Abacaxi é Bom para Pressão Alta?

Especialista da área:
atualizado em 16/03/2020

Confira se é verdade que o abacaxi é bom para pressão alta ou se não há evidências de que esta fruta ajuda no combate à hipertensão.

  Continua Depois da Publicidade  

Saboroso, o abacaxi tem muitas utilidades na culinária e pode aparecer em receitas de sucos, bolos, tortas, chás, mousses e sorvetes, por exemplo. Confira algumas receitas de suco de abacaxi que separamos e também outras receitas de mousse de abacaxi light.

Mas será que a fruta também pode ter a sua serventia em relação ao tratamento da hipertensão? Você já ouviu falar que o abacaxi é bom para pressão alta?

Depois que compreender se a relação entre o alimento e a pressão alta é realmente positiva, aproveite e tire um tempo para conhecer todos os benefícios do abacaxi para a saúde e boa forma.

Sobre a hipertensão

A pressão arterial é determinada tanto pela quantidade de sangue que o coração bombeia quanto pela resistência ao fluxo sanguíneo nas artérias. Quanto mais sangue o coração bombear e quanto mais estreitas forem as artérias, maior será o nível de pressão arterial.

Com isso, um quadro de hipertensão é desenvolvido quando a força do sangue contra as paredes arteriais é elevada o suficiente para provocar problemas de saúde. Um dos graves problemas é que a pressão alta é descrita como uma doença silenciosa, ou seja, que demora para dar sinais.

Isso porque ela não costuma provocar sintomas – ainda que possam surgir sinais como dores de cabeça, dificuldade em respirar e hemorragia nasal, eles não são específicos da condição e geralmente não aparecem até que ela tenha atingido um nível perigoso.

  Continua Depois da Publicidade  

A pressão alta exige a nossa atenção porque um quadro descontrolado de hipertensão pode causar uma série de complicações graves como: ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma, insuficiência do coração, síndrome metabólica, dificuldade de memória ou compreensão e demência.

Outras complicações de uma pressão alta não tratada incluem o enfraquecimento e estreitamento de vasos sanguíneos nos rins, o que evita que o órgão funcione apropriadamente, e o espessamento, estreitamento ou rompimento de vasos sanguíneos nos olhos, o que pode resultar na perda de visão.

Portanto, não é à toa que quando vamos a uma consulta médica, a nossa pressão arterial é sempre conferida. E não é a troco de nada que uma vez que a hipertensão é diagnosticada, o tratamento recomendado pelo médico precisa ser seguido corretamente.

E então, será que o abacaxi é bom para pressão alta?

Indiscutivelmente, o abacaxi é um alimento saudável, uma vez que serve como fonte de nutrientes importantes para o funcionamento adequado do organismo.

Uma porção de uma xícara ou 165 g de abacaxi é rica em vitamina C e manganês, ao mesmo tempo em que fornece fibras, cobre, potássio, magnésio, ferro, vitamina B1, vitamina B2 vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6 e vitamina B9.

Os abacaxis também contêm quantidades vestigiais das vitaminas A e K e de fósforo, zinco e cálcio. Mas será que algum desses nutrientes pode justificar a afirmação de que o abacaxi é bom para pressão alta?

  Continua Depois da Publicidade  

Um grande candidato neste sentido é o mineral potássio. A presença de níveis normalizados de potássio no organismo é importante para a função muscular, o que inclui o relaxamento dos vasos sanguíneos, algo que diminui a pressão arterial e protege contra as cãibras musculares.

De acordo com o MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, uma alimentação rica em potássio auxilia a compensar parte dos efeitos prejudiciais do sódio em relação à pressão arterial. Logicamente, isso não deve servir de justificativa para abusar dos alimentos ricos em sódio porque o excesso do mineral faz muito mal para a saúde.

Além disso, precisamos ponderar que, embora contenha doses de potássio, o abacaxi não tem uma concentração elevada o suficiente do nutriente para ser classificado como uma boa fonte do mineral, segundo informou o site Healthy Eating SFGate. Por isso, é necessário complementar a dieta com outras fontes de potássio.

A atividade diurética

Incluir alimentos diuréticos como o abacaxi na alimentação também pode ser uma tática recomendada por nutricionistas para a dieta do paciente que sofre com a pressão arterial elevada. Isso porque os diuréticos são conhecidos por contribuírem com o controle da pressão arterial.

Os diuréticos são substâncias que aumentam a quantidade de urina que você produz e auxiliam o seu corpo a se livrar do excesso de água.

O excesso de líquido eliminado pelo organismo com o auxílio dos diuréticos não é composto somente por água mas também por sódio, e como aprendemos acima, o sódio exerce efeitos prejudiciais em relação à pressão arterial.

  Continua Depois da Publicidade  

Não é à toa que existe a classe de medicamentos diuréticos, que atuam justamente na eliminação do excesso de água e sal do organismo e podem ser utilizados dentro do tratamento da hipertensão.

Alimentos diuréticos como o abacaxi vão ter a mesma extensão de efeito do que um medicamento diurético? Certamente não. Portanto, para quem foi diagnosticado com a pressão arterial elevada, é obrigatório continuar a seguir todas as indicações de tratamento que foram passadas pelo médico, o que inclui o uso do remédio diurético ou de qualquer outra classe que foi prescrito pelo profissional de saúde para controlar o quadro de hipertensão.

Como já vimos mais acima, a pressão arterial elevada é uma condição grave de saúde que pode gerar complicações perigosas. Portanto, não dá para desobedecer as ordens médicas e substituir o tratamento prescrito apenas pelo uso de produtos naturais como o abacaxi para lidar com a doença porque isso pode ser um tanto quanto perigoso.

Entretanto, como nem tudo precisa ser 8 ou 80, a inclusão do abacaxi e outros alimentos com atividade diurético e ricos em potássio pode ter a sua utilidade no tratamento da pressão arterial elevada. Converse com o seu médico e/ou nutricionista a respeito da dieta para hipertensão que você deve seguir.

Aproveite essa conversa para falar especificamente sobre o consumo do abacaxi, principalmente se você fizer uso de medicamentos anticoagulantes. Isso porque a bromelaína – uma substância encontrada no abacaxi – deve ser evitada pelos pacientes que utilizam os remédios anticoagulantes.

A combinação com as propriedades anticoagulantes da bromelaína pode resultar em um distúrbio hemorrágico.

  Continua Depois da Publicidade  

Tenha em mente que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as informações profissionais e qualificadas de um profissional de saúde como o médico ou o nutricionista.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que o abacaxi é bom para pressão alta? Possui a condição e costuma comer abacaxi com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

2 comentários em “Abacaxi é Bom para Pressão Alta?”

  1. Graças a Deus,o todo poderoso que criou todas as coisas,para que o homem pudesse comer. O abacaxi, passou a fazer parte da minha alimentação. Pois vivia, com a pressão arterial muito alta, e a taxa de sódio também estava alta. Porém associei o abacaxi com o suco de laranja e limão, e passei a tomar, e senti melhora istantânia. Primeiramente com a ajuda de Deus,que mandou associar as três frutas. Então pesquisei no YouTube,e vi que era bom para redução da pressão arterial. Agradeço pela pesquisa da profissional Dra. Patricia leite que confirmou o que Deus havia mandado eu fazer.Monica Almeida.

    Responder
  2. Eu tô perguntando por que eu estava com a pressão alta, tava 16 por 9. Eu tomei o suco de abacaxi, depois de duas horas, tava normal.

    Responder