Benefícios do chocolate amargo – Boa forma e saúde

Especialista:
atualizado em 04/02/2021

Quem diria que o chocolate, ainda que amargo, além de saboroso, também traz benefícios para a saúde, e pode ainda ajudar na perda de peso?

  Continua Depois da Publicidade  

Mas é exatamente o que dizem inúmeras pesquisas realizadas com esse doce tão famoso, e sua composição rica em nutrientes e antioxidantes é responsável por esses efeitos, que além de ajudar a evitar doenças, contribui para a queima de gorduras.

Descubra então quais são os benefícios do chocolate amargo e saiba como encaixar o alimento sem culpa na sua dieta.

O que é o chocolate amargo?

Chocolate amargo

O chocolate é considerado amargo quando apresenta mais de 50% de cacau em sua composição. Ele é feito com grãos de cacau torrados, manteiga de cacau, açúcar e a menor quantidade possível de leite.

Os tipos mais comuns são os de 60 e 70%, mas atualmente já é possível encontrar barras de chocolate amargo com até 99% de cacau em sua composição.

Algumas marcas, no entanto, acrescentam uma quantidade exagerada de açúcar ao produto, quase que anulando os benefícios do chocolate amargo.

Mas, como regra geral, quanto maior o teor de cacau do chocolate, menor será a quantidade de açúcar, e maiores serão seus benefícios.

Benefícios do chocolate amargo

Antes de conhecermos os benefícios do chocolate amargo, precisamos entender suas propriedades nutricionais.

Ele, apesar de ser um alimento calórico, possui menos açúcar que as versões ao leite e branca, além de conter pouquíssimo colesterol e uma boa quantidade de antioxidantes, como os polifenóis.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de chocolate amargo.

  Continua Depois da Publicidade  

ComponenteValor por 100 g
Calorias576 kcal
Carboidratos45,9 g
Proteína7,79 g
Gorduras42,6 g
Fibra alimentar10,9 g

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

1. Melhora o metabolismo

Um dos maiores benefícios do chocolate amargo e também um dos mais desconhecidos é o aumento do metabolismo.

O consumo de chocolate amargo poder aumentar a quantidade de calorias que o organismo utiliza para realizar suas atividades diárias, ajudando assim na queima de gorduras.

Esse efeito se deve à capacidade do chocolate amargo de estimular o organismo a utilizar os estoques de gordura como fonte de energia.

Assim, se você mantiver uma dieta equilibrada, seu corpo será obrigado a queimar a gordura corporal para fornecer energia às células.

Mas é importante não exagerar, uma vez que se trata de um alimento bastante calórico. O ideal é consumir entre 30 e 40 g por dia, o equivalente a 2 ou 3 “quadradinhos” da barra de chocolate.

Veja também: Como acelerar o metabolismo – 12 formas comprovadas cientificamente

2. Diminui o apetite

Além de melhorar o metabolismo, o chocolate amargo aumenta a sensação de saciedade, impedindo que você tenha fome entre as refeições.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso acontece por dois diferentes mecanismos:

3. Aumenta a sensação de bem estar

O chocolate amargo pode alterar o mecanismo de funcionamento cerebral através do estímulo para a liberação de alguns neurotransmissores, como a serotonina.

Assim, ele atua diretamente na sensação de bem estar, ajudando a melhorar quadros como depressão e ansiedade, como foi demonstrado em um estudo, publicado no periódico Malaysian Journal of Psychiatry.

4. É rico em antioxidantes

O chocolate amargo, assim como os grãos de cacau, são ricos em compostos antioxidantes, como os polifenóis, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres.

Assim, o consumo regular desse alimento traz vários benefícios para a saúde, como:

  • Mantém a saúde dos olhos e da pele, através da ação contra o estresse oxidativo, além de proteger esses órgãos dos efeitos da radiação solar;
  • Ajuda a prevenir e a tratar doenças inflamatórias e autoimunes, uma vez que age na regulação do sistema imunológico;
  • Melhora a sensibilidade à insulina, graças a seu efeito anti-inflamatório.

5. Protege o coração

Os benefícios do chocolate amargo para o coração são muitos, e se devem principalmente à presença dos polifenóis e do potássio, que contribuem para:

  • Redução do acúmulo de gorduras nas artérias, graças à ação dos antioxidantes;
  • Melhor controle da pressão arterial, uma vez que o potássio ajuda a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos.

Assim, o chocolate amargo, quando consumido com moderação, é um excelente aliado na prevenção das doenças cardiovasculares.

6. É rico em fibras

O chocolate amargo contém um alto teor de fibras alimentares, que são essenciais para o bom funcionamento do intestino.

Isso acontece porque elas hidratam e dão volume às fezes, evitando assim quadros de constipação.

Além disso, as fibras ajudam a controlar a absorção de carboidratos, gorduras e colesterol, contribuindo para um melhor controle dos níveis sanguíneos de glicose, triglicérides e colesterol.

7. Melhora a resposta ao estresse

O estresse é um problema cada vez maior em nossa sociedade, e encontrar formas de minimizar seus efeitos tem sido um desafio.

Mas nos últimos anos surgiram evidências de que o chocolate amargo pode ser um bom aliado no seu combate.

Um estudo publicado no periódico Journal of proteome research demonstrou que o consumo de chocolate amargo reduz a excreção de cortisol na urina, o que evidencia uma menor quantidade do hormônio do estresse na circulação sanguínea.

Quantidade ideal de chocolate

Apesar de todos os benefícios do chocolate amargo, é preciso lembrar que ele é um alimento bastante calórico. Então, seu consumo deve ser feito com moderação, para evitar o ganho de peso.

Assim, uma porção de 30 a 40 g por dia é mais do que suficiente para você obter todos os benefícios do chocolate amargo, e ainda assim, evitar o excesso de calorias.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de chocolate amargo.

ComponenteValor por 100 g
Calorias576 kcal
Carboidratos45,9 g
Proteína7,79 g
Gorduras42,6 g
Fibra alimentar10,9 g
Colesterol0,03 mg
Gorduras saturadas24,5 g
Gorduras monoinsaturadas12,8 g
Gorduras poli-insaturadas1,26 g
Cálcio54,4 mg
Ferro6,27 mg
Sódio27,4 mg
Magnésio132 mg
Fósforo308 mg
Potássio427 mg
Zinco1,57 mg
Vitamina A (RE)2 mcg
Vitamina A (RAE)2 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,59 mg
Tiamina0,03 mg
Riboflavina0,08 mg
Niacina1,05 mg
Vitamina B60,04 mg
Vitamina B120,28 mcg
Vitamina C0,03 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Gostou das dicas?

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia todos esses benefícios do chocolate amargo? Gosta realmente dessa versão, ou não conseguiria largar o chocolate ao leite? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votos, média: 4,71 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

10 comentários em “Benefícios do chocolate amargo – Boa forma e saúde”

  1. Me ajudou muito para minha expo do colégio,do colégio fuscão verde em Barra da jangada estado:Argentina pais: Godofredo

  2. Vou usar o chocolate em pó amargo porque voce falou que não almenta o coleteról rui e contróla a preção arterial, e faz bem ao coração, e tambem não engórda e queria saber se o chocolate em pó amargo melhóra o apetite de sexo ou não muda nada.

  3. Faço em casa com a semente do cacau, ou seja é chocolate puro, mas não sei como consumi, sem exageros.

  4. Já conhecia alguns dos benefícios do chocolate amargo, mas não todos. Tenho problema com o diabetes, pressão com tendência a subir, depressão e outras. Consumo não regularmente como deveria, mas consumo pelo menos de 5 a 10 gr. por dia.
    Apreciei as dicas e gostaria de receber mais informações a respeito.
    Muito obrigado!