6 melhores métodos para calcular a gordura corporal

Especialista da área:
atualizado em 28/12/2020

Quem quer emagrecer ou definir o corpo precisa saber como monitorar o seu progresso. A melhor forma de fazer isso é medir a sua composição corporal, ou seja, a proporção de diferentes componentes que, em conjunto, constituem o peso corporal.

  Continua Depois da Publicidade  

Esses componentes são basicamente a gordura, ossos, órgãos vitais e músculos.

Antes de mais nada, normalmente quem está preocupado em medir a gordura corporal está querendo diminuí-la.

Nesse sentido, vale lembrar que o músculo é um tecido metabolicamente ativo, o que significa que ele demanda energia o tempo todo, até mesmo quando a pessoa está dormindo. Cada kg adicional de músculo demanda aproximadamente 100 kcal por dia.

Assim, para uma efetiva perda de gordura corporal, é fundamental manter ou se possível aumentar o tecido muscular, e fazer de tudo para não perdê-lo, pois o foco deve estar na perda da gordura. Por isso que calcular a gordura corporal é tão importante.

Diferentemente de subir em uma balança, onde a pessoa está medindo o seu peso corporal, que não necessariamente é uma medida de boa forma, medir o percentual de gordura traz diversos benefícios, como veremos a seguir.

pessoa se pesando na balança
Medir o peso corporal é diferente de medir a composição corporal

Benefícios de calcular a gordura corporal

Conhecer a sua composição corporal é importante devido aos seguintes motivos:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Um nível alto ou excessivamente baixo de gordura pode aumentar o risco de ter doenças cardíacas, diabetes e pressão arterial elevada;
  • Definir o peso adequado para a saúde e desempenho dos atletas;
  • Formular dietas e treinos para modificar a composição corporal;
  • Monitorar as mudanças na composição corporal que ocorrem naturalmente, devido ao envelhecimento, por meio de atividades físicas, ou devido à alguma doença;
  • Contribuir para estudos e pesquisas sobre o tema.

Percentual ideal de gordura corporal

A porcentagem de gordura corporal é a quantidade de gordura que você tem em seu corpo em relação à sua massa magra.

Para calculá-la, é preciso considerar o sexo, idade, biótipo físico e atividades praticadas, no caso dos atletas profissionais. Mas, em geral, os valores seguem a tabela abaixo:

Tabela de gordura corporal

Como calcular a gordura corporal?

A única maneira de saber ao certo a quantidade de gordura que você tem e onde ela está é olhar dentro do seu corpo, o que seria um tanto invasivo e perigoso.

Nesse sentido, uma curiosidade é que, até o início do século XX, a análise da composição corporal ainda era feita por meio da dissecação de cadáveres, considerada até hoje a única maneira direta de medir os principais componentes do corpo humano.

Então, a partir de 1940, pesquisadores começaram a estudar outros métodos para medir a composição corporal. Hoje, existem várias formas de calcular a gordura corporal.

Embora algumas sejam mais precisas do que outras, cada uma tem seus pontos positivos e negativos. Seguem abaixo os seis métodos mais comuns.

  Continua Depois da Publicidade  

1. Adipômetro

adipômetro
Pinça para medir gordura através da dobra da pele

O método de “dobra da pele” mede seu percentual de gordura corporal manualmente e em seguida, mede a espessura dela com uma pinça de gordura corporal, chamada adipômetro.

Então, após obter o número, é preciso verificar uma tabela com as informações sobre gordura corporal para cada sexo e idade, e com isso definir qual é o seu percentual.

Vantagem
  • Precisão;
  • Confiável (quando hábil em medição);
  • Repetitivo.
Desvantagem
  • Variabilidade da medição (o mesmo local exato precisa ser usado em cada vez);
  • Medir diversas partes do corpo normalmente requer uma ajuda profissional;
  • Para as pessoas muito acima do peso, a gordura pode não caber dentro da pinça, por isso é menos preciso.
Conclusão

O adipômetro é o método mais eficaz, preciso e prático para medir e acompanhar o seu percentual de gordura corporal ao longo do tempo.

2. Análise de bioimpedância elétrica

Bioelectric Impedance Analysis, ou BIA, ou ainda Exame de Bioimpedância, determina a impedância elétrica, ou seja, a velocidade em que o fluxo de corrente elétrica percorre o corpo.

O músculo tem alto teor de água, e é altamente condutor, enquanto a gordura tem menor teor de água e não é altamente condutora. Com base na força da impedância junto com altura e peso medidos, a escala BIA vai estimar a massa corporal livre de gordura e calcular a gordura corporal.

Balança de bioimpedância
Balança de bioimpedância
Vantagem
  • Fácil de fazer.
Desvantagem
  • Precisão questionável;
  • O resultado varia de acordo com o nível de hidratação da pessoa.
Conclusão

Quem tem um percentual de gordura corporal elevado, deve optar pela a BIA. No entanto, esse método costuma não funcionar bem para aqueles com baixo percentual de gordura corporal.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Antropometria 

Medição antropométrica
Medição antropométrica

Este método utiliza medidas de circunferência do corpo para calcular a gordura corporal, como a cintura, pescoço e altura para homens, e quadris, pescoço e altura para as mulheres e, sendo assim, pode ser feito com uma fita métrica comum.

Vantagem
  • Fácil de administrar;
  • Barato.
Desvantagem
  • Precisão questionável, já que agordura corporal não é medida diretamente.
Conclusão

Esse método é pouco preciso, já que não mede diretamente a gordura corporal. No entanto, se você não tem uma balança de bioimpedância ou pinças, essa pode ser uma opção válida.

4. Pesagem hidrostática

Este método considerado o “padrão ouro” (+/- 1,5% de erro) de medição de gordura corporal. Mas quem quiser ser submetido a ele precisa ser submerso em um tanque de água.

A pesagem hidroestática leva em conta que os ossos e músculos são mais pesados que a água. Sendo assim, quem tem um percentual de gordura baixo vai pesar mais na água, já quem tem uma grande quantidade de massa gorda ficará mais leve na água.

No entanto, a precisão da leitura vai depender da capacidade da pessoa de soprar todo o ar para fora dos pulmões durante a triagem pré-teste. O teste leva cerca de 20-30 minutos, custa em torno de 100 a 150 dólares, e está disponível somente em instituições de pesquisas e locais especializados. Mais detalhes no vídeo:

Vantagem
  • Muito preciso.
Desvantagem
  • Caro.
Conclusão

Portanto, se você é extremamente curioso para obter a medida mais precisa do seu percentual de gordura corporal, a pesagem hidrostática pode fazer sentido.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Absortometria de raio-x de dupla energia

Densitometria de dupla energia DEXA
DEXA / Fonte: Wikipedia

Conhecido também como DEXA, Dual-energy X-ray Absorptiometry ou Densitometria de dupla energia, este é outro método preciso para calcular a gordura corporal, sendo inclusive o padrão mais confiável para medi-la, de acordo com o Grupo Fleury.

Ele é baseado em um modelo de três compartimentos que divide o corpo em:

  • Mineral corporal total;
  • Massa livre de gordura (magra);
  • Massa de tecido adiposo (gorda).

A pesagem hidrostática, por outro lado, só usa um modelo de compartimento 2 (massa magra e massa gorda).

A DEXA também mostra a distribuição da gordura, para que você saiba exatamente como a gordura está distribuída no seu corpo.

No passado, esse método era usado para medir a densidade mineral óssea para verificar casos de osteopenia e osteoporose.

Esse procedimento usa um scanner de corpo com doses baixas de raios-x, por isso é completamente seguro, e leva cerca de 10-20 minutos.

Vantagem
  • Muito preciso.
Desvantagem
  • Caro, custa cerca de 250 dólares.
Conclusão

Semelhante à pesagem hidrostática, se você é extremamente curioso para obter uma leitura mais precisa do seu percentual de gordura corporal, usar o DEXA pode fazer sentido. Caso contrário, é pouco prático e caro.

6. Pletismografia

Pletismógrafo
Pletismógrafo / Fonte: Hospital de Base

A pletismografia é realizada num pletismógrafo, que é uma cabine totalmente fechada onde a pessoa permanece durante a realização do exame e permite determinar os volumes pulmonares e a resistência das vias aéreas.

Então, a partir do deslocamento aéreo dentro da cabine, estima-se a densidade dos tecidos, obtendo-se os percentuais de gordura corporal e massa magra.

Vantagens
  • Rápido e fácil;
  • Menor duração (três a cinco minutos contra 30 a 60 minutos da pesagem hidrostática);
  • Menos invasiva;
  • Depende menos da cooperação do avaliado;
  • Um dos poucos métodos de composição corporal validado para obesos mórbidos.
Desvantagens
  • Não é agradável para alguém que não gosta de espaços apertados;
  • Caro;
  • Difícil de encontrar no Brasil.
Conclusão

Vários estudos têm demonstrado a validade dos resultados de composição corporal apresentados pela plestimografia, e sendo assim esse é um bom método para medir a gordura corporal.

Dicas

  • Se você deseja a famosa barriga tanquinho, seu percentual de gordura deve abaixar para 8-11% (homens) e 15-17% (mulheres);
  • Quem é atleta e deseja aprimorar seu desempenho, deve estabelecer um percentual de gordura por volta de 15% (homens) e 20% (mulheres);
  • Se seu interesse é apenas ficar bonito e sentir-se bem, qualquer valor abaixo de 18% (homens) e entre 20-23% (mulheres), vai ser suficiente;
  • Para mulheres preocupadas com a fertilidade e menstruação, é bom tomar cuidado com percentuais menores que 15%.

O segredo para calcular a gordura corporal é medi-la frequentemente, para que você possa acompanhar o seu progresso. Também é importante relembrar que o importante não é o peso, mas sim a composição corporal.

Que método você já utilizou para calcular a gordura corporal? No seu caso, você acha que seria necessário um dos mais avançados? Por quê? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média 3,83)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

2 comentários em “6 melhores métodos para calcular a gordura corporal”

  1. Já medi minha % de gordura ,é sempre da diferente com poucos dias de diferença. Como saber qual o certo .Tá complicado viu.

    Responder