8 Ideias para um Suco Antioxidante

Especialista:
atualizado em 16/12/2019

Os antioxidantes são substâncias químicas que quando estão presentes no organismo protegem as células humanas contra a ação dos radicais livres, que danificam e até matam as nossas células e colocam o corpo em risco de desenvolver doenças como a aterosclerose, uma condição que afeta os vasos sanguíneos, e o câncer.

As vitaminas C e E agem como antioxidantes, assim como o selênio e os flavonoides, um composto encontrado nas plantas. As frutas e os vegetais são as melhores fontes dessas substâncias químicas, mas elas também estão presentes em chás e no vinho tinto.

Uma boa forma de fornecer esses componentes tão úteis para o organismo é tomar um suco antioxidante. Não sabe nem por onde começar para preparar o seu? Então confere as ideias que a gente separou abaixo:

1 – Suco antioxidante de brócolis com limão

Ingredientes:

  • 1/3 de xícara de brócolis;
  • ½ l de água mineral;
  • 1 limão inteiro em fatias;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

1 – Bater o brócolis, o limão e a água no liquidificador durante três minutos;

2 – Coar e adoçar a gosto com o adoçante. Servir.

Calorias por porção: 21 

Porções que rende: 2

Enquanto o brócolis auxilia o processo de eliminação de toxinas por parte do fígado e é fonte de fibras, cálcio, magnésio e vitamina C, o limão contribui com a digestão. A fruta também dá uma força na expulsão dessas toxinas graças ao seu poder antioxidante e fornece doses de vitamina C ao organismo. 

2 – Suco antioxidante de gengibre com abacaxi

Ingredientes:

  • 5 g de gengibre;
  • 5 g de hortelã;
  • 1 abacaxi;
  • 1 l de água.

Modo de preparo:

1 – Descascar o abacaxi e cortar em cubinhos. Triturar ao lado do gengibre e da hortelã;

2 – Levar todos os ingredientes ao liquidificador e bater até misturar bem;

3 – Gelar e servir-se.

Calorias por porção: 58

Porções que rende: 4 

O abacaxi é fonte de bromelina, uma enzima do sistema digestivo que contribui com a limpeza do cólon e ajuda a reduzir a inflamação excessiva, a coagulação exagerada do sangue e a diminuir o crescimento de alguns tipos de tumores. 

O gengibre é anti-inflamatório, relaxa o trato intestinal, elimina os gases do intestino, ameniza o desconforto gastrointestinal e é termogênico, ou seja, pode colaborar com a aceleração do metabolismo. Já a hortelã é fonte de cálcio, ferro, vitamina C e magnésio, além de combater a má digestão e poder colaborar com o tratamento de náusea e vômito.

3 – Suco antioxidante de couve e limão

 

Ingredientes:

  • 3 folhas de couve-manteiga;
  • 1 limão grande;
  • 1 l de água;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

1 – Lavar bem as folhas da couve;

2 – Batê-las no liquidificador com ½ l de água;

3 – Coar e reservar. Cortar o limão em quatro partes e remover a sua parte branca;

4 – Bater no liquidificador com ½ l de água;

5 – Misturar os dois sucos e acrescentar o adoçante. 

Calorias por porção: 14

Porções que rende: 4 

Rica em fibras, a couve é um alimento antioxidante que traz ação anti-inflamatória e é fonte de cálcios, ferro e das vitaminas A, B6, C e K.

4 – Suco antioxidante de beterraba e limão

Ingredientes:

  • 1 beterraba média;
  • 1 limão grande;
  • 1 l de água;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

1 – Lavar bem a cabeça beterraba e cortar em fatias. Bater no liquidificador com ½ l de água;

2 – Coar e reservar. Cortar o limão em quatro pedaços e bater com ½ l de água;

3 – Misturar os dois sucos e adoçar a gosto.

Calorias por porção: 23,5

Porções que rende: 4

Fonte de fibras, carboidratos, ferro, cobre, magnésio, manganês, cálcio, potássio e vitaminas A, do complexo B C, E e K, a beterraba é um alimento antioxidante que ajuda a aumentar a ingestão de oxigênio por parte das células, o que promove uma limpeza geral no corpo.

Entre seus benefícios estão o combate à infecção, a purificação do sangue, a limpeza do fígado, o fornecimento de energia, a redução da pressão arterial, o alívio às dores causadas pela artrite e o aumento da capacidade cerebral. 

Ela ainda ameniza a constipação e fornece o ácido fólico – vitamina B9 – fundamental para as grávidas já que é parte importante do desenvolvimento da coluna vertebral dos bebês. O nutriente também converte a homocisteína, uma substância perigosa que pode causar acidente vascular cerebral (AVC), doença coronariana ou infarto cardíaco, em moléculas benignas.

5 – Suco de couve, maçã, laranja e cenoura

Ingredientes: 

  • 2 folhas de couve-manteiga;
  • 2 maçãs;
  • 2 cenouras;
  • 1 laranja pequena;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

1 – Bater bem as folhas da couve com a laranja no liquidificador;

2 – Adicionar as cenouras e bater bem, mais uma vez;

3 – Após, acrescentar uma maçã e bater bem novamente;

4 – Colocar a outra maçã e o mel e bater até adquirir uma substância homogênea.

Calorias por porção: 78,5

Porções que rende: 4

Conhecida fonte de vitamina C, a laranja também é fonte de fibras, carboidratos, vitaminas A, C, E, ferro, zinco, potássio, cálcio, magnésio e manganês. 

Para quem procura alimentos com alto teor antioxidante, uma boa alternativa são as maçãs orgânicas que possuem 15% a mais dessas substâncias do que as produzidas do modo tradicional. A fruta é fonte de fitoquímicos como D-Glucarato, flavonoides e terpenoides que atuam no processo de desintoxicação do corpo. Os flavonoides, em especial, contribuem com a produção da bile, que faz parte do processo de eliminação de toxinas feito pelo fígado.

Por sua vez, a cenoura é rica em betacaroteno, um composto com atividade antioxidante que faz bem para o sistema imunológico, a pele, os ossos, a visão, o cabelo e as unhas.

6 – Suco de chá verde, abacaxi e salsa

Ingredientes:

  • ½ l de chá verde;
  • ½ l de água gelada;
  • 5 ramos de salsinha picados;
  • 2 xícaras de chá de abacaxi picado;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

1 – Distribuir o chá verde em um forma de gelo e levar ao congelador por uma hora ou até endurecer;

2 – Bater a salsa com ½ l de água gelada durante um minuto no liquidificador;

3 – Peneirar a mistura e devolver para o copo do liquidificador. Acrescentar o abacaxi e o adoçante e bater por mais 30 segundos;

4 – Separar o suco em copos e adicionar os gelos feito com o chá verde.

Calorias por porção: 54 

Porções que rende: 3 

Assim como a cenoura, a salsa é fonte de betacaroteno. Ela ainda traz as vitaminas A, C e K e fornece proteção aos rins e a bexiga. Sua ação está relacionado ao combate de pedras nos rins e infecções na bexiga e ao bom funcionamento do sistema urinário. Por trazer flavonoides, ela é classificado como um bom complemento a um suco antioxidante. 

Já o chá verde traz catequinas em sua composição, polifenóis com ação antioxidante poderosa que ajudam a prevenir doenças no coração, fazem bem às articulações, reduzem inflamações no intestino e contribuem com o controle do diabetes. 

As catequinas são tidas como um antioxidante poderoso porque, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, elas são 100 vezes mais eficientes que a vitamina C e 25 vezes melhores que a vitamina E na tarefa de defender as células.

7 – Suco antioxidante de agrião com couve

Ingredientes:

  • ½ xícara de agrião cortado;
  • ½ xícara de sopa de couve-manteiga;
  • ¼ de limão;
  • 1 colher de chá de azeite de oliva;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

1 – Bater todos os ingredientes no liquidificador;

2 – Coar, servir o suco e beber logo após o término do preparo.

Calorias por porção: 22 

Porções que rende: 1 

O agrião é outro alimento com propriedades antioxidantes que age na liberação de enzimas do fígado que promovem a eliminação de substâncias tóxicas do organismo. Ele ainda é fonte de potássio, cálcio, magnésio e vitamina C.

8 – Suco antioxidante de erva-doce, beterraba e maçã

Ingredientes:

  • ½ xícara de erva-doce picada;
  • ½ beterraba picada com as folhas;
  • ½ maçã;
  • 1 xícara de chá de água;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

1 – Bater todos os ingredientes no liquidificador;

2 – Se desejar, servir com gelo.

Calorias por porção: 42

Porções que rende: 2

A erva-doce é um bom complemento para um suco antioxidante pois ela possui vitamina C, que como já vimos, fornece tal ação ao organismo. Ela é fonte de fibras, ácido fólico, possui ação antimicrobiana e faz bem ao sistema imunológico.

Além disso, o ingrediente ainda ajuda a combater a má digestão, os gases a dor de barriga, o inchaço, os espasmos, a tosse, as inflamações e possui ação diurética.

Você tem o costume de consumir sucos durante o dia? Qual é o seu suco antioxidante preferido? Quando você os conheceu e começou a experimentá-los? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário