5 benefícios do chá de pimenta – Para que serve e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 09/09/2021

A pimenta é um elemento marcante na culinária de diversos países, e suas variedades são imensas, assim como os graus de ardência, ela ajuda a realçar o sabor dos alimentos e combina com quase todos os pratos.

  Continua Depois da Publicidade  

A ardência característica deste fruto é causado pelo mesmo composto responsável por boa parte dos seus benefícios e de suas propriedades curativas, a capsaicina. Quanto maior for a pungência da pimenta, maior será o seu teor de capsaicina.

As pimentas são fontes de vários nutrientes, como vitaminas A, C, E e do complexo B e minerais, como ferro, zinco, cálcio e potássio. Além disso, a pimenta possui propriedades antioxidante, analgésica, vasodilatadora, digestiva, expectorante, termogênica e energética.

Assim como ocorre com as flores e as plantas, uma das melhores formas de desfrutar de todos os benefícios que as pimentas proporcionam ao organismo é consumi-las em forma de chá.

5 benefícios do chá de pimenta

Chá de pimenta do reino
Chá de pimenta do reino (preta)

Confira a seguir alguns dos benefícios que já foram atribuídos ao chá de pimenta e as vantagens que esta bebida pode proporcionar ao organismo.

1. Saúde do sistema digestivo

O chá de pimenta preta (do reino) e pimenta caiena contribuem com a saúde do sistema digestivo porque aumentam as secreções do trato gastrointestinal e da glândula salivar. Esse estímulo, pode resultar em uma digestão mais eficiente, no alívio da prisão de ventre (constipação) e na eliminação de gases.

2. Auxílio à circulação sanguínea

O chá de pimenta caiena (pela ação do capsaicina) e o chá de pimenta preta (pela ação do piperina) favorecem ainda a circulação sanguínea no organismo, porque auxiliam na diminuição do riscos de formação de coágulos sanguíneos, prevenindo a aterosclerose e reduzindo as chances de doenças cardiovasculares.

Estes coágulos sanguíneos podem ainda bloquear o fluxo de sangue de maneira parcial ou integral, causando problemas de circulação.

3. Alívio da dor

Tanto a aplicação tópica da pimenta caiena quanto o consumo de seu chá quente podem contribuir para amenizar as dores no corpo. Isso porque a capsaicina estimula a liberação da substância P, que ajuda a tratar dores por sua ação analgésica, já que inibe os impulsos dolorosos até o sistema nervoso.

Além disso, o seu alto teor de capsaicina é eficaz no tratamento de transtornos das fibras nervosas, sendo excelente para aliviar as dores causadas pela artrite, artrose e todas as manifestações reumáticas.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Ajuda contra tosse e dor de garganta

O chá preparado com a pimenta do reino é conhecido como um medicamento popular oriundo da medicina Ayurvédica para auxiliar no tratamento de tosses e dores de garganta, em decorrência das propriedades anti-inflamatórias e expectorantes que as pimentas apresentam.

A Ayurveda é uma filosofia que defende que a tranquilidade aliada a uma boa alimentação são os principais responsáveis pelo equilíbrio do corpo. Além disso, essa terapia acredita que tudo que acontece no corpo humano, sejam as coisas de ordem física ou emocional, estão diretamente relacionadas à alimentação e aos tipos de pensamento das pessoas.

5. Auxílio ao emagrecimento

O chá de pimenta auxilia no emagrecimento, pois a pimenta possui propriedades termogênicas que ajudam na aceleração do metabolismo, fazendo o organismo queimar uma maior quantidade de calorias, estimulando a perda de peso.  

Claro que somente a ingestão do chá de pimenta não é suficiente para emagrecer. Para conseguir perder peso é necessário seguir uma alimentação balanceada e nutritiva, além de praticar exercícios físicos com frequência para estimular o aumento do gasto calórico no corpo.

Como fazer – Receitas de chá de pimenta 

Chá de pimenta
Chá de pimenta caiena

1. Chá de pimenta caiena

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de pimenta caiena;
  • 1 xícara de água;
  • Suco de ½ limão.

Modo de preparo:

  1. Coloque a água dentro de uma panela e leve ao fogo;
  2. Quando ferver, passe a água para uma caneca e acrescente a pimenta caiena. Misture bem até dissolver;
  3. Adicione o suco de ½ limão e mexa novamente;
  4. Espere alguns minutinhos até o chá esfriar e sirva-se, bebendo devagar.

2. Chá de pimenta do reino (preta)

Ingredientes: 

  • 1 colher de chá de pimenta do reino;
  • Água;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

  1. Despeje a água em uma panela e leve ao fogo para ferver;
  2. Desligue o fogo, passe a água para uma caneca, adicione a pimenta do reino, tampe o recipiente e deixe descansar por 10 minutos;
  3. Acrescente o mel para adoçar e tome o chá imediatamente. Caso ainda ache que o gosto ficou forte, ingira a bebida de cinco em cinco minutos, bem devagar.

Cuidados com o chá de pimenta 

É importante ressaltar que, antes de consumir qualquer tipo de chá de pimenta, um médico deverá ser consultado para maiores esclarecimentos e para saber se a bebida não é contraindicada, principalmente se você for mulher e estiver grávida (por conta do risco de serem abortivos ou passarem para a criança), ou no período de lactação. 

Esta bebida também não é indicada para quem sofre com alguma condição específica de saúde ou faz uso de qualquer tipo de medicamento (devido ao risco de interação).

O chá de pimenta caiena, por exemplo, pode fazer mal para crianças, especialmente para aquelas que têm menos de dois anos de idade. A bebida pode causar efeitos colaterais como irritação ou perturbação estomacal, principalmente para quem sofre com úlceras e azia, além da pimenta causar danos ao fígado e aos rins quando é ingerida em doses elevadas.

Além disso, a ingestão frequente e excessiva da pimenta do reino pode causar irritação nas mucosas que revestem órgãos como o estômago e o intestino. Pessoas que sofrem com gastrite, úlcera ou diverticulite também devem evitar o consumo da pimenta.

O que você achou dos benefícios do chá de pimenta? Pretende adicioná-lo à sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média 3,92)
Loading...
Sobre Dra. Ana Detoie

Dra. Ana Detoie é nutricionista graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduada em Nutrição Funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional, pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional pela VP, Coaching de Mindfulness & Mindful Eating. Para mais informações, entre em contato com ela no seu Instagram.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “5 benefícios do chá de pimenta – Para que serve e como fazer”

  1. Amei a materia.

    Otimas informações…
    Fiquei por dentro da Pimenta. amo os chá,melhorei muito de uma trombose na veia da mao direita. Pedi pra Deus um remédio, ele me mostrou as pimentas, embarquei nestes chas, claro! Com moderação… melhorei da água para o vinho… obrigada!

    Responder