Especialista da Área:

Abacate Tem Carboidrato? E Proteína? Tipos, Variações e Dicas

🕐 26/12/2019

Apesar de calórico – uma porção de 100 g contém 160 calorias, enquanto uma unidade da fruta apresenta cerca de 322 calorias, o abacate é considerado um alimento saudável.

Fonte de gorduras saudáveis para o nosso organismo, o abacate também é composto por outros ingredientes importantes para o nosso corpo funcionar corretamente como fibras, potássio, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina E e vitamina K.

A fruta também possui quantidades pequenas de magnésio, manganês, cobre, ferro, zinco, fósforo, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3.

Além disso, o abacate já foi associado a benefícios como o auxílio à saúde do coração, a contribuição com a absorção de nutrientes de alimentos de origem vegetal e o fornecimento de antioxidantes, que ajudam a proteger a visão.

Mas será que o abacate tem carboidrato?

Sim, é verdade que o abacate tem carboidrato, mas também é bem verdade que a quantidade no nutriente encontrada no alimento não é elevada.

De acordo com a mestra em nutrição Adda Bjarnadottir, em artigo publicado, 8,5% da composição da fruta é correspondente aos carboidratos.

Entretanto, a maioria desses carboidratos são fibras: “As fibras ocupam a maioria do teor de carboidratos (79%) do abacate”, afirmou Bjarnadottir. Conforme ela, metade de um abacate possui 4,5 g de fibras, o que é considerado muito alto.

“A fibra alimentar é um importante componente nutricional com muitos benefícios para a saúde. Ela pode regular o apetite, alimentar a bactéria do bem no intestino e diminuir os riscos de muitas doenças”, afirmou Bjarnadottir.

Já o teor de açúcar, outro tipo de carboidrato, é baixo no abacate, metade de um abacate contém 0,5 g de açúcar.

“Por causa do baixo teor de açúcar, espera-se que eles (os abacates) tenham uma pontuação muito baixa no índice glicêmico, o que significa que eles não devem aumentar muito os níveis de açúcar no sangue”, explicou ela.

Porém, a mestra em nutrição humana também alertou que o alimento possui os chamados FODMAPs, que são carboidratos de cadeia curta. Ainda que nem todo mundo seja sensível a esses FODMAPs, eles podem provocar problemas para quem sofre com a síndrome do intestino irritável, por exemplo, indicou Bjarnadottir.

“Algumas pessoas não podem digerir esses FODMAPs, causando (esses) sintomas digestivos desagradáveis. Os FODMAPs podem provocar perturbação digestiva em indivíduos sensíveis, como aqueles que sofrem com a síndrome do intestino irritável”, afirmou ela, em outro artigo.

A quantidade de carboidratos presente em diferentes porções de abacate

Agora que já vimos que realmente o abacate tem carboidrato, ainda que seja em uma quantidade classificada como não elevada, vamos conhecer quanto pode ser encontrado em diferentes variedades e porções da fruta:

  • Uma fatia: 0,85 g de carboidratos;
  • Uma porção de 100 g: 8,53 g de carboidratos;
  • Uma xícara de abacate: 12,45 g de carboidratos;
  • Uma xícara de abacate em fatias: 12,45 g de carboidratos;
  • Uma xícara de abacate em cubos: 12,8 g de carboidratos;
  • Uma xícara de abacate em purê: 19,62 g de carboidratos;
  • Uma unidade de abacate:17,15 g de carboidratos;
  • Uma unidade de abacate califórnia (casca preta): 14,76 g de carboidratos;
  • Uma unidade de abacate florida (casca verde): 25,93 g de carboidratos.

E proteína? Será que podemos encontrar as proteínas na composição dos abacates?

Até podemos, mas a quantidade de proteínas encontrada no alimento não é exatamente expressiva. De acordo com informações encontradas, somente 2% da composição dos abacates é que é correspondente ao nutriente.

Na lista que trazemos a seguir, você também poderá conferir a quantidade de proteínas que pode ser encontrada em diferentes variedades e porções do abacate. Dá só uma conferida:

  • Uma fatia: 0,2 g de proteínas;
  • Uma porção de 100 g: 2 g de proteínas;
  • Uma xícara de abacate: aproximadamente 2,9 g de proteínas;
  • Uma xícara de abacate em fatias: aproximadamente 2,9 g de proteínas;
  • Uma xícara de abacate em cubos: 3 g de proteínas;
  • Uma xícara de abacate em purê: aproximadamente 4,5 g de proteínas;
  • Uma unidade de abacate: aproximadamente 4 g de proteínas;
  • Uma unidade de abacate califórnia (casca preta): aproximadamente 3,45 g de proteínas;
  • Uma unidade de abacate florida (casca verde): aproximadamente 6,1 g de proteínas.

Atenção

Não submetemos o abacate a análises nutricionais, somente reproduzimos as informações encontradas na internet em relação aos seus teores de carboidratos e proteínas.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já imaginava que o abacate tem carboidrato realmente? Tem costume de consumir essa fruta em sua dieta? Com que frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

1 comentário em “Abacate Tem Carboidrato? E Proteína? Tipos, Variações e Dicas”

  1. Sempre tive medo do abacate. Por causa do aumento de peso. Mas vejo que estava errada. Já que são os carboidratos os maiores vilões pra quem não se exercita muito. Porém tenho a síndrome do intestino irritável. Mas agira já comi hoje depoos do almoco e ja tive diarreia deoos também. Obrigada pelas explicações.

Deixe um comentário