5 alimentos ricos em Resveratrol

Especialista:
atualizado em 07/12/2020

A seguir você vai saber o que é o resveratrol e conhecer quais são os alimentos mais ricos nessa substância.

O resveratrol é um tipo de antioxidante produzido por algumas plantas, como uma defesa contra predadores.

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Ele pertence a uma classe de antioxidantes chamados polifenois. Mas este composto também tem sido associado à redução dos riscos de desenvolvimento de várias doenças.

Assim, o consumo do resveratrol tem sido bastante estudado nos últimos anos. Portanto vamos agora conhecer os alimentos ricos em resveratrol e quais os seus benefícios para a saúde.

Alimentos ricos em resveratrol

mirtilos
Mirtilos ou blueberry é rico em resveratrol

Uma das fontes mais concentradas de resveratrol é o extrato de raiz de gengibre. A maioria dos suplementos de resveratrol são feitos a partir desta fonte. Morangos também o contêm. Curiosamente, o resveratrol está concentrado principalmente nas sementes dos morangos.

Nas uvas, a maior parte da substância fica situada na pele. No entanto, toda a fruta contém o ingrediente. Já os amendoins também são alimentos ricos em resveratrol, e quando cozidos podem fornecer mais quantidades quando comparada à versão crua.

O resveratrol é encontrado principalmente em frutas de cor escura, como aquelas vermelhas e roxas.

  1. Uvas vermelhas e vinho tinto: Esses alimentos têm os maiores níveis de resveratrol, sendo que este nutriente está presente em maior concentração na casca da uva, e a quantidade varia de acordo com a espécie e fatores relacionados ao cultivo.
  2. Mirtilos: A quantidade de resveratrol nos mirtilos é cerca de 10% menor do que nas uvas, e também sofre influência do tipo de cultivo.
  3. Hibisco: O hibisco, muito usado na preparação de chás, é uma outra fonte importante de resveratrol, principalmente quando preparado em infusão.
  4. Amendoins: O amendoim, assim como sua manteiga (ou pasta), também são boas fontes de resveratrol. Mas, como se trata de um alimento bastante gorduroso, seu consumo em excesso pode levar ao aumento de peso.
  5. Chocolate amargo e cacau em pó: Produtos contendo cacau são ricos em resveratrol, principalmente o cacau em pó e o chocolate amargo, uma vez que a concentração de cacau é maior em sua composição.

Apesar de não serem considerados os principais alimentos ricos em resveratrol, o chocolate amargo e cacau em pó tem maior concentração da substância do que os amendoins torrados e a manteiga de amendoim.

Talvez a combinação de um pedaço de chocolate escuro com uma taça de vinho tinto seja a melhor forma de obter a quantidade de resveratrol necessária para o seu dia, além de ser muito saboroso.

Benefícios do resveratrol

Os benefícios do consumo do resveratrol se devem principalmente a sua ação antioxidante, que ajuda a conter os danos causados pelo acúmulo de radicais livres no organismo.

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1. Regulação do sistema imunológico

O resveratrol possui grande influência sobre o sistema imune, e alguns estudos já estão sendo feitos para avaliar seu papel na regulação de processos inflamatórios. Desta forma, ele poderia auxiliar no tratamento e na prevenção de doenças autoimunes e inflamatórias.

2. Proteção cardiovascular

Antioxidantes, entre eles o resveratrol, estão ligados a proteção do sistema cardiovascular contra os danos causados pelos radicais livres.

Assim, de acordo com diversos estudos, ele pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea, e a prevenir o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias.

3. Pode ajudar a prevenir o câncer

A ação antioxidante do resveratrol ajuda o corpo a se proteger dos danos causados ao DNA das células. Assim, ele pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, que tem o estresse oxidativo como fator de risco, conforme demonstrado em alguns estudos.

4. Proteção dos rins

Estudos mostram que o consumo regular de resveratrol pode ajudar a proteger os rins de danos causados por outras doenças, como as cardiovasculares e o diabetes.

Quanto resveratrol você deve tomar?

Não existe uma quantidade diária ideal de resveratrol a ser ingerida, mas a inclusão de alimentos ricos neste nutriente, em associação com uma dieta balanceada, já é o suficiente para trazer benefícios à saúde.

E existem ainda suplementos de resveratrol, vendidos em farmácias e lojas especializadas. Mas o uso desses suplementos deve ser supervisionado por conta dos riscos para a saúde decorrentes da alta concentração da substância.

Você tem consumido uma quantidade suficiente de alimentos ricos em resveratrol na sua dieta? Quais são os seus preferidos? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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13 comentários em “5 alimentos ricos em Resveratrol”

  1. No caso que se refere a dosagem é que existe concentrados em capsulas a serem utilizadas, nesse caso o que vcs recomendam fora consumo das frutas um suplementos que tenha esse concentrado para que possamos utiliza-lo no nosso dia a dia e ganharmos esses benefícios. Nomes e preços acessíveis .

  2. Nao entendi as diferenças grandes de dosagens quando o autor recomenda a dose diaria de 30 mg de Resveratrol. Sendo que a uva contem apenas 1,89 mcg em 141g de uva. Ou seja segundo o texto tem que se comer muitos e muitos kilos de uva para atingir a dose diaria. sendo que 1mcg é a milesima parte de 1mg ou ,0001mcg = 1mg. Descuple se eu estiver errado.

  3. como a uva está no top da lista se só tem 1,890 se o amendoim possui 1,7 à 7 . Não estou entendendo a matemática desse artigo, 1,890 < 7. Logo a uva tem uma quantidade varias vezes menor que o amendoim e as outras frutas mencionadas .

  4. Matéria de excelente qualidade. Precisamos disso, de informações. Então, uvas, amendoins, romãs, sempre as consumo; e também, o suco concentrado de uva(100%). Parabéns!… – Carlito

  5. Bebo todos os dias um cálice do néctar extraído da uva. Sem dúvida, essa substância tem um papel crucial de proteção ao sistema cardiovascular!

  6. Olá. Consumo amendoim torrado, gengibre picadinho coloco diariamente na vitamina. Consumo uva passa escura. Aveia, etc. Ótimo artigo.

    • Boa matéria parabéns, O principal para mim é a farinha de uva , óleo de semente de uvas , amendoim , suco de uva , passas , abs .