15 alimentos bons para anemia

Especialista:
atualizado em 01/11/2020

A anemia é um problema que atinge grande parte da população. Existem diferentes tipos de anemia, mas de modo geral pode-se dizer que é uma diminuição da quantidade de células vermelhas do sangue, chamadas de hemácias.

O exame mais usado para diagnosticar anemia é a dosagem de hemoglobina, que é a proteína responsável por transportar o oxigênio pelo sangue. A principal causa da anemia é a má alimentação, embora existam várias outras causas.

Vamos entender agora os sintomas, as causas e os principais alimentos para combater e prevenir a anemia.

Sintomas da Anemia

Embora existam vários tipos de anemia, alguns sintomas são comuns entre elas:

  • Palidez;
  • Falta de ar;
  • Dor no peito;
  • Tontura, cansaço e fraqueza;
  • Mãos e pés frios;
  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade de concentração;
  • Taquicardia;
  • Insônia.
sintomas comuns da anemia

Causas da Anemia

Cada tipo de anemia tem uma causa diferente, mas podemos dividi-las em alguns grupos:

  • Deficiência de nutrientes, a mais comum e mais fácil de tratar;
  • Doenças da medula óssea;
  • Doenças que afetam a maturação das hemácias;
  • Mutações das hemácias, como a anemia falciforme;
  • Doenças que causam a destruição das hemácias.

As formas de tratamento também vão depender da causa da anemia, podendo ser algo simples, como mudança na alimentação, até tratamentos mais complexos, que envolvam internação hospitalar.

Melhores alimentos para anemia

Uma dieta saudável é importante para todos que queiram prevenir ou tratar a anemia. Para isso, você precisa incluir alimentos ricos em ferro, vitamina B12, ácido fólico e vitamina C em sua alimentação.

alimentos bons para anemia

Alguns alimentos podem ajudar mais que outros nesse objetivo. Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre eles. Você vai gostar de conhecer essas receitas de sucos para anemia também!

Espinafre

Espinafre é um vegetal muito popular que deve estar presente na lista de alimentos bons para anemia. Ele é rico em vários nutrientes, incluindo o ferro.

Em 100 g de espinafre cru encontramos 0,48 mg de ferro, e em 100 g de espinafre cozido a quantidade deste nutriente é de 0,28 g.

E além disso, como é um vegetal versátil, é possível incluir o espinafre em diversas receitas.

Beterraba

A beterraba é um dos vegetais mais conhecidos na luta contra a anemia. Isso porque É um vegetal com alto teor de ferro, e pode ser usada em várias receitas, como saladas, sopas, sucos e vitaminas.

Carne Vermelha

As carnes vermelhas em geral são boas fontes de ferro e vitamina B12, e alguns cortes, como o fígado, são especialmente ricos no nutriente.

Portanto para prevenir a anemia, você pode consumir uma porção de carne vermelha três vezes por semana, lembrando de incluir outros alimentos ricos em nutrientes na dieta.

Manteiga de Amendoim

A manteiga de amendoim, ou mesmo o amendoim torrado, é uma rica fonte de ferro. Duas colheres de sopa de manteiga de amendoim contêm 0,6 mg de ferro, e ela pode ser consumida no pão ou em torradas no café da manhã.

Ovos

Um ovo grande contém 1 mg de ferro e, portanto, seu consumo diário vai ajudar no combate à anemia. Além disso, o ovo pode ser consumido puro, seja cozido ou frito, ou em receitas, como omeletes.

Romã

A romã é uma das frutas que mais contêm ferro e vitamina C, e por isso é um alimento excelente para tratar a anemia. Além disso, a fruta também apresenta vitamina A e vitamina E.

Consuma a fruta in natura ou, se preferir, prepare sucos para tomar juntos das refeições.

Grãos de soja

A soja é um dos grãos que mais contêm ferro, mas para aproveitá-lo, o ideal é deixar os grãos de soja de molho em água durante a noite.

No dia seguinte, prepare-os cozidos com tempero para desfrutar de metade do consumo diário recomendado de ferro.

Amêndoas, pistache, nozes e sementes

Todas elas são ótimas fontes de ferro, além de saborosas e práticas para incluir nos lanches. Mas é preciso ter cuidado com a quantidade consumida, pois em excesso, elas são bastante calóricas.

Peixes e frutos do mar

Peixes e frutos do mar são alimentos bons para anemia, uma vez que contêm bastante ferro.

Portanto crie o hábito de incluir peixes ou frutos do mar em sua dieta, pelo menos três vezes por semana, para ajudar na prevenção da anemia. Você pode preparar salmão grelhado com diferentes acompanhamentos, fica extremamente saboroso e saudável.

Mel

O mel é um alimento saudável para o corpo inteiro, e cada 100 g de mel contém cerca de 0,62 mg de ferro. Além disso, o mel também contém cobre e magnésio, que vão ajudar no combate a anemia.

Ele pode ser usado puro, ou como adoçante de chás, sucos ou em saladas de frutas e cereais.

Pêssegos, ameixas e passas

Pêssegos, uvas passas e ameixas secas são ótimos alimentos para anemia, por serem uma rica fonte de ferro e vitamina C. Em especial os pêssegos secos, que contêm 3,4 mg de ferro a cada xícara (258 g). 

Você pode consumir essas frutas secas em saladas de frutas, sobremesas ou lanches durante o dia.

Melaço

O melaço ajuda no tratamento da anemia não só pelo seu alto teor de ferro, mas também pela presença de outros nutrientes como o cobre, que potencializa a absorção do ferro. Uma colher de sopa de melaço contém 3,2 mg de ferro.

Você pode adicionar melaço na preparação de alguns lanches e sobremesas, e assim aumentar sua ingestão diária de ferro.

Maçã

As maçãs ajudam bastante a aumentar os níveis de ferro no organismo. Cada 100 gramas de maçã contêm 0,12 mg de ferro, além de conter vitamina C.

Parece pouco, mas a verdade é que dentro de um plano de dieta saudável, essa quantidade já é suficiente para te ajudar a superar a anemia.

Você pode consumi-la com casca na forma natural, em sobremesas, molhos agridoces ou em sucos.

Quer saber mais sobre os benefícios dos alimentos bons para anemia? Assista aos vídeos da nossa nutricionista e descubra como os alimentos podem ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você precisa aumentar a ingestão destes alimentos bons para anemia porque alguma deficiência foi diagnosticada? Quais deles? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (68 votos, média: 3,96 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

31 comentários em “15 alimentos bons para anemia”

  1. Minha anemia deu 9 baixa estou muito preocupada
    Pois médico passou sulfato ferrosos acido fólico e complexo b
    Sera se noripurum na veia não é melhor.

  2. Minha filha tem deficiência de g6pd, está em tratamento até os dois aninhos, podendo curar, ou conviver para o resto da vida.
    Então é preciso consumir vitaminas e ferro para não ter a anemia hemolitica.
    Cuidados

  3. Tenho.polipo endometrial e muita hemorragia fraquesa falta de ar cansaço respiratório e até sangramento gengival não ando direito acaba as forças estou esgotada estou tomando noriporum intramuscular mas é o medo de não ser isso nem sei mas o que pensar sabia tô tão cansada. E sozinha.