6 frutas para incluir na dieta para emagrecer e como usar

Especialista da área:
atualizado em 12/03/2021

Com suas vitaminas, minerais e antioxidantes, as frutas são excelentes para qualquer alimentação. Isso inclui as dietas para emagrecer, que não precisam excluir as frutas do cardápio para que se alcance a perda de peso.

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Aliás, as frutas também são fontes de fibras, um nutriente que contribui com a saciedade, algo bem útil quando o objetivo é emagrecer. Assim, entre uma guloseima ou docinho e uma porção de fruta, a fruta sempre será melhor para a dieta.

No entanto, não dá para comer um pote de fruta com açúcar ou leite condensado e achar que está tudo certo, não é mesmo? É preciso escolher as frutas mais adequadas ao objetivo de cada dieta e saber como usá-las. É bem isso o que vamos aprender a seguir:

1. Morango

Morango

Ele tem poucas calorias e poucos carboidratos por unidade. Além disso, os morangos apresentam bastante fibras, antioxidantes e vitamina C.

Mas não precisa consumir 7 ou 10 morangos de uma vez só. Por exemplo, dá para aproveitar o alimento na dieta ao colocar duas ou três unidades em um iogurte ou vitamina. Assim, a fruta trará sabor e propriedades benéficas sem adicionar tantas calorias ou carboidratos.

2. Limão

Você pode usar a fruta, que também é fonte de vitamina C, para fazer uma limonada natural e ter uma opção saudável de bebida ao longo do dia. Mas é claro que quando o objetivo é emagrecer, não dá para colocar açúcar!

Aliás, falando nisso, aprenda uma receita de limonada com gengibre sem açúcar. Para quem não conseguir tomar a limonada sem algo para adoçar, a recomendação é usar um adoçante não calórico na bebida.

Além disso, com suas poucas calorias, o limão pode ser uma excelente adição às receitas de suco verde. Isso porque a fruta corta o sabor mais amargo dos ingredientes folhosos que costumam ser usados nesses sucos.

3. Kiwi

Ele também é rico em fibras, vitamina C em antioxidantes. Ao mesmo tempo, a fruta possui poucas calorias por porção e funciona muito bem como uma sobremesa ou um lanchinho da tarde, graças ao seu sabor docinho.

4. Goiaba

Goiaba

Ao contrário da goiabada, que é um doce feito à base da fruta, a goiaba natural não é calórica e é uma excelente alternativa para a dieta. Isso porque assim como as outras frutas da lista, é uma excelente fonte de vitamina C e fibras.

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5. Maçã

O destaque da maçã é que ela é rica na fibra pectina, que forma uma espécie de gel no organismo e ajuda a ter uma maior sensação de saciedade. Entretanto, como a pectina está na casca da maçã, é essencial não descascar a fruta na hora de comer.

6. Ameixa fresca

É fundamental que seja a ameixa fresca, não a ameixa seca ou desidratada. Isso porque na versão seca ou desidratada a fruta ganha uma grande quantidade de carboidratos e calorias por grama.

Por outro lado, em sua versão fresca, a ameixa apresenta poucas calorias, muitas fibras e é boa para a saúde do intestino. Ao mesmo tempo, a fruta é refrescante e docinha.

A hora de comer a fruta e os acompanhamentos também importam

Já ouviu alguém reclamar que come maçã ou outra fruta e a fome passa pouco? Certamente isso ocorre porque a pessoa consome o alimento no meio da tarde ou da manhã. Ou seja, quando a fome aperta mais forte entre uma refeição principal e outra.

Assim, ao escolher uma fruta para o lanchinho da manhã ou da tarde, recomenda-se acompanhá-la de uma fonte de gordura saudável ou uma fonte de proteínas, nutrientes que dão saciedade.

Por exemplo, umas três unidades de nozes, castanhas ou amendoim, uma porção de iogurte ou um pedacinho de queijo magro.

Calorias das frutas citadas

  • Morango: 6 calorias em uma unidade grande; 32 calorias em 100 gramas e 46 calorias em uma xícara de morangos inteiros;
  • Limão: 24 calorias em uma unidade (6 cm de diâmetro) e 29 calorias em 100 gramas;
  • Kiwi: 46 calorias em uma unidade; 61 calorias em 100 gramas e 108 calorias em uma xícara;
  • Goiaba: 37 calorias em uma unidade; 68 calorias em 100 gramas e 112 calorias em uma xícara;
  • Maçã: 52 calorias em 100 gramas; 65 calorias em uma xícara e 72 calorias em uma unidade média;
  • Ameixa fresca: 30 calorias em uma unidade; 46 calorias em 100 gramas e 76 calorias em uma xícara de ameixas fatiadas.

Não perca o vídeo a seguir! A nossa nutricionista também fala sobre as seis opções de frutas com poucas calorias para emagrecer:

Você já consome algumas dessas frutas? Então, comente abaixo e conte como as usa na sua dieta!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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