Alongamento extensão lombar de bruços – Como fazer e erros comuns

atualizado em

O alongamento extensão lombar de bruços serve para alongar a região inferior da coluna vertebral.

De fato, os músculos que participam do exercício são aqueles que atuam na extensão da coluna, como os eretores da espinha, os multífidos, os semi espinhais, o quadrado lombar, o trapézio e o longuíssimo.

Além deles, os glúteos também são ativados devido à necessidade de estabilizar a região pélvica durante o alongamento.

Benefícios da extensão lombar de bruços

Este é um exercício excelente para quem precisa fortalecer a coluna vertebral e todos os músculos ao redor dela que dão suporte e estabilidade no dia a dia.

Assim, incluir esse alongamento na sua rotina pode melhorar a flexibilidade da coluna, aumentar a amplitude de movimento, alinhar a postura, diminuir a rigidez muscular e articular, reduzir o risco de lesão nas costas e aliviar as dores nas costas, especialmente na região lombar.

  Continua Depois da Publicidade  

Aliás, quem sofre com problemas como lombalgia crônica, dificuldades de locomoção e hérnia de disco podem se beneficiar através desse alongamento.

Outros benefícios incluem a sensação de relaxamento e o aumento do fluxo sanguíneo que melhora a circulação como um todo e, assim, melhora também o suprimento de nutrientes aos músculos.

Como fazer alongamento extensão lombar de bruços

Extensão lombar de bruços

Deite-se de bruços no chão (posição decúbito ventral) sobre um tapete ou colchonete firme. Mantenha as pernas esticadas e os braços ao lado do corpo como se você fosse fazer uma flexão de braços deixando os cotovelos, antebraços e palmas das mãos apoiados no solo.

Em seguida, eleve o tronco lentamente mantendo os braços, quadris e pernas no chão. Levante o máximo que conseguir sustentando a cabeça com o pescoço alinhado com a coluna e olhando para a frente. Tente não forçar os músculos do pescoço ou das costas. Depois de uma breve pausa de 15 a 30 segundos, volte para a posição inicial.

  Continua Depois da Publicidade  

É esperado que você sinta um alongamento na região lombar. Tente repetir o alongamento pelo menos 2 ou 3 vezes.

Ao sentir qualquer tipo de dor ou desconforto, interrompa o alongamento. O ideal é que você faça o exercício de forma lenta e controlada para prevenir lesões.

Para facilitar a execução e aumentar o conforto, você pode colocar um travesseiro ou toalha dobrada logo abaixo dos seus quadris.

Erros comuns

Extensão lombar de bruços
Tome cuidado com alguns erros durante o movimento para aproveitá-lo ao máximo

Ativar o músculo errado durante o alongamento é um dos erros mais cometidos. Saiba como evitá-lo.

Usar a força do braço

Os braços devem dar apenas um suporte para o seu corpo, mas a força deve vir dos músculos das costas no momento de alongar. Portanto, não use a força dos braços para elevar o tronco, até porque isso pode sobrecarregar os ombros e o pescoço.

  Continua Depois da Publicidade  

Confira também 5 jeitos de aliviar a dor nos ombros e no pescoço por ansiedade.

Hiperestender o pescoço

Evite levantar o pescoço ou a cabeça ao longo do exercício. O ideal é manter o pescoço alinhado com a coluna, evitando assim tensão e dores no pescoço após a atividade.

Exagerar na amplitude de movimento

Tenha cuidado para não exagerar no alongamento, pois isso pode causar desconforto ou lesão nas costas. Prefira fazer um alongamento suave e respeite o seu limite.

Prender a respiração

Nunca prenda a respiração durante um alongamento, já que isso pode tensionar seus músculos e reduzir o fluxo de nutrientes através do sangue.

Não relaxar os quadris e as pernas

Lembre-se de relaxar os quadris e as pernas no chão durante a elevação do tronco. Embora os quadris subam um pouco, evite hiperestender a região.

  Continua Depois da Publicidade  

Alongar muito rapidamente

Preze por movimentos lentos e controlados. Dessa forma, você evita desconfortos e aumenta a eficiência do alongamento.

Não respeitar o seu corpo

Muita gente ignora dores e desconfortos severos apenas para concluir um exercício. Essa prática não é segura, pois você pode estar lesionado e forçando um movimento que pode piorar a situação.

Portanto, é preciso interromper o alongamento ao sentir dor. Além disso, adapte o exercício ao seu nível de flexibilidade a fim de prevenir lesões desnecessárias.

Pular o aquecimento

Por último, nunca deixe de aquecer. O aquecimento leve tem papel importante na prevenção de lesões e ajuda você a alongar com mais segurança.

Fontes e referências adicionais

Você sente dor na lombar com frequência? Já tentou incluir esse alongamento na sua rotina de alongamentos em casa para aliviar o desconforto? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário