7 Benefícios do Suco de Babosa – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

A babosa, também conhecida pelo nome de Aloe vera, é uma planta nativa do Norte da África, do Sul da Europa e das Ilhas Canárias. Ela tem sido utilizada em propósitos medicinais desde os tempos do Egito antigo.

7 benefícios do suco de babosa – Para que serve e propriedades

Vamos aprender como fazer uma receita da bebida e conhecer alguns dos benefícios do suco de babosa à saúde?

1. Hidratação 

A planta é rica em água, o que faz com que o consumo do seu suco seja uma boa forma de auxiliar o corpo a se manter hidratado, principalmente para aquelas pessoas que não tomam água com tanta frequência.

Manter o organismo hidratado é uma forma de auxiliar a desintoxicar o corpo por meio da eliminação de impurezas.

2. Auxílio ao tratamento da prisão de ventre

Um dos benefícios do suco de babosa é auxiliar a aumentar o teor de água do intestino. O que isso tem a ver com o combate à prisão de ventre? Segundo uma pesquisa, existe uma relação entre o aumento do teor de água no intestino e a estimulação do peristaltismo, que é o que ajuda as fezes a passarem normalmente.

3. Saúde da pele

A babosa é uma fonte rica em antioxidantes e vitaminas que contribuem com a saúde da pele.

Os compostos da planta já mostraram serem capazes de combater os efeitos da radiação ultravioleta (UV), reparar a pele de danos já existentes, que foram provocados pela radiação UV, e contribuir com a prevenção de rugas e linhas de expressão.

4. Fonte de nutrientes

Outro dos benefícios do suco de babosa refere-se à nutrição do corpo humano. As vitaminas estão entre os nutrientes que o nosso organismo necessita para funcionar corretamente, e o suco de babosa serve como fonte de vitaminas como vitamina B9, vitamina B12, vitamina C e vitamina E.

A planta ainda serve como fonte de minerais como cálcio, cobre, cromo, selênio, potássio, magnésio, manganês e zinco, porém, em pequenas quantidades.

5. Ajuda a amenizar a azia

O suco de babosa contribui com o alívio da azia através do controle da secreção de ácido dentro do estômago, com efeitos que também podem contribuir com o combate às úlceras gástricas e auxiliar a impedir que elas fiquem maiores.

6. Saúde do sistema digestivo

Mais um dos benefícios do suco de babosa refere-se à saúde do sistema digestivo, porque ele fornece enzimas que contribuem com a decomposição de gorduras e açúcares e com a manutenção do funcionamento adequado do processo de digestão.

O funcionamento ideal do sistema digestivo é fundamental para a absorção dos nutrientes oriundos dos alimentos consumidos por meio da dieta.

7. Possível diminuição de dores e desconfortos causados pela síndrome do intestino irritável

Uma pesquisa realizada com 33 pacientes diagnosticados com a síndrome do intestino irritável identificou que o suco de babosa contribuiu com a diminuição da dor e do desconforto associados à condição.

Entretanto, por conta do método adotado no experimento, ainda são necessários outros estudos para que esses resultados sejam comprovados.

Como fazer – Receitas de suco de babosa 

1. Receita de suco de babosa com mel

Ingredientes:

  • 2 folhas de babosa;
  • Mel a gosto;
  • Água.

Modo de preparo:

Abrir as folhas de babosa e retirar a sua polpa; Colocar a polpa no liquidificador juntamente com o mel e a água. Bater e servir-se imediatamente.

2. Receita de suco de babosa com maçã e mel

Ingredientes:

  • 2 folhas de babosa;
  • Mel a gosto;
  • 1 maçã lavada e picadinha;
  • Água.

Modo de preparo:

Abrir as folhas de babosa e retirar a sua polpa; Colocar a polpa no liquidificador juntamente com o mel, a maçã e a água. Bater e servir-se imediatamente.

Atenção: é importante tomar o suco natural de babosa imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência. Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo. 

Cuidados com a babosa

Sabendo dos benefícios do suco de babosa, antes de utilizá-lo para propósitos medicinais, para auxiliar o tratamento de alguma condição de saúde, é fundamental conversar com o médico a respeito disso para saber se a utilização do suco da planta é realmente indicado.

E caso você faça uso de qualquer tipo de medicamento, cheque também com o médico se não existem riscos de interações entre a babosa e o remédio em questão.

Enquanto a babosa purificada (com pouco antraquinona) é considerada segura, a babosa não purificada (com teor mais alto de antraquinona) pode trazer efeitos colaterais como diarreia, cólicas, adenoma no cólon (tumor benigno) e câncer de cólon em decorrência do uso em longo prazo (raro, mas pode acontecer).

Assim, ao comprar a sua babosa, certifique-se de que está adquirindo uma versão purificada – e segura – da planta.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já conhecia ou imaginava os benefícios do suco de babosa para a saúde que listamos acima? Já experimentou essa bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (94 votos, média: 3,89 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

44 comentários em “7 Benefícios do Suco de Babosa – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Eu tinha uma dor muito forte em meu seio esquerdo, era como se fosse uma câimbra as vezes tinha que parar o que estava fazendo para segurar meu seio e minhas amigas sempre me falavam pra eu procurar um medico, e nunca fiz isso.
    eu tenho uns pés de babosa bem antigos entäo bati com mel e cachaca, receita de um padre no youtube.
    com umas duas semanas tomando isso meio seio que doia começou a sair uma secreção verde bem escura quase pra preto e bem gosmento mostrei pro meu marido sabia que era o efeito da babosa.
    depois de alguns dias nunca mais tive essa dor.
    de vez enquanto eu faca essa mistura mais nao sai mais essa secreção

  2. gostei muito de ler os comentários aqui deixados……
    a babosa é o banco central em nutrientes benéficos……

    eu tenho uma filha, e ela se feriu no braço em uma cerca de arame farpado, eu passei um pouco de creme dental que tem a BABOSA como uma das composições….. e com dois dias depois, já estava em processo de cicatrização….. muito bom…..

    • Minha neta teve uma queimadura de 2 grau na mão foi até o hospital pra ser medicada. Mas minha filha começou a passar a polpa da babosa na mão dela três vezes ao dia. E ela sarou rapidamente sem nenhuma cicatriz. Ótima

  3. Vc tira as cascas verde daí põe o gel dentro d’água por 4 horas deste período de tempo vc sempre troca a água. Para poder tirar aquelas gosminha amarela ela que faz mal. Há eu uso a água que troço pra lavar os cabelos tipo quando depois que lavou com shampoo e passou o condicionador daí eu uso a água para retirar o condicionador o cabelo fica bem brilhoso e sedosos ótimo para escovar.