Noni

Noni Emagrece Mesmo?

Noni é uma fruta que contém poderosos antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias e o consumo do seu suco é capaz de promover a saúde de várias formas. Embora a fruta não seja tão popular e conhecida, suas folhas, flores, caules, casca e raízes são usados para diversos tratamentos de saúde e também como corante para roupas.

O suco de noni é comumente misturado ao de outras frutas, como a uva, por exemplo, pois ajuda a disfarçar o seu gosto extremamente amargo. Ainda que essa seja a sua forma mais popular, noni é facilmente encontrado como chá e também em cápsulas.

Muitos afirmam que essa é uma superfruta com inúmeras vantagens para a saúde, mas quando o assunto é perda de peso, será que a fruta ajuda? Noni emagrece mesmo? Abordaremos aqui se o consumo de noni pode ser um aliado para diminuir os ponteiros da balança.

Informações gerais sobre Noni

A planta noni é pertencete da família do café e seu nome científico é Morinda Citrifolia. Ela é cultivada principalmente nas ilhas do Pacífico, Austrália, sudeste da Ásia e Índia, mas muitos outros países já cultivam a planta também. Sua fruta tem uma casca verde, cheia de pequenas “saliências” e uma polpa branca-amarelada, que é usada para fazer o suco.

Na medicina popular, noni é conhecido por ajudar a tratar dor nas articulações, mas também é aplicado para gerenciar algumas condições da pele.

Muitas pesquisas estão em andamento para identificar a eficácia de seus nutrientes, inclusive uma delas aborda se o tônico de noni é uma cura para o câncer e capaz de minimizar problemas crônicos, como a diabetes e doenças cardiovasculares.

Nutrição do suco de noni

A principal aplicação da fruta é como um suco, geralmente misturado a outros por causa de seu sabor amargo. Além dos nutrientes relacionados logo abaixo, noni também contém ácidos graxos, aminoácidos como serina, arginina e metionina e antioxidantes, como antocianinas, betacaroteno, catequinas, coenzima Q10, flavonóides, ácido lipóico, luteína, licopeno e selênio.

Uma colher de sopa de suco de noni contém aproximadamente:

  • 3,5 calorias;
  • 0,9 gramas de carboidratos;
  • 1,5 miligramas de vitamina C (2% das necessidades diárias);
  • 300 microgramas de zinco (2% das necessidades diárias);
  • 170 microgramas de niacina (menos de 1% das necessidades diárias);
  • 0,12 microgramas de folato (menos de 1% das necessidades diárias);
  • 2 miligramas de cálcio (menos de 1% das necessidades diárias);
  • 800 microgramas de magnésio (menos de 1% das necessidades diárias);
  • 35 microgramas de ferro (menos de 1% das necessidades diárias);
  • 10 miligramas de potássio (menos de 1% das necessidades diárias);

Noni emagrece mesmo?

O suco de noni é apontado por muitas pessoas como capaz de induzir a perda de peso e aqueles que consomem garantem que noni emagrece mesmo.

O suco de noni é repleto de nutrientes, e entre eles estão os antioxidantes ativos. Eles ajudam a saúde de várias formas, e também melhoraram o metabolismo. O suco de noni é convertido em ácido nítrico no organismo, e uma de suas funções é usar as células de gordura para gerar energia para o corpo. Ele interfere inclusive nos triglicerídeos armazenados em células de gordura, promovendo uma remoção ou diminuição da quantidade, o que também ajuda a perder peso.

Outra vantagem do suco de noni para emagrecer é que ele é capaz de reduzir parasitas do intestino, promovendo uma limpeza. Esse processo também impulsiona a redução da quantidade de gordura no corpo, considerando que ele trabalhará de forma mais plena. Por fim, ele ajuda a manter um sistema imunológico saudável que é capaz de trabalhar a favor do emagrecimento.

Noni contém 17 aminoácidos, e especialmente a serina, a arginina e a metionina são fundamentais para manter o corpo forte. Isso aumenta a resistência, possibilitando uma energia extra para a realização de exercícios de alta intensidade, que ajudam a queimar muitas calorias, promovendo a perda de peso.

Para responder se noni emagrece mesmo, é importante considerarmos dois pontos. Primeiro, ainda não foram feitas pesquisas científicas para confirmar os efeitos citados acima, então não existe uma base científica segura para garantir esses resultados.

Segundo, o emagrecimento acontece quando criamos um déficit calórico, ou seja, ingerimos menos calorias do que queimamos, diariamente. O suco de noni até pode auxiliar o emagrecimento, mas sozinho ele não será capaz. Então, é precioso que ele esteja inserido em uma alimentação saudável, nutritiva, controlada, equilibrada e, ao mesmo tempo, focada na perda de peso.

Nesse contexto, ele pode ajudar, porque as frutas trazem contribuições nutricionais relevantes para as dietas de emagrecimento e noni, particularmente, é pobre em calorias.

Benefícios do suco de noni para a saúde geral

Independente se noni emagrece ou não, ela é uma adição valiosa para a sua dieta e a sua ingestão pode corroborar com a saúde de várias formas. Confira abaixo esses benefícios.

1. Noni é repleto de antioxidantes

Os antioxidantes encontrados em noni são antocianinas, betacaroteno , catequinas, coenzima Q10, flavonoides, ácido lipóico, luteína, licopeno, selênio e vitamina C. No corpo, eles ajudam a prevenir os danos causados as células, principalmente pelos radicais livres.

Os radicais livres estão em toda parte, e podemos dizer que eles são solitários (moléculas instáveis) e buscam constantemente se juntar a células, muitas vezes saudáveis, e isso pode causar um desequilíbrio, trazendo muitas consequências negativas para o corpo.

Pesquisadores apontam o estresse oxidativo causado pelos radicais livres como responsáveis por doenças como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, Alzheimer, Parkinson, catarata e degeneração macular relacionada à idade.

Os antioxidantes podem ajudar ao proteger as células e oferecer a essa molécula solitária uma companhia, o que neutraliza o seu efeito. Noni é classificado como uma fonte repleta de antioxidantes.

2. Combate à inflamação

Adicionar suco de noni à sua alimentação ajuda a consumir nutrientes capazes de reduzir e até eliminar a inflamação no corpo, melhorando condições como a artrite, por exemplo.

Esses efeitos foram evidenciados em uma pesquisa, publicada no Journal of Natural Products. Os resultados descobriram um novo derivado do ácido ascórbico e do glicosídeo iridoide, importante para o metabolismo. O estudo mostrou uma capacidade de desintoxicação no suco de noni especialmente ligada às enzimas quinona redutase e suas características anti-inflamatórias. Isso significa que o suco noni é uma potente bebida anti-inflamatória.

3. Ajuda a diminuir a dor associada a tumores

Inúmeros estudos estão sendo realizados para entender se noni é capaz de ajudar a combater o câncer. O que sabemos até aqui é que ele contém propriedades anticancerígenas, provenientes das antraquinonas, que são compostos fenólicos que impedem que a glicose entre nas células cancerígenas, impedindo a metástase, e provocando a morte celular. Isso, por sua vez, é útil para retardar o crescimento das células cancerígenas no corpo.

Um estudo baseado em evidências relatou que alguns produtos de venda livre que contêm noni podem não ter antraquinonas, principalmente por causa do processamento e pelo fato de serem encontradas em maior concentração nas sementes e folhas da planta. As pesquisas apontam que esses compostos ajudam a reduzir a dor e a fadiga associadas ao câncer, mas não a reduzir o tamanho do tumor.

Embora os resultados sejam animadores, vale reforçar que as pesquisas estão em andamento para confirmar os reais efeitos das antraquinonas.

4. Reduz os níveis de colesterol

Níveis descontrolados de colesterol podem atingir muitas pessoas, mas fumantes são mais predispostos a essa condição. De fato, o tabagismo é uma das principais causas de doença cardiovascular, pois ele diminui o colesterol “bom” (HDL), aumenta os triglicérides, causa coágulos sanguíneos e pode provocar um aumento no acúmulo de placas nos vasos sanguíneos, especialmente de gordura, colesterol e cálcio.

Durante um estudo, fumantes tomaram suco de noni. Os resultados apontaram níveis muito mais baixos de colesterol e triglicérides e consequentemente, menos inflamação no corpo. O estudo foi publicado no Scientific World Journal e teve a duração de 30 dias.

Ainda que noni tenha efeitos positivos sobre os níveis de colesterol, parar de fumar é com certeza mais benéfico.

5. Promove o reparo celular

Os alcaloides são importantes para manter um equilíbrio saudável no corpo. O corpo produz um alcalóide chamado xeronina, que é responsável por ativar as enzimas. Porém, assim que ela fica disponível, a proteína do corpo a consome imediatamente, deixando os níveis esgotados para serem usados no reparo celular.

Noni contém pequenas quantidades de xeronina, no entanto o seu suco contém um coloide chamado proxeronina que estimula a liberação de xeronina no trato intestinal. O resultado é uma melhora relevante no processo de reparo celular.

6. Pode equilibrar os níveis de açúcar no sangue

Noni demonstra ser capaz de ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, efeito muito importante para pessoas com diabetes.

Um estudo realizado com ratos mostrou uma redução significativa nos níveis de açúcar no sangue. Os pesquisadores deram aos ratos diabéticos 2 mililitros de suco de noni por quilograma de peso corporal por dia durante 20 dias para examinar seus efeitos. Os resultados foram publicados pela revista Evidence-Based Complementary e Alternative Medicine em 2010.

Ainda que sejam promissores e muito animadores, pesquisas em humanos são necessárias para entender se os efeitos serão os mesmos.

Como preparar o suco de noni?

O fato de noni ser amargo condiciona muitas pessoas a consumir a sua versão em cápsulas, mas se você tem acesso à fruta e pode fazer o suco em casa, misturar a um pouco de suco de limão fresco ou de uva pode proporcionar um sabor mais agradável. Use apenas a fruta madura, você saberá que ela está pronta quando estiver macia ao toque.

Para preparar, lave a fruta, corte em fatias e coloque-a no liquidificador. Se precisar, adicione 120 ml de água fria e bata até obter uma consistência líquida.

Quando estiver pronto, coe o suco para remover as sementes. Você obterá um líquido espesso, que deverá ser misturado à água para diluir ou a um suco, como os que dissemos acima.

A quantidade recomendada diariamente é de 60 ml de suco de noni, e apenas uma fruta pode oferecer o dobro disso, ou seja, 120 ml.

Você também pode adicionar noni picado a sua aveia, cereal matinal, ao seu smoothie, iogurte natural e até cozinhar com seus legumes e comer com arroz. Outra opção é fazer o chá de noni.

Contraindicação e cuidados

Noni pode não ser adequado para algumas pessoas, então se certifique de conversar com seu médico antes de inserir o suco na sua alimentação.

Algumas pessoas devem evitar seu consumo, por exemplo, pessoas com doença hepática, pois ele contém compostos que podem agravar os problemas do fígado. Outro ponto importante é que noni é rico em potássio, então se você mantém uma dieta com restrição de potássio para gerenciar uma doença renal, deve evitar o consumo da fruta.

Noni também demonstra potencial para equilibrar os níveis de açúcar no sangue, e isso pode interferir na dose da medicação de pessoas com diabetes, sendo assim é importante entender com seu médico quais as consequências para tomar as precauções necessárias.

Conclusão

Noni é uma fruta que promove a saúde, então adicioná-la à dieta é uma contribuição muito valiosa. Porém, se seu objetivo é usar noni para emagrecer, vale reforçar que ele só ajudará se estiver inserido em um plano de emagrecimento, que contenha uma alimentação saudável, equilibrada combinada com à prática de atividade física.

Portanto, não se engane, noni emagrece apenas se você inserir na sua dieta e fizer modificações nos seus hábitos. Sem isso, dificilmente trará algum resultado.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar que noni emagrece? Já consumiu essa fruta de alguma forma em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*