8 dicas para ajudar a diminuir o colesterol

Especialista da área:
atualizado em 22/06/2022

Ter colesterol alto não é brincadeira. Afinal, esse tipo de gordura pode se acumular na parede das artérias (aterosclerose), causando problemas de circulação. Como resultado, podem haver complicações, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Assim, quem descobriu que está com o colesterol alto precisa obedecer cada recomendação do médico quanto ao tratamento, que em alguns casos inclui medicamentos. Além disso, há mais estratégias que podem ajudar a diminuir o colesterol. Por exemplo:

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1. Reduzir o consumo de gorduras saturadas

Gordura saturada

Uma grande recomendação para diminuir o colesterol é reduzir o consumo de gorduras saturadas. Esse tipo de gordura costuma estar presente nas peles das aves, na gordura das na manteiga e no leite integral. Conheça outros alimentos com gordura saturada.

2. Eliminar a gordura trans da dieta

No entanto, ainda mais importante do que diminuir as gorduras saturadas das refeições é eliminar as gorduras trans da dieta, muito presente nos alimentos industrializados, tanto doces quanto salgados.

Por exemplo: cremes de confeitaria tipo chantilly, salgadinhos de pacote, batata frita e frituras em geral. Fique atento a mais alimentos com gorduras trans para você evitar.

3. Consumir alimentos com ômega-3

Por outro lado, há comidas que ajudam nessa luta contra o colesterol. Um grupo é o dos alimentos com ômega-3: peixes gordos de águas profundas como sardinha, salmão e atum. Mas é claro que o preparo desses alimentos deve ser saudável.

Há ainda os alimentos com precursores de ômega-3, ou seja, substâncias que não são propriamente a forma ativa de ômega-3 do peixe, mas que se transformam em ômega-3 no organismo, em uma dose menor.

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Por exemplo: chia e linhaça, que dá para usar em receitas de saladas, vitaminas e shakes ou acompanhar com um iogurte. Existem também os suplementos de ômega-3, mas o ideal é pedir orientação do médico ou nutricionista antes de começar a usá-los.

4. Comer alimentos com fibras solúveis

As fibras solúveis também são uma excelente opção para a dieta de quem tem colesterol alto porque elas ajudam a eliminar parte da substância através das fezes. A lista de alimentos com fibras solúveis inclui: aveia, feijões, couve-de-bruxelas, maçã e pera.

5. Incluir atividade física no dia a dia

Casal na caminhada

A prática de exercícios físicos com regularidade é outra orientação que os pacientes com colesterol alto costumam receber. Estudos já mostraram que as pessoas mais ativas têm um colesterol total mais baixo e conseguem aumentar o HDL, o colesterol bom, que protege o coração.

É claro que antes de tudo é fundamental checar se não há alguma contraindicação médica para a prática de atividade física. Caso não haja, pode-se começar com uma caminhada, passar a subir mais escadas, fazer polichinelos e até dançar. 

Enfim, qualquer coisa que faça o corpo se movimentar mais, que seja segura para você e melhore o seu condicionamento, vai ajudar a melhorar seus níveis de colesterol. Para fazer tudo corretamente e sem riscos, peça a orientação de um educador físico.

6. Parar de fumar

Fumar é um dos fatores de risco para problemas de colesterol. Além disso, alguns estudos apontam que as pessoas que deixam de fumar diminuem o colesterol total e aumentam o colesterol bom.

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7. Perder peso

A obesidade ou ter um Índice de Massa Corporal (IMC) de 30 ou mais é outro fator que coloca uma pessoa em risco de desenvolver colesterol alto. 

Por outro lado, vários estudos já indicaram que perder peso tem relação direta a um melhor controle do colesterol, contribuindo para o aumento do bom colesterol e redução dos níveis do colesterol ruim e do colesterol total.

8. Evitar bebida alcoólica

O excesso de álcool é inimigo do colesterol. Isso porque a bebida alcoólica pode aumentar indiretamente o colesterol, devido a problemas cardiovasculares que ela pode gerar.

Mantenha suas consultas e exames em dia

Médica e paciente

O colesterol alto é um problema de saúde silencioso, ou seja, que não traz sintomas. Portanto, é muito importante manter as consultas médicas de check-up e os exames de sangue em dia para conferir se os níveis de colesterol andam saudáveis.

Vídeo: Como baixar o colesterol

Por fim, não perca os vídeos abaixo que também trazem dicas para ajudar a diminuir o colesterol!

Vídeo: Chás para baixar colesterol

Fontes e referências adicionais

Você tem colesterol alto? Segue alguma desses dicas? Comente abaixo!

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1 comentário em “8 dicas para ajudar a diminuir o colesterol”

  1. Neste mês de maio/22 fiz check-up anual e descobri que meu colesterol está alto e a pressão também depois de fazer a esteira, me passou medicação para o colesterol e pressão, pois comecei a fazer caminhada regularmente e estarei optando por melhoria na alimentação, pois não tenho o hábito de tomar café pela manhã e nem almoçar,as vezes o que como é alguma fruta, pão de forma com presunto e mussarela,bebo pouca água agora já melhorei isso depois de um ultra-som da qual médica disse já formar pequenas quantidades de areinhas nos rins, porém não gosto de remédios ainda mais de uso contínuo,então não vou tomar sei que o médico vai ficar “p” comigo daqui 4 meses caso eu não tenha bons resultados pelo ao menos para o colesterol, pois faço a medição constante da pressão e está sempre em 12/08 ou 13/08 então não vou medicar, pois não fumo, bebo cerveja ou vinho somente no fim de semana e como bastante carne de porco, linguiças e carne vermelha tudo com pasta de alho, vinagrete, pão de queijo, porém quanto a comilança de carnes e pasta de alho vou diminuir bastante,diminui os doces,vou manter as caminhadas de 4 km que comecei a passos largos pois faço em uma hora e ao aferir a pressao logo ao parar a caminhada ela está normal,já é de costume andar a pé, mas por enquanto medicação não!Me manda um parecer aí ! Obrigado e parabéns pela ótima matéria!👍🏼🤝

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