7 Benefícios do Suco de Abacaxi com Casca – Como Fazer, Receitas e Dicas

Quando você prepara um suco natural a partir de uma fruta, o que costuma fazer com a casca do alimento? Manda direto para a lixeira?

Mas você sabia que é possível aproveitar as cascas das frutas para preparar outras receitas, que fazem bem à saúde do nosso organismo? Isso mesmo! Vamos falar sobre uma delas logo abaixo – o suco de abacaxi com casca. 

Além de aprendermos algumas maneiras de como fazer o suco de abacaxi com casca, vamos conhecer alguns benefícios que pode trazer para a nossa saúde:

1. Mais nutritiva do que a polpa

A casca do abacaxi concentra mais nutrientes do que a sua polpa: ela carrega mais vitamina C, betacaroteno, vitaminas do complexo B, cálcio, manganês, potássio e ferro. 

2. Maior saciedade

A casca da fruta possui uma quantidade maior de fibras, o que faz com que o suco de abacaxi com casca seja mais saciante que a bebida preparada a partir da polpa da fruta. 

Isso porque as fibras são conhecidas por auxiliarem a promoção da sensação da saciedade do organismo. Tal efeito pode contribuir com a perda de peso porque ajuda a controlar o apetite, o que pode resultar em um consumo mais baixo de calorias. 

Claro que o suco de abacaxi com casca não provoca o emagrecimento magicamente. Porém, como ele vem com um teor considerável de fibras, pode dar uma ajuda. Entretanto, ainda assim, que deseja perder peso necessita seguir toda uma alimentação saudável, controlada, equilibrada e nutritiva, além de praticar exercícios físicos regulares para estimular uma maior queima calórica.

3. Combate ao inchaço

Um dos benefícios do suco de abacaxi com casca é que ele fornece um efeito diurético, ou seja, promove o estímulo à eliminação de água de dentro do organismo por meio da urina.

Com isso, podemos concluir que a bebida combate o inchaço que surge em decorrência da retenção de líquidos no corpo.

4. Ação anti-inflamatória

Tanto a casca quanto o caule do abacaxi carregam quantidades altas de uma enzima chamada bromelaína, que é conhecida por contribuir com o combate à inflamação no organismo.

O efeito anti-inflamatório da bromelaína também pode auxiliar a amenizar as dores nas articulações e a artrite. Se você sofre com esses tipos de problemas, converse com o seu médico a respeito do uso do suco de abacaxi com casca. 

5. Saúde dos ossos e dentes

A casca do abacaxi também é composta por quantidades elevadas de manganês, um nutriente que contribui com o crescimento, o fortalecimento e a reparação dos ossos e dentes. 

6. Auxílio à prevenção do câncer

Pesquisas (como um estudo feito por um cientista da Austrália e demais colegas, divulgado no ano de 2013) indicaram que os teores de manganês, vitamina C, bromelaína e antioxidantes encontrados na composição da casca do abacaxi trazem benefícios como auxiliar o combate a tumores e auxiliar a prevenção do câncer. 

7. Prevenção da formação de coágulos sanguíneo

A bromelaína presente na casca do abacaxi também previne a formação de coágulos de sangue. Os coágulos de sangue ajudam a parar o sangramento, entretanto, quando são formados sem necessidade podem causar problemas sérios de saúde como ataque no coração e acidente vascular cerebral (AVC). 

Como fazer: Receitas de suco de abacaxi com casca

1. Receita de suco de abacaxi com casca 

Ingredientes: 

  • Casca de 1 abacaxi;
  • 1 l de água;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Depois de fatiar e lavar a casca do abacaxi, batê-las no liquidificador juntamente com meio litro de água;
  2. Coar e bater mais uma vez com o restante da água;
  3. Misturar o açúcar ou adoçante e servir-se imediatamente.

2. Receita de suco de abacaxi com casca com limão

Ingredientes: 

  • Casca de 1 abacaxi;
  • 1 litro de água;
  • Suco natural de limão;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Lavar e fatiar a casca e bater com a água no liquidificador;
  2. Coar e bater novamente no liquidificador, desta vez com o suco natural de limão;
  3. Adicionar o açúcar ou adoçante, misturar e servir-se imediatamente.

3. Receita de suco de abacaxi com casca com gengibre

Ingredientes: 

  • Casca de 1 abacaxi médio;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre;
  • 1 litro de água;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  • Depois que lavar a casca do abacaxi, cortar em pedacinhos pequenos;
  • Levar a casca picada ao liquidificador com o restante dos ingredientes e bater durante aproximadamente dois minutos ou até o conteúdo ganhar uma aparência homogênea;
  • Coar e servir-se imediatamente.

4. Receita de suco de abacaxi com casca com hortelã 

Ingredientes:

  • 4 xícaras de chá de casca de abacaxi cortadas em pedacinhos pequenos;
  • 6 xícaras de chá de água;
  • 4 colheres de sopa de hortelã;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Bater a casca de abacaxi com a água no liquidificador e coar;
  2. Então, adicionar a hortelã e o açúcar ou adoçante e bater novamente. Servir-se imediatamente.

Atenção: é importante tomar o suco natural de casca de abacaxi imediatamente depois do seu preparo, porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência. Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Como limpar a casca do abacaxi

É fundamental certificar-se de que a casca do abacaxi esteja bem higienizada antes de preparar o suco. É recomendado escolher abacaxis orgânicos, que sejam livres de agrotóxicos. 

Também é preciso lavar o ingrediente com um produto chamado hipoclorito hortifrutti, que é encontrado à venda em supermercados. A receita é a seguinte: colocar toda a fruta ou pedaços da casca de molho na água, com 10 gotas para cada 1 l de água, e deixar de molho durante 15 a 30 minutos. Após isso, o ingrediente deve ser enxaguado. 

Outra opção é fazer o mesmo procedimento, porém, utilizando a água sanitária e colocando uma colher de sopa do produto para cada litro de água.

Você já experimentou alguma vez o suco de abacaxi com casca? Pretende aprender como fazer essas receitas para aproveitar seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média: 4,29 de 5)
Loading...

8 comentários em “7 Benefícios do Suco de Abacaxi com Casca – Como Fazer, Receitas e Dicas”

  1. Coloco a casca de molho em um litro de água numa vasilha bem fechada por uma semana. Essa vasilha fica no escuro. Usa a peneira para coar. O líquido fica muito forte e tem que ser diluído e adoçado… bem gelado é delicioso. As cascas que ficaram de molho coloco na compostagem.

  2. Costumo bater a casca com a poupa do abacaxi…. Pois o sabor do suco fica bem melhor do que só dáacasca…

  3. Eu fiz um chá com a casca de um abacaxi e fui tomando durante o dia. É uma delicia! Só não sei se tá certo fazer assim!

  4. Geralmente eu uso o abacaxi e congelo a casca, depois no decorre da semana bato com a casca um limão fica bem geladinho e refrescante…. percebi q ao long do dia faço mt xixi hahahha

  5. sim gostaria de aprender a fazer…A receita citada é o abacaxi junto com a casca?? e aquela poupa que sobra quando coo posso aproveitar ou descarta?
    Grato

Deixe um comentário