9 Benefícios do Limão em Jejum para Boa Forma e Saúde

Especialista:
atualizado em 28/01/2020

O limão é um alimento maravilhoso. Promete alcalinizar o sangue, auxiliar no emagrecimento, melhorar a digestão, reduzir o inchaço e muito mais. Você descobrirá a seguir outros benefícios do limão em jejum e a melhor forma de tomá-lo para auxiliar na sua saúde e boa forma.

O limão está presente em boa parte dos sucos detox, e não à toa: o suco da fruta auxilia na remoção de toxinas e previne desde inflamações até o ganho de peso. E, ao que tudo indica, há muitos benefícios do limão em jejum, pela manhã, já que potencializaria a capacidade desintoxicante do limão.

Os benefícios do limão são conhecidos há séculos, não é à toa que ele é uma das frutas mais consumidas no mundo. De pratos doces até salgados, passando por bebidas deliciosas, ele é conhecido por ter um poder de auxiliar na perda de peso e muitas pessoas tem utilizado seu suco logo pela manhã para conseguir perder medidas. Antes de seguir essa moda, você precisa saber se limão em jejum faz mal para o estômago.

Uma forma milenar de usufruir dos benefícios dos alimentos é fazendo chás com eles. A infusão de certos alimentos na água é capaz de extrair os melhores nutrientes destes alimentos. A mistura do gengibre com o limão, por exemplo, traz benefícios para a saúde, principalmente na prevenção de gripes, resfriados e no emagrecimento. Você vai gostar de conhecer as melhores receitas de chá de limão com gengibre para os mais diversos fins.

Obviamente, o chá de limão não precisa ser associado há nenhum outro alimento para ter seus benefícios. Sozinho ele já é capaz de combater a retenção de líquido, ajudar na eliminação de toxinas, melhorar a defesa do organismo e muito mais. Ultimamente ele também tem sido utilizado como ingrediente de tortas, mousses e outras receitas. Aprenda a fazer o melhor chá de limão.

Para Que Serve o Limão em Jejum?

Ainda que possam ser obtidos utilizando a fruta a qualquer hora do dia, acredita-se que os benefícios do limão em jejum sejam ainda maiores pois isso facilita a eliminação de toxinas acumuladas nas paredes intestinais, que seriam responsáveis, entre outras coisas, por causar inflamações e causar ganho de peso.

Existe uma dieta de desintoxicação focada no consumo de limão que envolve a ingestão de água com limão durante vários dias em jejum com o intuito de eliminar toxinas e limpar o organismo. Os defensores dessa dieta (que não é baseada em evidências científicas) afirmam que tomar água com limão em jejum melhora a pele, promove perda de peso e melhora a digestão.

Limão com água morna

images

Para potencializar os benefícios do limão em jejum, o ideal é consumi-lo com água morna, a fim de facilitar sua assimilação pelo organismo e facilitar a remoção de substâncias tóxicas no intestino.

Vale lembrar ainda que o limão é um fruto rico em nutrientes como cálcio, ferro, fósforo, potássio, selênio, magnésio, vitamina C, vitamina A, colina, folato, cobre, manganês, ácido pantotênico, vitamina B6, tiamina, riboflavina e carotenoides como a luteína e a zeaxantina.

Confira então algumas propriedades e benefícios do limão em jejum:

1. Pode auxiliar no emagrecimento

Ainda que não se saiba com certeza por que o limão em jejum emagrece, é possível que essa propriedade do limão se deva a vários fatores, como a presença da pectina, uma fibra solúvel que absorve água e desacelera a digestão, reduzindo o consumo de calorias na refeição.

Outro motivo possível seria a presença da água morna, que preenche o estômago e também traz saciedade. O limão em jejum também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, evitando picos de glicose e melhorando o controle da fome.

E não podemos nos esquecer que o limão é um poderoso agente desintoxicante, que auxilia na eliminação de substâncias que promovem inflamações na parede do intestino. Estudos sugerem que essas inflamações podem causar um aumento no acúmulo de gordura abdominal.

Em um estudo feito com camundongos publicado em 2008 no Clinical Biochemistry and Nutrition, foi observado que o consumo de polifenóis encontrados na casca do limão fez com que os animais que seguiram uma dieta rica em gordura ganhassem menos peso do que aqueles que aderiram à mesma dieta mas sem consumir o limão.

Uma outra pesquisa mais recente de 2016 publicada na revista Nutrition Research avaliou 84 mulheres coreanas na pré-menopausa que apresentavam um alto IMC (índice de massa corporal) e que seguiam uma dieta de desintoxicação de limão por 7 dias. Foi constatado que as mulheres que adotaram a dieta do limão apresentaram uma melhor resistência à insulina, menos gordura e peso corporal, menor IMC e uma redução na razão cintura-quadril quando comparadas com aquelas que seguiram outros tipos de dieta.

Os resultados desses estudos sugerem que o limão pode sim contribuir para a perda de peso.

2. Alcaliniza o sangue

Ao contrário da crença popular, o limão não acidifica o sangue. O limão ajuda a reequilibrar o pH sanguíneo, que costuma ficar muito ácido (ou seja, mais próximo de zero) devido ao consumo de alimentos pouco nutritivos, pelo estresse e pela ausência de quantidades adequadas de vegetais na dieta.

E hoje em dia já se sabe que a acidificação do sangue está associada a dezenas de condições, entre elas o ganho de peso, o surgimento da diabetes e do câncer.

3. Melhora a Digestão

Além de melhorar o funcionamento do intestino, o limão em jejum também estimula o fígado a produzir bile, um fluido necessário para a digestão de gorduras. A água de limão também melhora os sintomas de azia, queimação e distensão abdominal causada por gases.

Não é difícil encontrar pessoas que bebem água com limão de manhã para prevenir a constipação e auxiliar o fluxo intestinal. De acordo com a medicina ayurvédica, o sabor azedo do limão ajuda a estimular o sistema digestivo, facilitando a digestão e evitando o acúmulo de toxinas no organismo.

Além disso, o limão é rico em fibras. Mas para que as fibras do limão ajudem na digestão, seria necessário consumir todo o limão e não apenas o seu suco.

4. Reduz o inchaço

A água com limão pela manhã atua como um diurético natural, estimulando as funções dos rins e acelerando a eliminação das toxinas. Essa é uma das razões pelas quais é sempre mais interessante consumir o suco de limão com um pouco de água.

As pedras nos rins prejudicam o funcionamento dos rins e a saída da urina, o que pode causar muita dor e gerar acúmulo de toxinas no corpo. Um estudo publicado em 2008 no Journal of Endourology afirma que o citrato é um inibidor natural da cristalização no trato urinário. Dessa forma, o limão poderia ser útil na prevenção de cálculos renais. Isso porque o ácido cítrico (citrato) encontrado no fruto aumenta o volume e o pH da urina, o que cria um ambiente pouco favorável para a formação de cálculos renais.

Uma análise do mesmo ano publicada na revista científica Urological Research sugere que o suco de limão pode ser uma alternativa no tratamento de pedras nos rins. Segundo o estudo, tomar ½ xícara de suco de limão por dia já é capaz de fornecer ácido cítrico para prevenir a formação de cálculos renais.

5. Desintoxica

11258180375_c6c6587385_z

Este é certamente o mais conhecido dos benefícios do limão em jejum, e se deve em parte à presença do ácido cítrico. Quando absorvido, o ácido cítrico é utilizado pelo fígado para produzir enzimas necessárias ao processo digestivo – e de nenhum outro alimento o fígado consegue produzir tantas enzimas como a partir do limão.

Um fígado saudável não somente elimina as toxinas mais facilmente como também colabora para a manutenção do peso em longo prazo.

6. Fortalece o Sistema Imune

O limão é uma ótima fonte de Vitamina C, que não só fortalece nosso sistema de defesa como também combate radicais livres que causam o envelhecimento precoce.

O limão também contém saponinas, que possuem ação antimicrobiana e podem ajudar a afastar a gripe e o resfriado.

Tanto a vitamina C quanto outros compostos antioxidantes presentes no limão podem fortalecer o sistema imunológico e evitar doenças. Um estudo de revisão publicado em 2013 no Cochrane Database of Systematic Reviews indica que apesar de a vitamina C não reduzir de fato a incidência de resfriados, a vitamina pode diminuir o tempo de permanência dos sintomas.

Além de fornecer vitamina C, tomar um chá de limão durante uma tosse ou um resfriado ajuda a relaxar e a aliviar o mal-estar.

7. Acelera a recuperação pós-treino

A água que você consome com o limão em jejum é tão benéfica quanto o próprio suco da fruta, uma vez que mantém as células musculares hidratadas e garante que elas recebam os nutrientes adequados para a recuperação das fibras.

O limão também combate as inflamações, o que pode ser benéfico para quem constantemente submete os músculos e articulações a exercícios intensos como musculação e corrida.

8. Controla as taxas de glicose

Ao contrário de outras frutas, o limão pode ajudar a estabilizar as taxas de açúcar no sangue, propriedade que garante tanto a prevenção à diabetes quanto um maior controle do apetite.

Além disso, níveis altos de açúcar na circulação resultam em uma maior liberação de insulina, o hormônio que promove o acúmulo de gordura, aumenta o apetite e diminui o metabolismo.

O limão é rico em fibras solúveis como a pectina. Fibras solúveis em geral auxiliam no funcionamento do intestino e ajudam a tornar a digestão de açúcares e de amidos mais lenta. Tudo isso contribui para diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Porém, é importante que a polpa do limão seja ingerida para que você possa aproveitar os benefícios dessas fibras.

9. Garante a Saúde da Pele

Há duas formas de benefícios do limão em jejum para a pele: primeiro, pelo estímulo à produção de colágeno, fibras essenciais para a manutenção da firmeza da pele e o combate aos sinais da idade.

E segundo, pela atuação da vitamina C, que combate os efeitos de agentes oxidantes como o sol, cigarro, açúcar e gordura. A vitamina C também estimula a formação de colágeno, proteína que dá suporte à pele e a deixa mais firme.

Quanto tomar?

Se você não está acostumado a tomar limão pela manhã, comece com ½ limão espremido em 1 copo de água morna. À medida que você se adaptar à bebida, poderá acrescentar a quantidade de suco de limão, evitando no entanto acrescentar açúcar ou adoçante – afinal, o objetivo é exatamente desintoxicar o organismo.

Após tomar o limão, aguarde 20-30 minutos antes de se alimentar.

Combine o limão com uma dieta saudável

8569832158_3a20b9b4f4

Apesar dos excelentes benefícios do limão em jejum, ele infelizmente não ajuda a emagrecer se não for combinado a uma dieta com muitos legumes, frutas, verduras, e pobre em doces, refrigerantes, frituras e açúcar.

Aliás, o consumo desses alimentos praticamente anula as propriedades do limão em jejum, já que o açúcar e as gorduras trans são duas das principais fontes de toxinas no organismo.

Fontes consultadas:

https://www.medicalnewstoday.com/articles/324670.php

https://www.healthline.com/health/food-nutrition/benefits-of-lemon-water

https://www.healthline.com/nutrition/6-lemon-health-benefits

https://www.medicalnewstoday.com/articles/283476.php

Você já conhecia todos esses benefícios do limão em jejum? Tem esse costume de tomar água morna com limão todo dia após acordar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (289 votos, média: 4,11 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

73 comentários em “9 Benefícios do Limão em Jejum para Boa Forma e Saúde”

  1. Meu namora sofria muito com ácido úrico, muitas dores ti há dias que não conseguia colocar os pés no chão foi interno várias vezes, um irmão dele de Brasília mandou ele tomar um limão em jejum todos os dias (puro sem agua) ele começou a tomar em menos de de uma semana já tava andando normal e as dores diminuíram bastante , hoje após alguns meses ele não sente dores só quando faz extravagâncias perdeu peso tem uma vida de qualidade.

  2. Tomo suco de limão em jejum há mais de 30 anos. Tenho quase 64 anos e a maioria das pessoas me dá muito menos; pratico exercícios (corrida pelo menos 2 X por semana e treino Karate também pelo menos 2X por semana); Obs. Não tomo nenhum remédio para nada e tenho boa saúde. Quem quiser experimentar não irá se arrepender.

  3. Tô tomando a duas semanas tinha barrigão a gora tá banquinho tô muito feliz meio limaoem meio copo de água com casca enjenju e anote quando vou dormi e perdi peso tô muito feliz com essa descoberta amei !

    • Zeneide você bate no liquidificador a metade do limao com meio copo de água em trmperatura ambiente?
      Tenho 5 dias que estou espremendo um limao todo em um copo e acrecento três dedos de água e já estou notando que minha barriga está desinchando ou diminuindo.

  4. OLÁ, pra mim tá fazendo muito bem, eu tinha muitos problemas de refluxo e gastrite começei a tomar 1 limão puro em jejum e 1 antes de dormir, tô um mês no tratamento e não quero parar pois passava mal e tudo que comia eu vomitava, agora minha rotina mudou, estou muito satisfeita com o tratamento, fiquei sabendo que o limão tem o poder de eliminar varias bactérias do corpo isso é muito bom!

    • Aqui em casa sempre tomamos o limao galego. .Há muitos anos…Temos um pé atrás da casa…curei gordura no fígado. ..E essé ano tivemos que podar …Estamos sentindo falta…Estou me sentindo meio inchada…Meu filho engordou um pouco…mas como não é época. ..Estamos esperando a volta dos limoes. ..ele 3é um remédio pra tudo…boanoite

  5. Estou tomando limão em jejum a 2 dias , pois estava muito inchada e com muito enjoou , Estou me sentindo muito bem e até a ansiedade , vontade de comer besteiras toda hora passou

  6. Boa tarde,

    Informo que tomo suco de 01 limão e um copo de água morna todos os dias, não tenho gastrite, nem dor de estomago, e melhorou bastante a minha ansiedade, sem contar que faz uma limpeza no meu intestino que fico leve quando sou obrigada a comer porcarias, não tenho criticas contra o limão, me faz muito bem…

  7. tudo de bom, para todos os que acessaram esse comentário sobre o limão.
    sinceramente, assino em baixo, sobre qualquer informação desta fruta magnífica, criação de Deus, para a cura e saúde de quem quiser.
    tenho por costume, tomar água com limão, quase todos os dias, e não tenho dúvida nenhuma, que meu corpo inteiro, está alcalinizado e nunca ácido; além do mais, controlando o PH do sangue. graças a Deus, por ter criado todas as frutas, cítricas, além de todas as frutas, verduras, sementes, raízes e tudo natural, para termos saúde plena.
    ” Amados, Acima de tudo , faço votos por tua prosperidade e saúde. assim como vai bem, ( próspera) a tua alma.”
    3º João versículo 2

  8. Quando estou com mal estar enjoada, por comer algo que não vai bem no estômago,eu tomo limão com água. E logo fico ótima. Super recomendo.?

  9. Tomo todos dias Diferença é que tomo com água gelada. E agora estou tomando colageno hidrolisado e faço o suco . 1limao 2filhas de couve grande picadas e 1copo de agua. Batom bem. Coloco no copo uma colher de sopa de colágeno com sabor. Mexo bem até diluir. É completo com o suco . Tomo todos os dias. Gosto muito. É pra minha surpresa consigo manter meu peso. Sem fazer dietas,pois sou comilona. ?

  10. Não conhecia os benefícios da água com limão em jejum, ate que resolvi experimentar. Tomo todos os dias há 2 meses. Já posso perceber minha pele mais bonita, estou perdendo peso (associado à atividade física), tenho mais disposição e sensação de saciedade comendo menos, além se sentir o organismo sendo purificado. Realmente vale a pena! Tornei um hábito em minha vida. Recomendo!!!

  11. vou dizer uma coisa,eu tava com um problema,quando ia no banheiro fazer coco,desculpem,mais vou falar do meu jeito,meu anus coçava muito e sai sangue no papel igienico,tava preocupado,mais pelos sintomas de prostata,eu não sinto nada,ai vi que a casca do limão era melhor que o limão,começei a bater ele todo e tomar,a coisa sumiu,sem eu perceber não sai mais sangue,cada dia acredito que pode sim curar cançer

  12. ESTOU TOMANDO A 15 DIAS E ESTOU ME SENTINDO SUPER BEM. INCLUSIVE MAIS DISPOSTA. MAS NAO TOMO COM AGUA MORNA E SIM AGUA NATURAL.

  13. Boa Noite!

    gostaria de saber se o limão raleia o sangue e também poderá trazer danos para o intestino e estomago se toma-lo em jejum todos os dias na agua? Faz 40 dias q estou tomando.

    • amigo,se raleia o sangue nao sei,mais eu tomei durante 20 dias,1 limão no primeiro e 10 no decimo dia,e descendo de novo, já fiz 2 veses uma vez por ano,me sinto muinto beme sempre tomo de manha com agua morna ou temperatura ambiente

      • Faço o uso 2 vezes por ano, também no crescente 1;20 20;1 um limao china dia um, e vinte limo~es china dia vinte (um copão)puro, sem agua no jejum, sinto que estou purificado, limpo e disposto tenho 60 anos, caminhar ajuda também, 3 vezes na semana.

  14. Já tenho costume de tomar limão com água natural, essa maneira de tomar com água morna eu não conhecia. Vou começar a tomar com água morna e fazer a comparação para vê se há alguma diferença.

  15. Inicie esse procedimento há três dias e obtive o grande sucesso pois tudo que comia logo vinha a aziar queimação parecia que ia morrer pq não aguentava de tanta dor refluxo e etc durava muito tempo, quando vi no face sobre o limão logo inicie o resultado foi de imediato, hoje me sinto feliz pois só de comer e não senti o que sentia ainda sinto mas bem longe, continuarei ate fica curado apesar que só usava o limão puro, depois dessa matéria irei fazer dessa forma com agua morna voltarei a fala do resultado

  16. Olá, pois eu tenho refluxo e esofagite, pois tomava vários anos omeprazol e domperidona.
    Sempre fazendo exames de rotinas, e nunca melhorava ou as vezes pioravam.
    Ai desisti do tratamento convencional e fui pra homeopatia.
    Ai assisti vários vídeos Lair Ribeiro sobre o Omeprazol e o Limão.
    Já faz 1 mês que faço tratamento com Limão.

    Consumindo 3 limões por dia.
    Jejum: 1 Limão espremido com 150 ml de água morna.
    Antes do Almoço e Janta: 1 limão espremido com pouco de agua temperatura ambiente.

    Fiz alguns exames de rotinas depois do consumo com o limão e tive muitas melhoras.