7 benefícios da fruta noni – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 05/10/2021

A fruta noni, cujo nome científico é Morinda citrifolia, é originária do continente asiático. O Taiti é, atualmente, o maior produtor da fruta, mas ela encontrou no solo e no clima brasileiro um ambiente propício ao seu desenvolvimento.

Apesar de ser encontrada e consumida no Brasil, as suas versões industrializadas ainda são proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), pois elas contêm uma alta concentração desta fruta, e poderiam ter algum efeito tóxico para o organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Os benefícios da fruta noni são objeto de diversas pesquisas, e embora não se tenha nenhum estudo conclusivo, a composição desta fruta já é amplamente conhecida, e por tal razão é possível presumir os seus prováveis benefícios.

Abaixo, você irá conhecer mais sobre esse fruta, saber para que serve, quais são suas propriedades e seus possíveis efeitos colaterais. Aproveite também para descobrir se a fruta noni emagrece e também os seus benefícios para o tratamento da diabetes.

Benefícios da fruta noni

fruta noni

1. Contém antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias importantes para bloquear os efeitos dos radicais livres, que, por sua vez, promovem o envelhecimento celular e estão associados ao desenvolvimento de células cancerígenas e ao envelhecimento da pele. Muitas frutas possuem significativas quantidades de antioxidantes e com o noni não é diferente.

Segundo a International Society for Ethnopharmacology, os principais antioxidantes encontrados na fruta são o betacaroteno, iridoides, as vitaminas A, C e E e do complexo B, além de minerais como cálcio, magnésio, potássio, ferro e fósforo.

Diversos estudos da área da saúde associam os benefícios de uma dieta rica em antioxidantes à diminuição de riscos de doenças crônicas, como as cardiovasculares e o diabetes.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Promove a saúde cardíaca

O consumo da fruta noni, seja in natura ou em suco, está associado à promoção da saúde cardíaca, diminuindo os níveis de colesterol e ajudando a reduzir inflamações. O colesterol LDL, considerado ruim, faz com que haja o acúmulo de placas nos vasos sanguíneos, o que pode prejudicar a pressão arterial e a saúde cardiovascular, de maneira geral.

De acordo com um estudo publicado no periódico Scientific World Journal, foi possível constatar que o consumo diário de 180 ml de suco de noni, por um período de trinta dias, reduziu significativamente os níveis de colesterol total, do colesterol LDL (considerado ruim), e da proteína C reativa, um marcador de inflamação sistêmica.

3. Pode reduzir dores associadas à artrite

A fruta noni tem sido utilizada desde a antiguidade devido aos seus efeitos capazes de aliviar dores. Se antes isso era endossado pelo conhecimento popular, hoje em dia existem pesquisas técnico científicas que sustentam esse benefício.

Em um estudo publicado no Nigerian Journal of Health and Biomedical Sciences, constatou-se que as pessoas com artrite degenerativa da coluna vertebral que consumiram 15 ml de suco de noni duas vezes ao dia, durante trinta dias, relataram uma diminuição significativa de dor. Enquanto 60% dos voluntários reportaram o alívio completo da dor.

A dor da artrite é frequentemente associada ao aumento da inflamação e do estresse oxidativo. Portanto, um dos benefícios da fruta noni pode ser promover o alívio da dor e redução do processo inflamatório.

4. Contribui para melhoria da imunidade

vitaminas

A fruta noni, por ser rica em vitamina C e betacaroteno, contribui para a melhoria do sistema imunológico, protegendo as células dos danos causados pelas toxinas ambientais.

  Continua Depois da Publicidade  

Em um estudo publicado na International Society for Ethnopharmacology, descobriu-se que pessoas saudáveis que bebiam cerca de 300 ml de suco de noni diariamente tiveram a atividade das células imunes aumentadas, enquanto os níveis de estresse oxidativo foram significativamente diminuídos.

5. Aumenta a resistência durante a prática de exercícios físicos

A ingestão do noni também é capaz de melhorar a resistência física. De acordo com um artigo publicado em 2008 no Journal of Medicinal Plants Research, um estudo de três semanas submeteu os corredores de longa distância ao consumo de 100 ml de suco de noni ou placebo duas vezes ao dia. O grupo que bebeu o suco reportou um aumento de 21% no tempo médio para atingir a fadiga, sugerindo uma melhora significativa na resistência corporal.

Há, ainda, diversas pesquisas em humanos e animais que apontam efeitos semelhantes no combate à fadiga e ao aumento da resistência. Provavelmente isso está associado aos efeitos antioxidantes da fruta, que podem reduzir os danos causados no tecido muscular que normalmente ocorrem durante o exercício.

6. Reduz espasmos musculares

O consumo de noni pode ajudar a produzir um efeito relaxante nos músculos. Pesquisas apontam que as propriedades antiespasmódicas do suco de noni, possivelmente atribuídas ao alto teor de potássio desta fruta, induzem as contrações musculares, estimulando o bloqueio do canal de cálcio e resultando na supressão dos espasmos musculares.

Isso quer dizer que a ingestão da fruta e de seu suco pode ajudar a aliviar a dor e o desconforto muscular.

7. Pode ajudar a prevenir câncer

O surgimento de células cancerígenas está associado aos efeitos dos radicais livres. No entanto, os antioxidantes são capazes de atenuar ou até mesmo impedir o efeito dessas substâncias. Como a fruta noni é um alimento com alta concentração de antioxidantes, seu consumo também pode estar associado à diminuição de chances de desenvolvimento de câncer.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com o National Center for Complementary and Integrative Health, sediado nos Estados Unidos, o noni demonstrou propriedades imunoestimulantes e de combate a tumores. Atualmente, o National Cancer Institute está financiando pesquisas preliminares sobre os efeitos da fruta no tratamento de câncer de mama.

Além disso, evidências demonstraram a eficácia do suco noni em retardar o crescimento de tumores nas glândulas mamárias, diminuindo significativamente o tamanho deles nos pacientes.

Efeitos colaterais da fruta

noni suco

Embora haja um excelente potencial de benefícios da fruta noni à saúde, sua comercialização segue proibida no Brasil, bem como os alimentos que contenham essa substância em suas composições. Isso se deve às informações conflitantes que foram obtidas a partir de estudos acerca dos seus efeitos.

Em 2005 e 2007, por exemplo, foram relatados alguns casos de toxicidade hepática (um potencial causador de danos no fígado) em pessoas que consumiam em média de 1 a 2 litros do suco desta fruta. No entanto, essa informação ainda não é conclusiva, pois a European Food Safety Authority (EFSA) reavaliou a fruta, submetendo-a a estudos diversos, e concluiu que o noni não é responsável por causar esses efeitos.

Em 2009, o mesmo órgão emitiu outra declaração reiterando a segurança do suco de noni para a população em geral. No entanto, os especialistas da EFSA relataram que alguns indivíduos podem ter uma sensibilidade particular aos efeitos da toxicidade hepática. Então, por questões de segurança, não é recomendado o consumo excessivo de noni.

Ademais, o consumo da fruta e de seu suco deveria ser evitado por pessoas com complicações renais, por conta da alta concentração de potássio presente no alimento. Não obstante, o suco noni pode interagir com certos medicamentos, como os usados ​​para tratar a pressão alta ou os usados ​​para retardar a coagulação do sangue.

O consumo recorrente desta fruta ainda é contraindicado para quem possui insuficiência cardíaca, pois ela interage com medicamentos cardíacos, potencializando-os. Também devem evitar a ingestão dessa fruta pacientes transplantados, já que ela reforça o sistema imunológico e pode provocar rejeição ao novo órgão. Por fim, o consumo deve ser evitado por grávidas e lactantes, pois não há estudos consistentes que atestem a segurança da ingestão desse alimento durante esse período.

Esses são alguns fatores que fazem com que a comercialização da fruta continue proibida em território brasileiro.

Fruta rica em açúcar

Outro ponto que requer atenção em relação à fruta é a alta concentração de açúcar presente em sua composição.

Uma porção de 100 ml de suco de noni contêm, em média, 8 gramas de açúcar. Há estudos que sugerem que bebidas feitas a partir de frutas com alto teor de açúcar podem aumentar o risco de doenças metabólicas, como doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) e diabetes tipo 2.

A Anvisa continua promovendo estudos acerca dos efeitos colaterais desta fruta, buscando resultados consistentes para considerar uma possível liberação e acesso ao noni.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia os benefícios da fruta noni? Ficou com vontade experimentar, mesmo sabendo de seus possíveis efeitos colaterais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média 4,47)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

20 comentários em “7 benefícios da fruta noni – Para que serve e propriedades”

  1. Já usei noni durante um ano, é pode sentir todos seus benefícios,sou hipertenso, diabético tipo 2,e durante todo ano de uso me senti muito bem..!!

    Responder
  2. Meu nome e Silvério Dias, resido em Cobtagem MG.estou espwrimentando o suco da noni com Suco natural de uva.

    Vamos ver o resultado.

    Responder
  3. Confesso que fiquei com receio. Ainda mais que disseram que essa fruta batida com suco de uva, era excelente para voltar a enxergar sem uso de óculos. Mas não li nada relatando se realmente é verdadeiro essa informação.

    Responder
  4. Não sabia dessas propriedades da Nini.Temos plantados em cada e não tinha noção destas formas de vantagens para nossa saúde
    Obrigada pela informação.

    Responder
  5. Eu tenho um pé dessa fruta na minha casa. E está produzindo bastante. Eu tenho como doar pra desenvolverem mais pesquisas científicas sobre a fruta.

    Responder
  6. O suco pode interagir com medicamdntos pra pressão alta …Isso significa que quem tem pressãoalta não deveria tomar?

    Responder
  7. Estou tomando o suco da noni, pra mioma, já estou no terceiro dia. Mas agora apresentou uma disenteria. Estou sem saber se é por causa do suco ou foi algum coisa que me fez mal.

    Responder
  8. Já fiz uso do noni e foi muito maravilhoso.Estava com o colesterol altissimo e baixou consideravelmente.

    Responder
    • Olá Kátia, a princípio não encontramos essa informação em nossas pesquisas. Apenas em relação ao aumento da imunidade como um todo.

      Responder
  9. Uma dúvida minha sobre preparo de suco de noni, as sementes dele posso colocar e bater junto? Porque a fruta têm muitas sementes em si. As sementes do noni podemos consumir junto com a fruta?

    Responder
    • Somente a polpa sem as sementes, coloque no suco de uva e tomar um pequeno 15 ml pela manhã.

      Responder