4 chás para pedra na vesícula – Como fazer e dicas

atualizado em

As pedras na vesícula, também conhecidas como cálculos biliares, são pedras, geralmente constituídas de colesterol, que se formam na vesícula biliar. Essas pedras podem ser bem pequenas medindo somente 1 mm ou podem ser grandes podendo alcançar até 15 cm.

Quando essas pedras não passam pelo duto biliar, elas ficam presas dentro da vesícula, bloqueando o fluxo da bile para o intestino, o que pode desencadear uma dor repentina e intensa na região abdominal, que dure entre uma a cinco horas. Além dessa dor, é possível experimentar sintomas como náusea, vômito, dor no ombro direito e dor entre as escápulas dos ombros.

A formação dos cálculos biliares ocorre quando o fígado secreta colesterol em excesso e forma partículas sólidas (cristais de colesterol). Esses cristais microscópicos se acumulam na vesícula biliar, onde se agrupam e formam os cálculos biliares.

Mulheres, principalmente aquelas que já tiveram filhos, pessoas com sobrepeso ou obesas e indivíduos com mais de 40 anos de idade têm mais riscos de desenvolver cálculos biliares. Esse risco aumenta com o envelhecimento.

Muitas pessoas com cálculos biliares que não apresentam sintomas podem não precisar tratar a condição. Entretanto, se os sintomas aparecerem futuramente, o médico poderá determinar a utilização de medicamentos para dissolver as pedras na vesícula ou a realização de uma colecistectomia, que é a cirurgia para remoção da vesícula biliar.

Para ajudar na eliminação da pedra na vesícula é importante ingerir bastante água, mantendo o hábito de beber 2 litros ao longo do dia. Isto pode facilitar o movimento da pedra dentro da vesícula e auxiliar a sua expulsão pelo intestino.

4 chás para pedra na vesícula

diversas ervas para fazer chás

Uma outra forma de ajudar no tratamento de pedra na vesícula é através da ingestão de chás. Por isso, vamos conferir algumas alternativas desta bebida que já foram apontadas como úteis para lidar com essa condição.

1. Chá de cardo mariano (Silybum marianum)

Acredita-se que compostos biologicamente ativos da planta podem dissolver os cálculos biliares existentes, assim como prevenir a sua formação.

Uma explicação apresentada é que a silimarina, o principal ingrediente ativo do cardo mariano, melhora a liquidez da bile, diminuindo a formação de pedra na vesícula.

Entretanto, o cardo mariano não pode ser utilizado por mulheres que estejam grávidas ou amamentando, por crianças, e pessoas com diagnóstico de hipertensão, úlcera ou gastrite.

O chá da planta, quando consumido em excesso, pode provocar efeitos colaterais como queimaduras nas mucosas das vias digestivas, diarreia e vômito.

Como fazer chá de cardo mariano

Ingredientes:

  • 1 colher de chá dos frutos esmagados de cardo mariano;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Coloque os frutos esmagados de cardo mariano dentro da xícara com a água fervente; Tampe, deixe descansar durante 15 minutos e coe. Sirva imediatamente.

2. Chá verde

São necessárias mais pesquisas para comprovar sua eficácia para ajudar no tratamento de quem sofre com pedra na vesícula, porém, acredita-se que o chá verde pode amenizar a dor na vesícula biliar e o cálculo biliar.

Uma tese é que a bebida é rica em cafeína e polifenois, que podem melhorar o fluxo da bile e diminuir as suas concentrações de colesterol, consequentemente ajudando a aliviar o problema do cálculo biliar.

Entretanto, justamente por conter cafeína, não se deve tomar mais do que três a quatro xícaras deste chá. Para quem tem problemas ou sensibilidade à cafeína, essa dosagem precisa ser ainda menor.

Cuidados com o consumo exagerado de chá verde

A cafeína pode provocar reações adversas quando consumida em excesso, como problemas para dormir, dor de cabeça, nervosismo, vômito, diarreia, irritabilidade, batimento cardíaco irregular, tremor, azia, convulsão e zumbido no ouvido.

De acordo com a Escola Médica da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, tomar mais do que cinco xícaras de chá verde por dia ou ingerir o equivalente de catequina por meio de cápsulas, pode trazer mais riscos do que benefícios. Porém, quando consumido com sabedoria, o chá verde pode beneficiar a saúde cardiovascular.

Mulheres que estejam grávidas ou amamentando não devem consumir uma quantidade excessiva de chá verde, não devendo ultrapassar duas xícaras do chá. Uma dosagem maior do que essa já foi associada ao aumento do risco de aborto e de malformações congênitas. Além disso, a cafeína encontrada no chá pode ser passada para o leite materno e afetar o neném.

Como fazer chá verde

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de chá verde;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Aquecer a água, porém, sem deixar ferver para que os benefícios sejam mantidos e o chá não fique amargo. É necessário que a temperatura da água não seja mais alta do que 80º C a 85º C;

Coloque o chá verde em uma caneca e despeje a água quente por cima; Tampe e deixe abafar durante três minutos (o ideal é não deixar o chá imerso por mais tempo para que ele não perca as suas propriedades); Coe o chá e tome imediatamente, sem açúcar.

3. Chá de dente-de-leão (Taraxacum officinale)

chá de dente de leão

O chá de dente-de-leão é indicado para a pedra na vesícula porque a bebida ajuda a combater problemas digestivos, atuando também sobre o fígado. Vale lembrar que a vesícula biliar fica abaixo do fígado e tem a função de armazenar a bile, que é uma enzima digestiva produzida por este órgão.

As folhas de dente-de-leão ajudam a melhorar o fluxo da bile e a raiz da planta auxilia na eliminação das toxinas do fígado, atuando como um diurético natural.

Cuidados com o consumo excessivo de chá de dente-de-leão

Entretanto, o chá de dente-de-leão não deve ser utilizado por quem faz uso de medicamentos diuréticos, sem que haja autorização médica e também deve ser evitado por diabéticos.

Além disso, o dente-de-leão é contraindicado para pessoas com hipertensão descontrolada, esofagite ou hérnia de hiato e só deve ser utilizado por mulheres grávidas com autorização médica. Em excesso, o consumo da planta pode provocar azia e diarreia.

Como fazer chá de dente-de-leão

Ingredientes:

  • 10 g de folhas secas de dente-de-leão;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Coloque as folhas secas de dente-de-leão dentro da xícara com a água fervente; Em seguida, tampe e deixe descansar durante 10 minutos; Após, sirva imediatamente, com o chá ainda morno.

4. Chá de alface

A bebida foi apontada como útil para aliviar os sintomas associados à pedra na vesícula. A dica é tomar a bebida antes de ir dormir para ajudar a diminuir a dor e pegar no sono mais facilmente.

Como fazer chá de alface

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • 3 folhas de alface picadas.

Modo de preparo:

Coloque a água e as folhas de alface em uma panela; Leve ao fogo para ferver com a panela tampada; Então, desligue e deixe a bebida ficar morna, com a panela ainda tampada; Após, coe e sirva imediatamente.

Outras dicas para usar os chás para pedra na vesícula

O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

É necessário certificar-se ainda de que os ingredientes que você irá utilizar no preparo de seus chás sejam de boa qualidade, de boa procedência, orgânicos, estejam bem limpos e higienizados e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Ao adquirir a sua erva, certifique-se ainda de que se trata realmente da planta que você procura, checando o seu nome científico. Isso porque algumas plantas podem ter nomes parecidos, porém, ter propriedades diferentes.

Caso experimente qualquer tipo de efeito colateral ao consumir um dos chás para pedra na vesícula, procure rapidamente a ajuda médica.

Vídeos

Fontes e referências adicionais

Você já experimentou algum desses chás para pedra na vesícula? Teve bons resultados no alívio das dores? Qual tratamento foi indicado pelo seu médico? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

7 comentários em “4 chás para pedra na vesícula – Como fazer e dicas”

  1. Boa noite
    Queria saber sobre as 4 opções de chá que passou qual e mais eficiente
    Entres os 4 tem um que e mais eficiente a Sr poderia me falar

    Responder
  2. Muito Dra., pesquise sobre Pariparoba, evita formacao de cálculo biliares, a há quem afirme que dissolve e/ou expulse as pedras (as ultimas é menos provavel).

    Responder
  3. Tenho dor na vesícula fiz ecoabdominal apareceu 1 pedrinha pequena na ponta da vesícula posso tomar pra sair nas fezes

    Responder
  4. Tenho duas pedras na vesícula com menos de um centímetro não tomo remédio algum ,posso tomar o chá dente de leão

    Responder