso, adicione tomate em suas massas, saladas, lanches e molhos para ter uma maior ingestão e consequentemente se proteger melhor contra o câncer.

13. Feijões

Os feijões são alimentos ricos em fibras que alguns estudos descobriram que podem ajudar na prevenção do câncer colorretal.

De acordo com os resultados, comer algumas porções de feijão toda semana, alimento típico da culinária brasileira, pode ajudar o consumo de fibras e ajudar a diminuir as chances de desenvolver câncer.

No entanto, as pesquisas realizadas foram limitadas e mais estudos são necessários para examinar isso especificamente em humanos.

14. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, como por exemplo framboesas, morangos, mirtilos, cerejas e amoras, são alguns dos principais alimentos ricos em antioxidantes do mundo, pois fornecem vitamina C, vitamina A e ácido gálico, que aumenta a imunidade das pessoas.

Essas frutas são especialmente ricas em antioxidantes que possuem propriedades antienvelhecimento, de acordo com vários estudos realizados em animais, e são capazes de reduzir os danos dos radicais livres.

Se você tiver dificuldade em encontrar algumas dessas frutas, procure pelo extrato em pó que pode ser encontrados em lojas de produtos naturais.

Embora muitas pesquisas ainda precisam ser feitas sobre o poder desses alimentos contra o câncer, o que não há dúvida é que todos eles pelo menos trazem muitos benefícios para a saúde. Por isso, para ter uma vida mais saudável e plena, vale a pena colocá-los em sua dieta.

Aliás, aproveite que está por aqui e confira um vídeo da nossa nutricionista falando mais sobre poderosos alimentos contra o câncer:

Fontes e Referências Adicionais

Você já costuma consumir estes alimentos contra o câncer? Comente então abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário