Benefícios do óleo de linhaça dourada, dicas e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 24/01/2021

A linhaça dourada ganhou a atenção dos especialistas e da mídia nos últimos anos, em virtude dos benefícios que ela pode trazer para a saúde e a boa forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Essa semente e seu óleo são conhecidos por ser muito nutritivos, e há algum tempo já faz parte da rotina de quem precisa, por exemplo, melhorar os níveis de colesterol.

Então, vamos agora conhecer um pouco mais sobre o óleo de linhaça dourada, seus benefícios para a saúde e descobrir como incluí-lo no seu dia a dia.

Diferenças entre a linhaça dourada e a linhaça marrom

linhaça marrom e a linhaça dourada
Diferença entre a linhaça marrom e a dourada

O preço é, sem dúvidas, a maior diferença entre a linhaça dourada e a marrom. Isso porque a dourada é cultivada em climas frios e não é produzida no Brasil, precisando ser importada.

Mas em termos nutricionais, os valores são bastante similares, já que a linhaça marrom é composta de 22% de proteínas, enquanto a dourada possui 29%. A quantidade de óleo é ainda mais parecida entre as duas, com 44% para a marrom e 43% para a dourada.

Outra diferença mais marcante é no sabor. Por ter a casca mais fina, a linhaça dourada tende a ter um sabor mais suave, enquanto a linhaça marrom pode ser um pouco mais amarga.

Dose recomendada

A quantidade de óleo de linhaça dourada que você deve consumir por dia pode variar de pessoa para pessoa, mas, em geral, duas colheres de sopa do óleo por dia são o suficiente para se beneficiar de suas propriedades nutricionais.

Benefícios do óleo de linhaça dourada

óleo de linhaça dourada
O óleo de linhaça dourada traz diversos benefícios à saúde

O óleo de linhaça dourada é rico em ácido alfa linolênico, ou ALA, um dos 3 tipos de ômega 3 encontrados em alimentos. Entretanto, ele é o único que encontramos em fontes vegetais.

Esse ácido graxo é usado pelo corpo para produzir os outros dois tipos de ômega 3, o Ácido eicosapentaenoico (EPA) e o Ácido docosahexaenoico (DHA), o que é de extrema importância, uma vez que os benefícios estudados do ômega 3 vem do EPA e do DHA.

Assim, o consumo do óleo de linhaça dourada pode trazer os mesmos benefícios do ômega 3 de origem animal, como veremos a seguir.

  Continua Depois da Publicidade  

1. Melhora o funcionamento do sistema digestivo

O óleo de linhaça dourada pode ajudar o sistema digestivo, melhorando o fluxo intestinal e fazendo com que o organismo absorva mais nutrientes durante o processo de digestão.

Assim, o consumo deste óleo é uma ótima forma de evitar a constipação e o inchaço, além de ajudar no melhor aproveitamento dos nutrientes presentes nos alimentos.

Mas é preciso tomar cuidado, uma vez que o óleo de linhaça dourada é, como todo óleo, bastante calórico. Assim, o ideal é que se faça uma substituição de algum outro óleo de sua dieta pelo óleo de linhaça.

2. Melhora a aparência da pele

Ingerir o óleo de linhaça dourada pode aumentar a produção de colágeno, substância essencial para a elasticidade da nossa pele, o que tende a deixar menos visíveis as celulites e marcas de expressão.

Além disso, graças a suas propriedades anti-inflamatórias, esse óleo pode ajudar a aliviar problemas como o eczema e outras inflamações na pele.

3. Pode ajudar a prevenir o câncer

Outro efeito do ômega 3 é a prevenção de alguns tipos de câncer, e pessoas que consomem regularmente este ácido graxo tem uma menor probabilidade de desenvolver câncer.

Além disso, o ômega 3 diminui a severidade dos efeitos colaterais da quimioterapia, tornando o tratamento mais tolerável pelo paciente.

Mas, antes de iniciar o uso de qualquer tipo de suplementação de ômega 3, seja por meio de alimentos, óleo de linhaça dourada ou de cápsulas, consulte um médico.

  Continua Depois da Publicidade  

4. É anti-inflamatório

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Genética, Nutrição e Saúde, dos EUA, demonstrou que o ômega 3 tem propriedades anti-inflamatórias, e pode ser usado como um tratamento auxiliar de doenças inflamatórias e autoimunes.

Assim, pessoas com artrite, artrose, lúpus e outras doenças que causem inflamações, podem se beneficiar bastante da inclusão do óleo de linhaça dourada na dieta.

5. Diminui os níveis de colesterol

Outro benefício que a grande quantidade de ômega 3 no óleo de linhaça dourada traz é a diminuição dos níveis do colesterol ruim, o LDL, além de manter os níveis do colesterol bom, o HDL.

Mas, para obter melhores resultados, é fundamental manter uma dieta equilibrada, além de praticar exercícios regularmente.

6. Melhora a saúde do coração

O efeito do ALA no colesterol por si só já contribui para uma melhora da saúde do coração. Mas ele também ajuda a reduzir a pressão arterial.

Assim, o consumo regular do óleo de linhaça dourada pode auxiliar na prevenção e no tratamento de diversas doenças cardiovasculares.

7. Cabelos bonitos e saudáveis

O óleo de linhaça dourada também é um ótimo produto cosmético, já que sua composição é cheia de vitaminas e minerais que podem ajudar na hidratação dos seus cabelos de forma natural.

Fazer massagem com o óleo de linhaça dourada no couro cabeludo vai beneficiar o crescimento, fortalecer os fios e promover maior hidratação ao cabelo.

E você também pode adicionar duas colheres de óleo de linhaça dourada no condicionador.

Veja no vídeo abaixo os benefícios da linhaça dourada ou continue lendo para ver dicas e cuidados com o seu consumo.

Contraindicações

Apesar de ser um produto natural e de trazer vários benefícios para a saúde, o óleo de linhaça dourada possui algumas contraindicações, como:

  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, uma vez que não existem estudos sobre a segurança para estes grupos de pessoas;
  • Pessoas com algum tipo de problema hematológico devem consultar um médico antes de iniciar o uso do óleo de linhaça;
  • Pessoas com problemas hormonais ou diabetes também devem conversar com um médico especialista antes de começar a consumir o óleo de linhaça dourada.

Dicas e cuidados

  • O melhor tipo de óleo de linhaça dourada é o prensado a frio e preferencialmente orgânico;
  • Também é importante se atentar para a embalagem, já que o ideal é que esse óleo seja guardado em embalagens escuras e opacas, que reduzem sua oxidação;
  • O óleo de linhaça dourada pode ser usado em praticamente qualquer receita. Seu sabor é amendoado, mas não muito forte. Então, ele pode ser utilizado para temperar saladas, em molhos, e mesmo em vitaminas e sucos.
Fontes e referências adicionais

Gostou das dicas?

Você já conhecia a maioria desses benefícios do óleo de linhaça dourada para a saúde e boa forma? Já experimentou ou pretende utilizar este óleo? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (78 votos, média 4,24)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

17 comentários em “Benefícios do óleo de linhaça dourada, dicas e cuidados”

  1. É confortante tomar conhecimentos divulgados sem interesse comercial visando apenas beneficiar o bem estar das pessoas. Parabéns há todos envolvidos neste processo da conservação e melhoria da nossa saúde.

    Responder
  2. Estou fazendo uso do óleo de linhaça dourada a um mês, estou me sentindo muito bem disposta, tinha muitas dores nas articulações e graças à Deus estão desaparecendo, e intestino funcionando muito bem, pensa num óleo maravilhoso.

    Responder
  3. Bom dia
    Soube que é bom para os olhos
    Ainda vou começar usar
    Gostei dessa matéria
    Mais informações sempre bom
    Grata
    Zelita

    Responder
    • Zelita, estou tomando em capsula com orientação do meu oftalmologista porque tenho os olhos secos – sem a lubrificação natural.

      Responder
  4. Ja conhecia. Usei com ótimos resultados para dor articular na menopausa, assim como amigas e parentes. As dores regrediram com apenas 500 mg/dia.
    Vou voltar a usar porque estão voltando.

    Responder
  5. Óleo de linhaça é excelente para a saúde. Faço uso de uma colher de sopa de óleo de linhaça dourada e uma colher de sopa de óleo de oliva, antes da refeição da 12 horas. Me, sinto muito bem.

    Responder
  6. Já conhecia a farinha de linhaça dourada, que conhecia a anos, beneficiando o funcionamento do intestino. Mas soube que o óleo de linhaça é rico em omega 3, oque é interessante para o tratamento de doenças inflamatórias. Mara!

    Responder