Você provavelmente já deve ter ouvido promessas, principalmente em sites e redes sociais de internet, que garantem que o chá da folha de determinada planta emagrece. Mas será que já escutou ou leu em algum lugar a respeito de um chá de caroço para emagrecer? Pois saiba que há quem acredite que o chá de caroço de abacate emagrece.
Entretanto, antes de achar que a bebida é a solução para os nossos problemas de peso, vamos pesquisar essa afirmação mais profundamente para procurar entender se isso é realmente verdade.
Será que o chá de caroço de abacate emagrece mesmo?
Pode-se encontrar na internet relatos de que o caroço de abacate “pode ser consumido para acelerar o metabolismo e fazer com que a queima de calorias seja mais rápida e eficiente”. O segredo seria preparar um chá à base dessa estrutura do alimento.
O problema é que não foram encontradas falas de especialistas da saúde ou informações sobre pesquisas que explicassem essa propriedade de aceleração do metabolismo associada ao caroço do abacate.
De qualquer maneira, mais importante do que entender se o chá de abacate emagrece mesmo ou para que serve a bebida é certificar-se de que o consumo dessa parte do alimento é realmente seguro.
Neste sentido, uma reportagem apresentou alguns motivos para nos convencer que não devemos consumir o caroço do abacate.
A publicação trouxe uma fala da nutricionista Cynthia Sass, que afirmou que ainda que seja uma grande fã do abacate, consuma o alimento diariamente e recomende a fruta para os seus pacientes, ela também tem as suas reservas em relação à ingestão do caroço do abacate.
O motivo dessas reservas? De acordo com a especialista, apesar de existir alguma pesquisa a respeito dos compostos benéficos do caroço do alimento, a segurança da sua ingestão ainda não foi estabelecida (ao menos não no período de elaboração da matéria), o que faz com que os seus riscos e benefícios não sejam completamente conhecidos.
A reportagem destacou ainda o fato das pesquisas em relação ao consumo do caroço do abacate serem bastante limitadas e apontou que nos estudos existentes a respeito do tema, os cientistas concluíram que é necessário que pesquisas adicionais sejam realizadas para determinar se é seguro ou benéfico consumir o caroço de abacate.
Além disso, a publicação ressaltou que essas pesquisas em questão foram focadas nos benefícios potenciais de extratos do caroço do alimento e não no consumo do caroço em si e que esses estudos fornecem informações relacionadas somente a testes de laboratórios e não oferecem dados clínicos.
Na mesma publicação, também foi ouvida a nutricionista Marisa Moore, que seguiu a mesma linha de sua colega Cynthia Sass, e alertou que ainda que exista um corpo de evidências explorando os potenciais benefícios para a saúde dos extratos do caroço de abacate, a relação desses benefícios em potenciais contra os riscos de consumir o caroço do alimento não foi detalhada.
Uma publicação até mencionou alguns benefícios atribuídos ao caroço do abacate ou para extratos ou resíduos do caroço do alimento – nenhuma ligada muito diretamente à diminuição do peso -, porém, também informou que não existem pesquisas suficientes sobre a segurança do seu consumo.
A matéria ainda acrescentou que altas doses dessa estrutura do abacate demonstram ser tóxicas para ratos e que o caroço da fruta pode ser alergênico. Com isso, aconselhamos comer porções pequenas do caroço do abacate ou evitar essa estrutura da fruta por completo.
Conforme a publicação, uma boa regra consiste em evitar tudo que tenha falta de pesquisas como embasamento ou seja baseado em novas pesquisas, especialmente para as mulheres que estejam grávidas, para as mulheres que se encontrem em processo de amamentação de seus bebês e para pessoas que sofram com algum tipo de condição de saúde.
Organização não recomenda o consumo do caroço de abacate
A California Avocado Commission (Comissão do Abacate da Califórnia, tradução livre, organização criada no ano de 1978) aconselha que o caroço do abacate não seja consumido.
De acordo com o site da instituição, “o caroço do abacate contém elementos que não são destinados para o consumo humano”.
No mesmo sentido, a Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, indicou que a segurança de diversos extratos do caroço de abacate devem ser avaliadas para estimar inteiramente a utilidade da estrutura do alimento.
Eles aconselharam que, até que mais pesquisas sejam realizadas para estabelecer se os caroços dos abacates são seguros para o consumo e qual é a quantidade e a frequência essa parte do alimento pode ser ingerida, a recomendação é ficar mesmo com a polpa cremosa do abacate.
Conforme o que a nutricionista Cynthia Sass detalhou em seu relato, “a polpa do abacate é cheia de gorduras do bem, vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras”.
Ou seja
Se o consumo do caroço do abacate não é visto como seguro, não importa se o chá de caroço de abacate emagrece ou não. Mais importante do que emagrecer é garantir que o processo de perda de peso seja seguro e não represente perigos para a saúde.
Assim, o ideal é sempre buscar métodos saudáveis para emagrecer. Isso acontece por meio de uma dieta nutritiva, equilibrada, saudável e nutritiva, de preferência com o acompanhamento de um nutricionista.
Praticar atividades físicas frequentemente também contribui neste sentido, tendo em vista que os exercícios maximizam a queima de calorias. Entretanto, é importante que os treinamentos sejam realizados com o auxílio de um educador físico, para garantir que eles sejam eficientes e seguros.
Outros cuidados importantes
Também lembramos que não existem chás mágicos para emagrecer ou queimar gordura. Portanto, ao se deparar com a promessa de que um chá ou bebida emagrece, seja bem cauteloso antes de acreditar nisso e aderir à receita.
Consulte o médico para saber se a bebida ou chá divulgado realmente pode te auxiliar a perder peso e, principalmente, para se certificar de que a bebida é segura e que não pode fazer mal para a saúde do seu organismo.
Eu amo Abacate. Aqui em casa eu e o meu irmãos brigamos por causa dele rsrsrsrs. Tem quem prefira consumi-lo em vitaminas, mas, eu prefiro comer cru mesmo. Hum.. Delícia…