Noni para Diabetes – Ajuda Mesmo?

atualizado em

Alguns estudos mostraram que o Noni oferece alguns benefícios para o tratamento de diabetes, e por isso ele se torna cada vez mais popular. Confira a seguir se consumir noni para diabetes ajuda mesmo e quais seriam os seus benefícios.

A diabetes mellitus é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por níveis elevados de açúcar no sangue devido a defeitos na secreção e/ou ação da insulina. Trata-se de um problema crônico de saúde com consequências devastadoras, porém evitáveis.

Aproveite para conhecer como fazer chá de noni e algumas dicas gerais de dieta para diabéticos que você deve seguir para controlar a condição.

O que é Noni?

Noni (Morinda citrifolia) é uma pequena árvore perene presente nas ilhas do Pacífico, Austrália, sudeste asiático e Índia que muitas vezes cresce entre os fluxos de lavas vulcânicas. Historicamente, era utilizada tanto como medicamento geralmente aplicado na pele, como para fazer corante amarelo ou vermelho para as roupas.

Atualmente, tanto a fruta, quanto caules, folhas, raízes, flores e cascas são usados para fazer remédios que são utilizados para uma longa lista de doenças, embora ainda seja necessário realizar mais pesquisas para comprovar a sua eficácia para todas elas.

  Continua Depois da Publicidade  

As pessoas tomam noni via oral para convulsões, micção dolorosa, cólicas, tosse, febre, estimulação do fluxo menstrual, doença hepática, corrimento vaginal durante a gravidez, constipação, náusea, febre malárica, varíola, inchaço, aumento do baço, asma, artrite entre outros problemas nas articulações, ossos, câncer, depressão, catarata, resfriados, úlceras gástricas, problemas digestivos, pressão alta, infecções, cefaleia enxaquecosa, distúrbios renais, acidente vascular cerebral, síndrome pré-menstrual, dor, sedação, acidente vascular cerebral e, finalmente, diabetes.

Como o noni cresce entre as lavas, o seu suco também é chamado de “um presente de Pele”, pois os antigos havaianos acreditavam que Kilauea que é a casa de Pele, conhecida como a deusa dos vulcões e “deusa do fogo, raio, dança e violência”. Os moradores apreciam cada erupção como um presente de Pele, que não apenas fornece o noni como cria cerca de 30 acres de terra nova a cada ano.

Benefícios do noni para diabetes

Cada vez mais os benefícios do noni para diabetes vêm sendo estudados, e algumas pesquisas chegaram aos seguintes resultados:

1. Dano hepático

A diabetes pode aumentar o risco de certos tipos de doenças do fígado, como por exemplo gordura no fígado. Além de analisar os efeitos do noni nos níveis de açúcar no sangue, o estudo realizado na Universidade das Índias Ocidentais na Jamaica também examinou os efeitos do noni sobre os fígados de ratos diabéticos e descobriu que os ratos diabéticos tratados com suco de noni reduziram a degeneração gordurosa nas células do fígado, com glóbulos de gordura menores e menos numerosos em comparação com os animais diabéticos que não foram tratados com esse suco.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Açúcar no sangue

Um estudo publicado no Nigerian Quartely Journal of Hospital Medicine em 2008 descobriu que, quando adicionado o suco de noni aos tratamentos com insulina, eles se tornavam mais eficazes no controle do açúcar no sangue em ratos de laboratório em comparação com qualquer outro componente sozinho.

Uma equipe da Universidade das Índias Ocidentais estudou os efeitos do suco fermentado de noni em ratos induzidos por diabetes que receberam diariamente 2 ml por kg do seu peso corporal em suco por 20 dias. Tanto o grupo que não recebeu como o que foi tratado com o medicamento hipoglicemiante glibenclamida mostraram uma redução significativa em seus níveis de açúcar no sangue.

Os pesquisadores concluíram que os efeitos podem ocorrer devido a compostos do noni conhecidos como triterpenos e saponinas. Os resultados foram publicados no Evidence Based Complementary and Alternative Medicine.

3. Cicatrização de feridas

A diabetes descontrolada pode levar a feridas que não cicatrizam direito, e um estudo publicado no Journal of Wound Care conduziu uma pesquisa para verificar se o noni tinha algum efeito na cicatrização de feridas em ratos diabéticos.

Um grupo de animais recebeu 100 ml por kg do seu peso corporal de suco de noni na água que bebiam durante 10 dias, e os ratos diabéticos que tomaram esse suco reduziram em 73% suas feridas em comparação aos do grupo de controle. A glicemia em jejum nos ratos reduziu em 29% também.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Catarata

Níveis elevados de açúcar no sangue causados pela diabetes causam inchaço nas lentes dos olhos e podem levar a problemas de visão como a catarata, um turvamento da lente.

Um estudo realizado na Índia, publicado na revista acadêmica Food and Chemical Toxicology, estudou oito plantas diferentes, incluindo noni, em um modelo de opacidade de lentes induzidas por açúcar no laboratório.

O extrato de noni mostrou ter o maior potencial entre todas as outras plantas estudadas para manter a lente do olho claro, e até demonstrou uma toxicidade moderada para as células cancerígenas.

De acordo com essas pesquisas, o consumo de noni para diabetes pode ser ótimo, porém, ele é rico em potássio, então, se você tem doença renal e está em uma dieta baixa em potássio, deve evitá-lo. Aproveite para conferir outros alimentos ricos em potássio.

Embora a pesquisa citada acima mostre que ele pode oferecer potenciais proteções para o fígado em diabéticos, também houveram relatos de danos no fígado causados pelo uso de noni.

  Continua Depois da Publicidade  

Várias preparações deste suco também podem conter açúcar, o que pode afetar seus níveis de glicose no sangue. Por isso, recomenda-se consultar o seu médico antes de adicionar o noni para diabetes em sua dieta.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia os benefícios do noni para diabetes? Possui essa condição e pretende experimentar o uso da planta? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

3 comentários em “Noni para Diabetes – Ajuda Mesmo?”

  1. O açúcar do meu esposo estava dando entre 380 e 450 em jejum, depois que começou a tomar suco de nini batido com suco de uva e água o açúcar baixou para 70/80, Ele coloca 3 nini, 500ml de suco e 700 ml de água, toma 3 cálices por dia.

    Responder