7 benefícios do suco de abacaxi com casca – Como fazer, receitas e dicas

Especialista da área:
atualizado em 20/07/2021

Quando você prepara um suco natural a partir de uma fruta, o que costuma fazer com a casca do alimento? Manda direto para a lixeira? Aposto que com o abacaxi isso não é diferente.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas saiba que é possível aproveitar as cascas das frutas para preparar outras receitas, que fazem bem à saúde. Portanto, além de ver algumas maneiras de fazer o suco de abacaxi com casca, vamos conhecer alguns dos seus benefícios.

Benefícios do suco de abacaxi com casca

abacaxi com casca

1. A casca do abacaxi é mais nutritiva do que a polpa

A casca do abacaxi concentra mais nutrientes do que a sua polpa: ela carrega mais vitamina C, betacaroteno, vitaminas do complexo B, cálcio, manganês, potássio e ferro. 

2. Promove maior saciedade

A casca da fruta possui uma quantidade maior de fibras, o que faz com que o suco de abacaxi com casca seja mais saciante que a bebida preparada a partir da polpa da fruta. 

Isso porque as fibras são conhecidas por promover a saciedade do organismo. Tal efeito pode contribuir com a perda de peso porque ajuda a controlar o apetite, o que pode resultar em um consumo mais baixo de calorias. 

Claro que o suco de abacaxi com casca não provoca o emagrecimento magicamente. Porém, como ele vem com um teor considerável de fibras, pode ajudar. Entretanto, ainda assim, quem deseja perder peso precisa seguir toda uma alimentação saudável, controlada, equilibrada e nutritiva, além de praticar exercícios físicos regulares para estimular uma maior queima calórica.

3. Combate o inchaço e a retenção de líquidos

Um dos benefícios do suco de abacaxi com casca é que ele fornece um efeito diurético, ou seja, promove o estímulo à eliminação de água retida no organismo por meio da urina.

Com isso, podemos concluir que a bebida combate o inchaço que surge em decorrência da retenção de líquidos no corpo.

4. Fortalece o sistema imunológico

Tanto a casca quanto o caule do abacaxi carregam quantidades altas de uma enzima chamada bromelaína (ou bromelina), que é conhecida por ajudar a combater a inflamação no organismo.

O efeito anti-inflamatório da bromelaína também pode contribuir para amenizar as dores nas articulações e a artrite. Se você sofre com esses tipos de problemas, converse com o seu médico a respeito do uso do suco de abacaxi com casca. 

  Continua Depois da Publicidade  

Não só isso, mas também estudos demonstraram que a bromelaína tem efeitos anticâncer e antimicrobiano, beneficiando o sistema imunológico como um todo.

5. Promove a saúde dos ossos e dentes

A casca do abacaxi também é composta por quantidades elevadas de manganês, um nutriente que contribui com o crescimento, o fortalecimento e a reparação dos ossos e dentes. 

6. Ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneo

A bromelaína presente na casca do abacaxi também previne a formação de coágulos de sangue. Os coágulos de sangue ajudam a parar o sangramento, entretanto, quando são formados sem necessidade podem causar problemas mais sérios de saúde como infartos e acidente vascular cerebral (AVC). 

Receitas de suco de abacaxi com casca

suco de abacaxi com casca

1. Receita de suco de abacaxi com casca 

Ingredientes: 

  • Casca de 1 abacaxi;
  • 1 litro de água;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Depois de fatiar e lavar a casca do abacaxi, bata ela no liquidificador juntamente com meio litro de água;
  2. Coe e bata mais uma vez com o restante da água;
  3. Misture o açúcar ou adoçante e sirva imediatamente.

2. Receita de suco de abacaxi com casca com limão

Ingredientes: 

  • Casca de 1 abacaxi;
  • 1 litro de água;
  • Suco natural de limão;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Lave e fatie a casca e bata com a água no liquidificador;
  2. Coe e bata novamente no liquidificador, desta vez com o suco natural de limão;
  3. Adicione açúcar ou adoçante, misture e sirva imediatamente.

3. Receita de suco de abacaxi com casca com gengibre

Ingredientes: 

  Continua Depois da Publicidade  

  • Casca de 1 abacaxi médio;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre;
  • 1 litro de água;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  • Depois que lavar a casca do abacaxi, corte em pedacinhos pequenos;
  • Leve a casca picada ao liquidificador com o restante dos ingredientes e bata durante aproximadamente dois minutos ou até a mistura ficar homogênea;
  • Coe e sirva imediatamente.

4. Receita de suco de abacaxi com casca com hortelã 

Ingredientes:

  • 4 xícaras de chá de casca de abacaxi cortadas em pedacinhos pequenos;
  • 6 xícaras de chá de água;
  • 4 colheres de sopa de hortelã;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Bata a casca de abacaxi com a água no liquidificador e coe;
  2. Então, adicione a hortelã e o açúcar ou adoçante e bata novamente. Sirva imediatamente.

Como preservar os nutrientes do suco

abacaxi na mesa

É importante tomar o suco natural de casca de abacaxi imediatamente depois do seu preparo, porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios.

O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Como limpar a casca do abacaxi

É fundamental certificar-se de que a casca do abacaxi esteja bem higienizada antes de preparar o suco. É recomendado escolher abacaxis orgânicos, que sejam livres de agrotóxicos, se possível. 

Também é preciso lavar o ingrediente com hipoclorito de sódio, que é encontrado à venda em supermercados e também conhecido como água sanitária. A receita é a seguinte: colocar toda a fruta ou pedaços da casca de molho na água, com 10 gotas para cada 1 litro de água, e deixar de molho durante 15 a 30 minutos. Após isso, o ingrediente deve ser enxaguado. 

Você já experimentou alguma vez o suco de abacaxi com casca? Pretende aprender como fazer essas receitas para aproveitar seus benefícios? Comente abaixo!

Fontes e referências adicionais
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votos, média 3,95)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

13 comentários em “7 benefícios do suco de abacaxi com casca – Como fazer, receitas e dicas”

  1. Eu lavo a casca do abacaxi, pico em pedaços médios e coloco em 1,5 litro de água que é fervido até as cascas ficarem moles. Logo após coar. O chá ou suco formado bem amarelo, adoço com mel ou açúcar e tomo quente como chá. Uma delícia!!

    Responder
  2. Maravilho suco de abacaxi com casca , tenho um catete duplo j e tenho muita infecções , e tenho retenção de líquido. Usei desinchei e aliviou á cistite graças á Deus.

    Responder
  3. Coloco a casca de molho em um litro de água numa vasilha bem fechada por uma semana. Essa vasilha fica no escuro. Usa a peneira para coar. O líquido fica muito forte e tem que ser diluído e adoçado… bem gelado é delicioso. As cascas que ficaram de molho coloco na compostagem.

    Responder
  4. Costumo bater a casca com a poupa do abacaxi…. Pois o sabor do suco fica bem melhor do que só dáacasca…

    Responder
  5. Eu fiz um chá com a casca de um abacaxi e fui tomando durante o dia. É uma delicia! Só não sei se tá certo fazer assim!

    Responder
  6. Geralmente eu uso o abacaxi e congelo a casca, depois no decorre da semana bato com a casca um limão fica bem geladinho e refrescante…. percebi q ao long do dia faço mt xixi hahahha

    Responder
  7. sim gostaria de aprender a fazer…A receita citada é o abacaxi junto com a casca?? e aquela poupa que sobra quando coo posso aproveitar ou descarta?
    Grato

    Responder