Benefícios da pera – Para que serve e propriedades

Especialista:
atualizado em 24/09/2020

A pera é uma fruta que não é apenas saborosa, como também é bastante nutritiva, possuindo vários benefícios para a nossa saúde.

Trata-se de um nome genérico do fruto de várias espécies de pereira (gênero Pyrus, família Rosaceae) originada da Índia e Oriente Médio.

Apesar de saudável, consumir a fruta in natura com frequência pode ser enjoativo. Entretanto, a pera é versátil, podendo ser consumido através de vitaminas, bolos, sucos, cidras, e apesar de ser doce, fica muito bom em pratos salgados, como na salada por exemplo.

pera

Benefícios da pera

Veremos a seguir como as propriedades da pera proporcionam benefícios para saúde e boa forma:

1. Auxilio na prevenção de câncer

A pera apresenta uma importante atividade antioxidante, pois contém em sua composição carotenoides, flavonoides e vitamina C.

Esses antioxidantes presentes na pera ajudam a combater os radicais livres, que são agentes causadores de vários tipos de câncer, como por exemplo de mama, próstata, esôfago, pulmão, cólon e reto.

Enquanto isso, os ácidos hidroxicinâmicos presentes na fruta ajudam a evitar o câncer de estômago, e as fibras na prevenção do câncer colo-retal.

2. Prevenção de doenças cardíacas

As fibras solúveis presente na pera auxiliam a reduzir os níveis de colesterol, pois o seu excesso é fator de risco para doenças cardiovasculares.

Ademais, estudo publicado no American Journal Clinical Nutrition relata que os flavonoides também apresentam fator protetor do coração.

3. A pera previne e ajuda a controlar a diabetes

No intestino, a fibra pectina se transforma em um gel, liberando o açúcar no sangue gradativamente, o que é importante na prevenção e controle do diabetes.

Além disso, pesquisadores descobriam que os compostos flavan-3-ol, flavonoides e as antocianinas da pera tornam as células mais sensíveis à insulina, captando melhor a glicose e evitando que os seus níveis subam no sangue.

Isso sem mencionar que ela tem naturalmente baixo índice glicêmico, o que por si só já se torna uma excelente fruta para ser consumida por pessoas com diabetes.

4. Ação anti-inflamatória

Além da ação antioxidante, alguns nutrientes da pera apresentam atividade anti-inflamatória, o que pode ajudar a reduzir a dor provocada pela gota e artrite.

5. A pera é uma aliada do sistema imunológico

O consumo regular de pera ajuda a prevenir gripes e resfriados. Isso acontece, pois possui vitamina C, um nutriente que intensifica tanto a produção, como a atividade das células de defesa do nosso organismo.

6. Auxilia na saúde intestinal

Como já vimos, as fibras solúveis, além de reduzir a absorção de colesterol e glicose, ajudam a evitar o câncer colo-retal. Já em relação a fração insolúvel, evita constipação, prisão de ventre, diverticulites e hemorroidas.

Entenda um pouco mais sobre os benefícios da pera para a saúde intestinal.

7. Emagrecimento

Além de ser pouco calórica, a pera é rica em fibras, promovendo maior sensação de saciedade, e, dessa forma, você deixa de comer exageradamente. Além disso, é uma ótima opção para acabar com aqueles desejos por doces.

Conheça um pouco mais sobre os benefícios da pera para o emagrecimento.

8. A pera é boa para pele e para os cabelos

A pera possui carotenoides que retardam o envelhecimento da pele, prevenindo o surgimento de manchas e rugas. Ainda, essas substâncias ajudam a evitar a perda capilar.

Dicas

  • Apesar de não possuir efeitos colaterais, é indicado o consumo de forma moderada.
  • O ideal é que o armazenamento seja realizado em temperatura ambiente. Entretanto, se for mantê-las na geladeira, utilize a parte inferior, principalmente distantes de alimentos de aroma forte, pois tem tendência de absorver odores.
  • As peras são muito frágeis, por isso coloque um papel entre elas. Se possível, não cubra, pois acelera o amadurecimento.

Propriedades da Pera

A pera é rica em fibras. Apenas uma unidade garante mais de 12% da recomendação diária desse nutriente.

ComposiçãoQuantidade em 100 g% VD (*)
Calorias54 kcal = 227 kJ3
Carboidrato14 g5
Proteína0,4 g1
Gorduras
Fibras3 g12
Cálcio8,5 mg1
Ferro0,2 mg1
Magnésio6 mg2
Fósforo11,7 mg2
Potássio109 mg3
Vitamina C2,6 mg6

(*) % Valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ.
Fonte: TBCA

Conheça também mais informações sobre os carboidratos e fibras presente na pera e também os seus diferentes tipos.

Suco de pera

O jeito mais fácil de ter a pera na sua rotina é consumir in natura ou através do seu suco. Além de saboroso, é rico em vitaminas e fibras. Para fazer o suco, siga a nossa receita.

Ingredientes:

  • 2 peras maduras
  • 1 copo de água filtrada
  • Mel, açúcar ou adoçante a gosto, se necessário

Modo de preparo:

  • Tire as sementes e corte-a em pedaços.
  • Depois, coloque uma quantidade de água no liquidificador e bata a pera com casca e tudo, por cerca de 30 segundos ou até que a fruta esteja completamente triturada.
  • Passe por uma peneira e adoce, se necessário.

A nossa nutricionista preparou 2 vídeos para você ficar ainda mais informado sobre os benefícios da pera e como ela pode auxiliar na boa forma.

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios da pera? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-la mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (37 votos, média: 4,38 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

8 comentários em “Benefícios da pera – Para que serve e propriedades”

  1. E bom ter informações a respeito daquilo que comemos.
    Possuo 5 pés desta fruta; como ela tem uma permanência curta na árvore, tenho feito doce para aproveitar por um período maior; muito saboroso, principalmente com queijo e vinho.

    • Recebemos tantas mensagens por Whatsapp( sátiras.politicas, fotos…).Seria bom recebermos essas de utilidade pública, como da pêra que li agora, de uma forma suscinta.Há ótimas informações atualmente.